30 julho, 2011

Volta a postar assim que puder

Amigas e Amigos

Volto a postar assim que puder.

Estou mudando e vejam só que alegria - graças de Deus, para minha casa própria. É muito dificil ter que pagar aluguél, infelizmente penso que o prefeito não sabe o que é pagar aluguél, se soubesse não estaria dificultando as casas geminadas, impedindo desta forma o sonho de tantas gente de sair do aluguél e ter sua própria casa.

Estou providenciando a transferencia do telefone/internete, assim que puder volta a postar.

Tiros foram disparados contra o prédio da Câmara de Maringá

Mais de dez tiros foram disparados contra o prédio da Câmara de Maringá por volta das 23h ontem. Dois homens numa motocicleta de cor preta passaram defronte o local, fizeram os disparos e fugiram em seguida. Na hora apenas...continue lendo...

Sugestão de Leitura

Dai-lhes vós mesmos de comer
Neste domingo, diversas igrejas meditarão sobre o texto da Partilha do Pães (Mt 14,13-21). Como sugestão de leitura apresento o artigo de Ildo Bohn Gass: Dai-lhes vós mesmos de comer! Confira.

29 julho, 2011

13º Campeonato de balonismo é confirmado em Maringá

Está confirmado, o céu de Maringá ganhará um novo colorido nos dias 25, 26, 27 e 28 de agosto, é o 13º Campeonato Sul-Brasileiro de Balonismo – etapa Maringá (PR). Ao todo, 17 pilotos vindos de várias partes do país já fizeram a inscrição, que junto com suas equipes somarão cerca de 100 profissionais. Mais informações

Sessão dos vereadores de Maringá da próxima terça-feira

Do blog do Lauro Barbosa
Vai faltar espaço para a imprensa noticiar tanto ‘furo’ na sessão dos vereadores da próxima terça-feira, a primeira, depois do recesso. Dois grandes acontecimentos estão previstos: a mega-manifestação dos que são contra o fim das casas geminadas em terrenos de trezentos metros quadrados e a entrega do documento das entidades sociais autênticas e partidos políticos que defendem 23 vereadores na próxima legislatura.

Manifestação Contra a Corrupção


Brasileiro come muito e mal, diz IBGE

Segundo análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, feita pela primeira vez pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o brasileiro não abre mão do feijão com arroz e tem carne no prato, mas combina o trivial com alimentação de alto índice calórico e baixo teor nutritivo - e abusa do sal e do açúcar. A análise foi feita baseado em dados coletados em domicílios visitados na última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009). Leia aqui a reportagem

Rede CEBs de comunicação do Brasil


Rede Comunidades Eclesiais de Base de Comunicação do Brasil
Veja aqui notícias das CEBs

28 julho, 2011

Sugestão de Leitura

- Não havendo sábia direção, o povo cai. Mas na multidão de conselheiros há segurança’ (Provérbios 11.14)
- Maria Madalena

Como sugestão de leitura apresento dois texto. No 1º texto ‘Não havendo sábia direção, o povo cai. Mas na multidão de conselheiros há segurança’ (Provérbios 11.14), podemos refletir sobre o papel do conselheiro em nossa sociedade atual, tendo em vista a perspectiva histórica. O 2º texto de Frei Betto, intitulado "Maria Madalena", cuja data comemorada pelas igrejas católica, ortodoxa e anglicana foi lembrada no último dia 22 de julho. Leia aqui o 1º texto e aqui o 2º texto.

Homilia Missa do XVIII Domingo do Tempo Comum – 31/07/2011

Leia aqui algumas anotações que Pe Léo fez para a reflexão da missa do próximo domingo.

Ato político em Sarandi é vitorioso e audiência é suspensa

Ontem (27) ocorreria a primeira audiência do processo de criminalização que os ativistas das entidades que compunham o Comitê de Lutas de Sarandi estão sofrendo por parte de alguns vereadores da cidade. No entanto, a pedido do Ministério Público a audiência foi suspensa para que o caso fosse reanalisado. Acompanhe no blog: http://www.pstunoroeste.blogspot.com/

Professor do Câmpus Maringá da PUCPR representa a cidade em evento da Fiep

Na ocasião será lançado o Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade
O diretor do curso de Administração do Câmpus Maringá da PUCPR irá participar, no dia 2 de agosto em Curitiba, do lançamento do Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial que é vinculado à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Dantas irá representar a cidade de Maringá no evento. O lançamento contará com palestra de Leonardo Boff.
O objetivo do movimento é ampliar as discussões e fortalecer as ações voltas à concepção da sustentabilidade focada na educação. Na mesma data, antecedendo o evento de lançamento, acontecerá uma reunião com representantes de instituições de ensino superior do Paraná para discutir o tema e a possibilidade de replicar o Movimento em todo o estado.

27 julho, 2011

Debate

Como as grandes tradições religiosas respondem aos desafios éticos do mundo Hoje
Clique na imagem para ampliar



Para Refletir

"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade." (Karl Mannheim)

Convite Conselho Tutelar de Maringá - Zona Sul

O Conselho Tutelar de Maringá - Zona Sul, órgão de defesa dos direitos da criança e do adolescente, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto de Criança e do Adolescente, vem através deste convidar esta conceituada instituição a participar da elaboração e execução da Campanha Contra o Bullying e Alienação Parental que realizar-se-á no dia 27/07/2011 – quarta-feira às 14h00 na Sala de Reunião da ACIM – Associação Comercial e Industrial de Maringá, situado na Rua Basilio Saltchuc nº388 – Centro.
CONSELHO TUTELAR DE MARINGÁ – ZONA SUL
Criado pela Lei Municipal Nº 7406/06
Maringa – Paraná - Rua Joaquim Nabuco, nº 485 – Zona 4 – CEP 87013-340 Fone: (44) 3901-2276

Ato Político contra a criminalização do Movimento Social - Sarandi - Paraná

Hoje, dia 27 de julho, às 14h10, acontecerá a primeira audiência do processo criminal que está sendo movido por alguns vereadores de Sarandi contra militantes e ativistas do movimento social que lutam contra a vinda do lixo e pela reestatização do sistema.
O processo de criminalização se deu em razão da denúncia que as entidades do Comitê de Lutas Sociais de Sarandi fizeram com a confecção do cartaz: TRAIDORES DO POVO!
Estão sendo convocado todas as entidadades do campo democrático para participarem de um ato político que acontecerá no horário da audiência para exigir o arquivamento imediato do processo e o fim da perseguição aos lutadores. Acompanhe aqui

26 julho, 2011

O que pensa a OAB

Do site do Rigon
Temos assistido e ouvido manifestação do presidente da OAB-Maringá contra o aumento de vereadores, posição respeitável, que segundo ele visa a economia de recursos. Na mesma linha de raciocínio, gostaria de saber o que pensa a OAB sobre o fato de um de seus membros ser nomeado procurador jurídico da Câmara de Maringá, recebendo mais de R$ 8.000,00, sem qualquer restrição de continuar atuando no seu escritório particular, ou seja, sem obrigatoriedade de dedicação exclusiva, enquanto a Câmara conta com dois advogados concursados, que recebem pouco mais de R$ 3.000,00 mensais, por 20 horas semanais cada um. Na minha opinião não há demanda de serviço para três profissionais do Direito na Câmara de Maringá, isto sem falar nos outros assessores e comissionados que são formados em Direito, mas sou leigo e posso estar errado. Pediria do presidente dr. João Everaldo Resmer que prestasse este serviço de consultoria ao presidente Hossokawa e o dr. Heine 1º secretário, também favoráveis a de 15 vereadores, na apuração do volume de serviços e se realmente há justificativa para a manutenção do cargo comissionado de Procurador Jurídico,que na prática significa quase a existência de um Vereador, pelo custo que gera. Por que o Procurador precisaria ser de confiança do Presidente e do Prefeito? Todos os inscritos na OAB são, até prova em contrário, de confiança. Por que não prestigiar os aprovados em concurso? Se o presidente e o prefeito só querem o ‘direito’, não há que se se falar em confiança no sentindo político, a menos que… É o meu apelo à OAB, através do seu presidente, sensibilizado que fico pela preocupação da defesa do interesse público.
Akino Maringá, colaborador

Sugestão de Leitura

- Não é possível diminuir a pobreza-miséria sem substituir as estruturas de pecado por estruturas de amor
- Novo olhar sobre o universo
Como sugestão de leitura apresento dois excelentes artigos. O primeiro, trata-se de uma entrevista com Paul Wess sobre o livro "Deus, Cristo e os Pobres. Libertação e Salvação na Fé à Luz dá Bíblia". E um segundo, intitulado "Novo Olhar sobre o Universo" de Frei Betto. Neste o autor destaca os dois decálogos existentes no Antigo Testamento: a Aliança e a Criação. Leia aqui a entrevista com Paul Wess e aqui o artigo de Frei Betto

Para Refletir

"Feliz a pessoa que encontra seu prazer na lei do Senhor, e nela medita dia e noite" (Salmo 1, 2)

25 julho, 2011

Vagas para Projeto de Tênis de Campo da UEM

A Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) está com inscrições abertas para NOVAS TURMAS do Projeto Tênis de Campo da UEM. As aulas serão ministradas na quadra de tênis da UEM que fica entre a pista de atletismo e a piscina.
Estão sendo ofertadas 32 vagas para crianças de 7 a 12 anos de idade. Para crianças de 7 a 9 anos, às terças e quintas-feiras, das 17 às 18 horas - para crianças de 10 a 12 anos, às quartas e sextas-feiras, das 14 às 15 horas. Os adultos ficarão em uma lista de espera.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas por um adulto responsável pela criança. É necessário levar fotocópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade da criança e uma foto 3x4. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4314 ou na Sala 20 do Bloco M6.

Bolsa Família - o cadastramento das famílias pobres é uma responsabilidade das prefeituras

O governo identificou 183 dos municípios com "vagas" no programa Bolsa Família. Eles têm o número de beneficiários do Bolsa Família inferior à estimativa oficial mais recente de pobres em escala municipal, lançada pelo IBGE em 2006, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). O cadastramento das famílias pobres é uma responsabilidade das prefeituras.
A meta do governo é alcançar todas as famílias com renda abaixo de R$ 140 por pessoa até 2013. Até o final do ano, o programa ganhará mais 320 mil famílias. Os números de pobres e as metas poderão ser revistas a partir de dados do Censo de 2010.
"O Estado está atrás dessas famílias, temos déficits de cobertura em vários municípios, como São Paulo e a sua região metropolitana", disse Ana Fonseca, secretária extraordinária para superação da extrema pobreza. Segundo ela, o programa de transferência de renda poderá alcançar 13,7 milhões de famílias até 2013.
A União quer que Estados complementem valores pagos pelo Bolsa Família. O valor pago pelo programa é insuficiente para tirar 40% de seus beneficiários da situação da extrema pobreza. São considerados miseráveis as famílias com renda de até R$ 70 por pessoa.
Com o reajuste dos benefícios concedido em março, a expectativa era que 500 mil famílias do programa superassem a extrema pobreza. Mas ainda restariam quase 5 milhões de famílias nessa situação.

MEC divulga hoje lista de aprovados em terceira chamada para o ProUni

Hoje (25) o Ministério da Educação (MEC) divulga a lista dos candidatos pré-selecionados em terceira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados até 29 de julho a fim de comprovar os dados fornecidos nas inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do ProUni.
Havendo ainda bolsas disponíveis, será gerada uma lista de espera que poderá ser utilizada pelas instituições de ensino para preenchê-las. Os interessados em fazer parte da lista deverão manifestar seu interesse no site do programa, no período de 6 e 8 de agosto.
Para receber uma bolsa do ProUni, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa. Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atender aos critérios de renda do programa. O benefício integral pode ser pleiteado por candidatos com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As parciais são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até três salário mínimos.
Para o primeiro semestre de 2011 foram disponibilizadas 92 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior.

24 julho, 2011

Para Refletir

"Pedras no caminho? Guardo todas... Um dia vou construir um castelo!" (Fernando Pessoa)

23 julho, 2011

3a. reunião do Movimento em Defesa do Fortalecimento da Democracia

Na próxima segunda-feira, as 19h30 haverá 3º reunião do movimento de entidades que defendem maior representatividade legislativa para Maringá, com 23 vereadores. Além das entidades que compõem o Fórum Maringaense pelo Direito à Cidade, estão sendo convidados partidos e cidadãos. A reunião será no Centro de Pastoral da Arquidiocese de Maringá - sede da Aras, na praça da Igreja Santo Antonio.

22 julho, 2011

Sugestão de Leitura

Como sugestão de leitura apresento dois textos, cuja temática fala de martírio.
O primeiro, trata-se de um artigo de Egon Dionísio Heck, Assessor do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) do Mato Grosso do Sul, "Pedro e os Mártires Indígenas". Neste texto, entre outros elementos, o autor enfatiza o papel de Dom Pedro Casaldáliga na vida e na luta do povo Guarani.
Já o segundo, do poeta e cantor Zé Vicente, intitulado Romaria dos Mártires da Caminhada: testemunhas do Reino", traz a partilha de quem participou da 5ª Romaria dos Mártires da Caminhada Latino Americana, que reuniu cerca de 10 mil pessoas para celebrar as "vidas pelas vida" de João, Chicão, Marçal, Zumbi, Conselheiro, Margarida, Zé Claudio, Maria, Dorothy, Nativo, e tantos outros que tombaram em defesa da vida plena.
- Pedro e os Mártires Indígenas - Egon Dionísio Heck
- Romaria dos Mártires da Caminhada: testemunhas do reino! - Zé Vicente

Brasileiros acreditam que cor ou raça influencia o trabalho

Segundo pesquisa divulgada hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira (63,7%) reconhece que a cor ou a raça exerce efeitos diferentes nas relações cotidianas.
Conforme o estudo, o trabalho, citado por 71% dos entrevistados, é a situação cotidiana que mais sofre influência da cor e da raça. Em seguida, aparecem as relações com a polícia/Justiça (68,3%) e no convívio social (65%). O levantamento foi feito em 15 mil domicílios de cinco estados e no Distrito Federal, em 2008. Veja aqui o slide do estudo das categorias de classificação de cor e raça.

Preciso acreditar que seja apenas boato

Corre um boato por aí que domingo a Arquidiocese de Maringá ao celebrar São Cristóvão com a tradicional benção dos veículos na Catedral de Maringá vai distribuir adesivo aos motoristas manifestando seu apoio em prol ao número baixo de vereadores. Será que a Arquidiocese de Maringá vai deixar que a decisão de “uns” leve a Igreja de Maringá a tomar essa decisão? Que debate a Igreja de Maringá realizou para tomar tal posição?
É preciso ficar atento para não sermos trapaceado e nem sermos motivo de gozação. Sem um conhecimento mínimo necessário a Arquidiocese assinou o manifesto encabeçado pela ACIM contra o aumento de vereadores, agora o boato da entrega de adesivos; É lamentável.
Sugiro a Arquidiocese a substituir o adesivo de número baixo de vereadores por adesivos e panfletos denunciando o absurdo dos 40 anos de contrato do transporte com a TCCC e informação e articulação do povo contra a lei de alterações no uso e ocupação do solo da cidade que restringe a construção de casas geminadas que praticamente acaba com o sonho da população de baixa renda ter a casa própria e favorece as grandes construtoras de prédios residenciais.
Sugiro também que a Arquidiocese de Maringá cobre da ACIM e das entidades que assinaram o manifesto pela manutenção dos 15 vereadores manifestação a respeito dos 40 anos de contrato com a TCCC e sobre as alterações no uso e ocupação do solo, que privilegia os grandes empreiteiros e os financiadores de campanhas políticas.
Entregar adesivo em prol a número baixo de vereadores é lamentável, quanto mais vereadores numa Câmara, melhor. Seria mais difícil a corrupção se alastrar; mais difícil a turma dos bajuladores dizer amém a tudo que o prefeito manda ao Legislativo. Com um número maior de vereadores, mais possibilidade de transparência, democracia e representatividade no Legislativo.

21 julho, 2011

14 projetos serão financiados com dinheiro da Coleta Nacional da Solidariedade de 2011

O Conselho Gestor do Fundo Arquidiocesano de Maringá, aprovou no dia 19 de julho apoio a 14 projetos que serão financiados com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade, feita no dia 17 de abril de 2011, no Domingo de Ramos.
O total dos projetos apoiados soma a quantia de R$ 56.930,17. Todos os projetos apoiados têm afinidade com os objetivos da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e a vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
Os trabalhos apoiados foram apresentados na forma de projeto, em roteiro próprio disponível no site da ARAS/Cáritas, por meio de edital, aberto no dia 17 de abril e encerrado no dia 2 de julho de 2011. Os recursos serão repassados às entidades contempladas no dia 26 de agosto às 20h, no salão da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Maringá. Confira quais foram os projetos aprovados.

“Jaime. Uma história de Fé e Empreendedorismo”


Nesta sexta feira (22) será lançada a Biografia do primeiro arcebispo de Maringá, dom Jaime Luiz Coelho. “Jaime. Uma história de Fé e Empreendedorismo” é o título da biografia. O lançamento será às 11 horas nas Livrarias Paulinas de Maringá.
O livro é fruto de um projeto da Editora DNP, do Grupo O Diário, escrito pelos jornalistas Everton Barbosa e Luciana Peña. A obra tem 120 páginas e contém relatos inéditos da vida pública e privada de uma das lideranças mais influentes da história paranaense.
Um dos destaques da biografia autorizada do primeiro arcebispo de Maringá é sobre a participação dele em todas as sessões do Concílio Vaticano II, que em 2012 completará 50 anos.
Na próxima terça-feira (26), o primeiro arcebispo de Maringá completa 95 anos.

Rede CEBs de Comunicação


Rede Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) de comunicação
Veja aqui:
- 77 anos da morte do Padre Cícero
- Imagens da IV Romaria das Comunidades Eclesiais de Base - Cidade de Patu - Rio Grande do Norte

Sugestão de Leitura

Abandono do Método Ver-Julgar-Agir
Como sugestão de leitura apresento um texto do Doutor em Filosofia José Lisboa Moreira de Oliveira, em "Abandono do Método Ver-Julgar-Agir", o escritor enfatiza que esse movimento expressa uma pobreza cada vez maior no campo teológico e um desconhecimento crescente da pedagogia bíblica. Leia o texto

20 julho, 2011

Movimento em defesa das casas geminadas em Maringá

Tendo em vista que o Prefeito Silvio Barros mandou uma lei para ser votada em regime de urgência, com sessões quinta a noite, sexta e sábado de manhã - 14/07, 15/07 e 16/07 respectivamente, impondo restrições a casas geminadas, surgiu o movimento em defesa das casas geminadas em Maringá. Caso sancionada esta lei prejudicará o povo que tem baixa renda, o setor da construção civil e a economia local da cidade, pois só beneficia grandes construtoras que fazem apartamentos, pois casas geminadas e apartamentos pequenos são concorrentes para as pessoas que se interessam a comprar um imóvel pelo programa minha casa, minha vida do governo federal. No dia 02 de agosto haverá reunião na Câmara de Vereadores, às 19h30.

Concorra a uma viagem à Jornada Mundial da Juventude em Madri

Mais de um milhão de jovens do mundo todo vão participar da Jornada Mundial da Juventude em Madri, entre os dias 15 e 21 de agosto. Já são mais de 13 mil brasileiros e você também pode ser um deles!
A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está promovendo um concurso cultural de vídeos e o vencedor vai ganhar uma passagem ida e volta de Brasília para Madri e a inscrição na JMJ.
Produza um vídeo de até dois minutos de duração respondendo à pergunta: “Para você, o que é ser um Jovem Conectado?”. Coloque seu vídeo no Youtube e faça sua inscrição no site http://www.jovensconectados.org.br/promocaojmj, informando o link do vídeo. As inscrições podem ser até 25 de julho e o resultado será divulgado no dia 28. Podem participar da promoção os jovens com idade entre 18 e 35 anos. Confira o regulamento aqui. Ainda dá tempo para concorrer, boa sorte.

No mês de junho foram criados mais de 215 mil empregos

Em junho foram criados 215.393 novos postos de trabalho, segundo melhor resultado para o mês, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem (19) pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. . Todos os setores registraram saldo positivo, contribuindo para a geração de 1,41 milhão de novos empregos em 2011. Mais informações

Promoção de livros do Frei Carlos Mesters


Escola de marcenaria transforma realidades de jovens catadores

Uma escola qualificada de formação em marcenaria para jovens de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul. Tal ideia parecia estar distante da realidade de crianças e adolescentes que trabalhavam, de forma irregular e em condições degradantes, como catadores do lixão. Com o projeto Escola Pau Brasil, da ONG Gira Solidário, a oportunidade de um ofício digno foi apresentada a jovens de 14 a 21 anos, moradores dos bairros próximos ao aterro, localizado na região sul da cidade. Mas o trabalho com madeira é apenas uma das lições da Escola. O exercício de cidadania, por meio da profissionalização, tem transformado realidades na região. Mais informações

Meu sereno desabafo - por Paulo Vidigal

Olá meus queridos leitores. Escrevo essas linhas com a emoção à flor da pele, o que muito provavelmente acabará soando como um desabafo. Não um desabafo de ira ou raiva, mas um desabafo sereno. Hoje foi um dia especial para mim. Fui reintegrado à Prefeitura de Maringá. Como sabem fiquei exonerado por seis meses e reintegrado por uma decisão judicial. Diga-se de passagem, uma decisão que inclusive...continue lendo...

19 julho, 2011

Aniversário do PT de Sarandi - Paraná


Turismo e exploração sexual. Um problema social brasileiro. Entrevista especial com Dom Flávio Giovenale

“A situação da miséria é tão intensa, que o fato de alguém da família se prostituir por um determinado período é uma situação considerada normal”, declara Dom Giovenale, bispo de Abaetetuba, que há anos denuncia crimes de turismo e exploração sexual na Amazônia. Segundo ele, a miséria é a principal causa que leva as pessoas a se prostituírem. “Aqueles que moram no interior dos estados da Amazônia não têm perspectiva de vida. As capitais dos estados concentram a força econômica, enquanto os municípios do interior vivem do funcionalismo público, das aposentadorias e do Bolsa Família”, relata em entrevista concedida à IHU On-Line por telefone.
Além da prostituição local, D. Giovenale diz que cresce o índice de vítimas do turismo sexual organizado por agências da região. Segundo ele, os jovens são levados à Guiana Francesa e ao Suriname, onde vivem como escravos em garimpos e bordéis. “Depois de migrarem para esses países, é difícil retornar porque para isso é preciso dinheiro. (...) Poucas pessoas conseguem superar a condição de miséria dos garimpos, pois estes locais são extremamente controlados”.
D. Flávio Giovenale, SDB, é bispo de Abaetetuba, Pará. Ele é um dos bispos ameaçados de morte por denúnciar o tráfico humano. Ele sempre é acompanhado por agentes de segurança. Confira a entrevista

Rede CEBs de Comunicação

Rede Comunidades Eclesiais de Base de Comunicaçao
O secretariado do 13º Intereclesial das CEBs presta sua homenagem ao centenário de Juazeiro do Norte, repassando esta informação tão precisa que ajuda melhor compreender o crescimento político do Vale do Cariri (Cariris Novos) no sul do Ceará, Cidade que receberá em 2014 o 13º Intereclesial das CEBs do Brasil. Veja aqui

4ª Jornada Diocesana da Juventude Diocese de Campo Mourão


Nota de Agradecimento
Maravilhoso! Esta é a palavra que melhor define a nossa 4ª Jornada Diocesana da Juventude, que aconteceu neste domingo em Campina da Lagoa. Quanta gente bonita! No total, 19 paróquias atenderam ao nosso convite e enviaram seus jovens que puderam vivenciar momentos de profunda comunhão e partilha que certamente não serão esquecidos facilmente. Leia na íntegra a nota de agradecimento. Veja aqui as fotos

18 julho, 2011

Sugestão de Leitura

Deus, Cristo e os Pobres. Libertação e salvação na fé à luz da Bíblia
Como sugestão de leitura apresento um texto do professor de teologia pastoral, o austríaco Paul Wess, em cujas linhas destaca a questão da "libertação e da salvação à luz da Palavra de Deus". Leia aqui

16 julho, 2011

Em Marigá prefeito e a maioria dos vereadores dificultam construção de casas geminadas

Na cidade de Maringá é triste presenciar o descaso do prefeito e da maioria dos vereadores para com os que tem baixa renda e como doí perceber como que eles se deixam ser dominado pelos ricos, como por exemplo os grandes construtores; total submissão.
A proposta do prefeito fixa prazo de um ano para que os proprietários cadastrem a intenção de dividir o lote. Depois do tempo determinado, o sistema geminado não será mais liberado para terrenos de 300m2. Outras mudanças criadas pelo prefeito vão autorizar a construção de prédios residenciais em vários bairros da cidade e poderão até proibir novos estabelecimentos comerciais na Avenida Colombo. O projeto do executivo praticamente acaba com a possiblidade da população de baixa renda conseguir ter a sua própria casa que até então vinham conseguindo através do sistema casas geminadas. A maioria dos vereadores de Maringá não merecem respeito, é uma vergonha, perderam sua dignidade; estão conseguindo destruir a importancia do Legislativo, a importancia do vereador/a. A onde chegamos. Apenas os vereadores Humberto Henrique, Marly Martin, Mário Verri e Flávio Vicente foram capazes de votar contra o prejeto que dificulta a construção das casas geminadas. Atitudes desses vereadores, ao não se deixarem manipular é como “uma luz no fim do túnel”, ainda a esperança.

15 julho, 2011

Sugestão de Leitura

Viver em Comunidade: Joio e trigo crescem juntos
Apresento a reflexão partilhada por Frei Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino, sobre o Evangelho que muitas igrejas lerão neste próximo domingo, cuja temática central é a Parábola do Joio e do Trigo, intitulado “Viver em comunidade: joio e trigo crescem juntos”, o texto convida-nos a ficarmos atentos para a prática de nossas comunidades frente à prática de Jesus Cristo. Leia aqui

Separe o lixo

A preocupação com o meio ambiente nunca esteve em tamanha evidência, seja nas manchetes jornalísticas, nas campanhas publicitárias ou na sociedade civil. O que antes era “papo de ambientalista” está cada vez mais presente nas escolas, nas rodas de conversas entre amigos/as e nas mudanças de atitudes das pessoas.
Tais mudanças podem ser justificadas também pelos números do estudo elaborado pelo Ipea, em 2010, no qual o Brasil perde, anualmente, cerca de R$8 bilhões por não fazer a correta reciclagem do seu lixo. Atualmente a coleta seletiva só está presente em 443 municípios brasileiros, mas, com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os cerca de cinco mil municípios do País deverão implantar a coleta seletiva de lixo até 2014.
O hotsite Separeolixo, http://separeolixo.com/, propõe uma reflexão de como cada um pode fazer a sua parte e ajudar a reverter este quadro. Também faz um convite à conscientização de que forma e porque devemos participar da campanha lançada em maio de 2011 pelo Ministério do Meio Ambiente, Separe o Lixo e Acerte na Lata.
Navegando pelo hotsite você irá conhecer mais da riqueza ambiental e social do lixo, aprender a forma correta de separação dos resíduos úmido e seco. Também entenderá melhor sobre os impactos no meio ambiente, a prática do consumo consciente e a importância da redução do volume de lixo.

Sugestão de Leitura

Mãe Terra mutilada - por Pe. Alfredo J. Gonçalves

São muitos os mutilados que perambulam pela face da terra. E o são cada vez em maior número e nas mais variadas dimensões. Solitários, órfãos, perdidos – de um lado para outro em busca de migalhas de trabalho e pão. Mutilados no corpo, na mente e na alma; mutilados na integridade familiar, cultural ou cidadã; mutilados nos direitos elementares, na participação política ou na dignidade humana. Mutilados desde a infância, adolescência ou juventude, em plena força de sua vida adulta ou no outono ressequido da existência. Em grande parte dos casos, impossibilitados de arcar com o ônus da própria sobrevivência, menos ainda da família. Não são santos nem inocentes, apenas vítimas indefesas...continue lendo...

Prefeitura de Maringá quer o fim das casas geminadas

Ontem (14) e hoje (15) em sessão extraordinária os vereadores aprovaram o novo projeto de lei, de autoria do Executivo, que irá disciplinar o uso e ocupação do solo no Município. Entre as alterações, a autorização para a construção de edifícios em algumas avenidas como, por exemplo, Colombo e Nildo Ribeiro. A lei também define onde podem ser instalados estabelecimentos comerciais e indústrias. Também do Executivo foi aprovada em segunda discussão a nova lei que dispõe sobre o parcelamento de solo. Ela define a área urbana e rural do Município e como podem ser divididos os lotes. Também estabelece as normas para construção de casas geminadas.
Os assuntos era para ser votado em agosto, a convocação para a sessão extraordinária antecipando a votação dos projetos de lei é muito suspeito.
A prefeitura quer proibir a subdivisão de terrenos com menos de 400 metros quadrados que tenham apenas um dono e pretende exigir que os sócios de terrenos entre 300 e 399 metros quadrados preencham, no prazo de um ano, um cadastro para garantir o direito de subdividir o lote. Na verdade o que a prefeitura quer é o fim das casas geminadas.
Em função das emendas aprovadas a Câmara irá realizar sessão extraordinária amanhã (16) às 9 horas para votar os projetos em terceira discussão.

Testemunha de assassinato de sem terra é ameaçada no Paraná


Uma das principais testemunhas do assassinato de Eduardo Anghinoni recebeu uma ligação anônima para ameaçá-lo. A ligação aconteceu no dia 28 de junho, e “aconselhava” a testemunha a não comparecer ao júri a fim de “garantir sua integridade física”.
A notícia é do sítio Terra de Direitos, 13-07-2011.
O júri acontecerá no dia 27 de julho, após 13 anos do assassinato. Eduardo foi morto por engano, em Querência do Norte, quando visita seu irmão, Celso, uma das principais lideranças do MST no Paraná. O acusado do crime é Jair Fermino Borracha, que chegou a ser preso durante as investigações do caso. No momento de sua prisão, Borracha empunhava uma arma contra os policiais e um exame de balística comprovou que desta arma saíram os tiros que mataram o Eduardo.
Para os advogados que trabalham na acusação do assassino, o telefonema foi uma clara intimidação para impedir a realização do júri. A denúncia do fato foi encaminhada a diversos órgãos públicos. Também foi realizado um pedido de prisão preventiva para Jair Fermino Borracha, a fim de que o andamento do júri não seja prejudicado.
A época do assassinato foi um período de intensos conflitos no campo, onde se formou uma vasta rede entre fazendeiros, políticos locais e milícias privadas, contratadas para fazerem despejos ilegais, ameaças e, ao que tudo indica, assassinatos encomendados. Entre 1994 a 2002, o Paraná teve seis trabalhadores sem terra assassinados, 47 ameaças de morte e 324 feridos em 134 ações de despejo.

Para refletir

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

Rede CEBs de Comunicação



Vejam aqui noticias das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)

14 julho, 2011

Aumento de Vereadores na cidade de Maringá

Outra visão sobre a diminuição de vereadores
O Observatório das Metrópoles propõe ao Fórum Maringaense pelo Direito às Cidades a defesa de que a Lei seja cumprida. Ou seja, ela define o número de vereadores com base no número de moradores dos municípios. Em Maringá é de 19 a 23. Explico porque defendemos essa posição.
Primeiro, observem que os protagonistas da defesa da diminuição dos vereadores são a Associação Comercial e o Codem - representantes dos segmentos empresariais e políticos hegemônicos - para os quais nem haveria Câmara de Vereadores.
Por que será. Estes já detêm representação pela sua força econômica e pelos acessos irrestritos aos Fundos Públicos, à anistia fiscal, à isenção de todos os impostos. Eles são os financiadores das campanhas e têm os eleitos defendendo seus interesses privados. Não precisam, portanto, de outros representantes. Mas a população precisa.
Tais segmentos econômicos e políticos transformam a sua opinião na opinião pública, imposta a todos porque detém os meios de comunicação social. Sem perceber as pessoas reforçam um discurso contrário aos seus próprios interesses, como é o caso. E, de repente, a população que precisa contar com uma ampla representação no Legislativo, começa a defender o contrário, que essa representação se encolha, não garantindo um Poder Legislativo mais plural e democrático.
Não se pode confundir esse debate com os problemas das gestões, que podem ter seus componentes substituídos a cada quatro anos por meio do voto do povo, e tampouco com a questão dos gastos, pois o valor do orçamento municipal repassado ao Legislativo é o mesmo sendo para 15 ou para 23 vereadores.
A quem interessa que o papel de fiscalizar o Poder Executivo seja amesquinhado?
Contamos com o apoio de todos para defender a ampliação da esfera democrática por meio da maior participação e diversificação de segmentos representados no Legislativo.

Ana Lúcia Rodrigues: Professora Doutora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora do Observatório das Metrópoles (UEM).

Aumento de Vereadores na cidade de Maringá

Entidades na contramão

Qual seria a pretensão de uma Associação Comercial articular contra um possível aumento no número de vereadores da Câmara Municipal de Maringá?
No meu entendimento se esta entidade tivesse que articular algo, seria contra o aumento do salário dos vereadores, contra o aumento das despesas da câmara, cujo repasse já é estipulado em 5% do orçamento do município.
Quando ela se preocupa só com o número dos vereadores, quer que se mantenha uma câmara elitista, que representa um só segmento.
Querem que, o ponto de vista, as opiniões e as idéias de uma das classes sociais (a dominante) torna-se o ponto de vista e a opinião de todas as classes e de toda a sociedade.
Os trabalhadores e os movimentos sociais devem atentar para este detalhe.
Quando se elege 15 vereadores predomina a turma do amém, pois estes são patrocinados por grandes empresários e empreiteiras, gastando em torno de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para eleição.
Até 2004 a Câmara de Maringá era composta de 21 vereadores, passando a partir de 2005 a contar com 15, só que ao invés de diminuir, as despesas aumentaram.
Com 23 vereadores não seria preciso criar uma SER (Sociedade Eticamente Responsável) ou um Observatório Social, basta que os vereadores não sejam atrelados, cumpram com seu dever que é legislar e fiscalizar o poder executivo.
Por tudo isto é importante que todos os segmentos sejam representados na Câmara de Vereadores, e que ao assumir, estes vereadores tratem todos os segmentos iguais, defendendo sempre o bem comum.

Luiz Pereira / Dirigente Sindical

Para refletir

"A Bíblia se torna um espelho, no qual as pessoas descobrem dimensões mais profundas da sua própria vida que antes não tinham percebido”. (Carlos Mesters)

Sugestão de Leitura

Cuidar da Vida como bons Pastores
Penso que cuidar da vida sob as dimensões da fé e da política passa, inevitavelmente, pelo entendimento de qual é o nosso papel neste mundo como pessoas cristãs, considerando de antemão que somos seres sociais e políticos. Todos querem viver bem. E viver bem, acredito, é viver em paz, com espiritualidade plena, em um ambiente ecologicamente saudável, tendo as necessidades vitais dignamente resolvidas, o que ocorre com a distribuição equânime dos recursos econômicos. Mas como vamos enfrentar essa tarefa de criar, por meio da política, os meios adequados de convivencia justa e solidária na sociedade humana? Leia na íntegra

VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Nesta quinta (14) e sexta-feira (15) acontece em maringá a VIII Conferência Municipal de Assistência Social que vai discutir políticas públicas - avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e referendar os novos conselheiros para a gestão de 2011-2013. A conferência é realizada a cada dois anos. O tema deste ano será “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”. Veja a programação

Enfrentar a crise da dívida na Europa

Um dos avatares da crise do sector financeiro que teve início nos Estados Unidos em 2007 e alastrou à Europa tal um rastilho de pólvora foi a fuga massiva de fundos emprestados ou dados pela Reserva Federal e pelo BCE (Banco Central Europeu), fundos que permitiram aos bancos...continue lendo...

13 julho, 2011

Marcha Mundial das Mulheres


Feira Ponta de Estoque

Começa hoje (13) em Maringá, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro a Feira Ponta de Estoque 2011 com desconto de até 75%. Segundo os organizadores, neste ano a feira vai contar com a participação de cerca de 330 empresas de confecções, calçados, acessórios e eletrodomésticos. Os portões serão abertos às 10h.

Entrevista com Antonio Candido

Em entrevista ao Brasil de Fato, aos 93 anos, Antonio Candido, tão bom de prosa como de escrita, ele fala sobre seu método de análise literária, dos livros de que gosta, da sua infância, do começo da sua militância, da televisão, do MST, da sua crença profunda no socialismo como uma doutrina triunfante. “O que se pensa que é a face humana do capitalismo é o que o socialismo arrancou dele”, afirma. Confira a entrevista

12 julho, 2011

Nota do vereador Humberto Henrique sobre o número de vereadores na cidade de Maringá

Fortalecer a democracia e garantir a redução de gastos
O Vereador entende que do ponto de vista de fortalecimento da Democracia é importante ampliar o número de cadeiras na Câmara Municipal de Maringá (que não precisa chegar a 23), tendo em vista que as decisões sobre o destino de nossa cidade pode ser dividida com mais pessoas, enquanto que, quanto menor o número de vereadores mais centralizado fica o poder e mais fácil de ocorrer manipulação, acordos e conchavos contra os interesses da coletividade.
No entanto, Humberto Henrique defende que qualquer alteração no número de vereadores fique restrita aos gastos atuais do Legislativo, levando em consideração o impacto da implantação do Plano de Carreiras dos servidores efetivos da Câmara.
O vereador entende como legitimas as manifestações das entidades, pois seu mandato sempre defendeu a participação popular nas decisões. As entidades devem representar a sociedade civil organizada, mas é importante considerar também que antes de qualquer posicionamento há a necessidade do debate sobre o tema, para evitar que entidades assinem documentos sem saber o que estão assinando e que outras relacionadas sequer são consultadas. Por isso, é preciso ter seriedade e responsabilidade nestas mobilizações.
A sociedade quando se organiza e se mobiliza tem uma grande força e pode evitar que muitos desmandos aconteçam em nossa cidade. Infelizmente essa mobilização não aconteceu quando do Edital de Licitação do transporte coletivo que concedeu a possibilidade de mais 40 anos para a atual empresa concessionária do serviço público sem benefício algum para o usuário do sistema. O mandato do vereador Humberto Henrique denunciou e demonstrou que essa licitação foi vergonhosa e que a cidade vai pagar muito caro nos próximos anos, caso a justiça não posicione a favor da anulação desse processo. Leia na íntegra a nota do verador Humberto Henrique (PT)

Jornada Diocesana da Juventude de Curitiba


Dilma lança Plano Safra Agricultura Familiar hoje no Paraná

Hoje (12) às 11 horas a presidenta Dilma Rousseff lança o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012, no município de Francisco Beltrão no Paraná. Está previsto R$ 16 bilhões e a criação de uma política de preços mínimos especial para o setor. Para garantir a renda dos pequenos produtores, reduzindo a volatilidade dos preços de mercado, serão disponibilizados R$ 300 milhões para a Política de Garantia de Preços Mínimos para a Agricultura Familiar (PGPM-AF).
Os recursos já estão disponíveis nas instituições financeiras, segundo o governo, desde 1º de julho, primeiro dia da safra 2011/2012. O lançamento oficial do plano ocorreria no dia 1º, mas foi adiado para hoje devido à falta de condições de pouso na região, o que, na ocasião, levou a presidenta Dilma a cancelar a viagem ao município paranaense.
Do total de recursos, R$ 7,7 bilhões serão disponibilizados para investimentos e R$ 8,3 bilhões, para custeio. Além da criação de uma política de preços mínimos específica, outra novidade do Plano Safra da Agricultura Familiar é a redução da taxa de juros. As operações de investimento tiveram a taxa máxima reduzida de 4% para 2% ao ano. Nas operações do Programa Mais Alimentos até R$ 10 mil, os juros cobrados diminuíram de 2% para 1% ao ano.
O município de Francisco Beltrão, onde será lançado o plano, fica no sudoeste do Paraná e tem história na luta pela reforma agrária. Em 10 de outubro de 1957, cinco anos após ser fundado oficialmente, aconteceu na região a Revolta dos Colonos, ou Revolta dos Posseiros, como ficou conhecido o levante de cerca de 6 mil colonos que tomaram a sede da cidade, como forma de protesto contra os conflitos causados pelas disputas por terras.

Rede CEBs de Comunicação

Rede Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) de Comunicação
Clique aqui e vejam
- Ação educativa das CEBs pede mais responsabilidade com o lixo em bairros de São Paulo
- VI - Nordestão das CEBs
- Cantinho da Memória
- Diocese de Itabuna realiza primeiro encontro para o Sexto Nordestão de CEBs

11 julho, 2011

Curso de Especialização - Teologia Bíblica - PUCPR

Curso de Pós Graduação em Teologia Bíblica na PUCPR, as inscrições vão até o dia 29/07. É necessário ter qualquer Curso Superior reconhecido pelo MEC. Mais informações

Saúde Pública é o tema da próxima Campanha da Fraternidade

Saúde pública será o foco da Campanha da Fraternidade do próximo ano, anunciou o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, na quinta-feira (7), ao participar em São Paulo da ExpoCatólica.“Temos a melhor proposta de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS), mas os nossos pobres nem sempre têm acesso. A nossa saúde pública é um grande problema. Precisamos tomar consciência disso para que tenhamos uma atitude", disse.

Desprezo da prefeitura de Maringá ao Teatro

Cartaz da campanha da UMES pedindo pela reabertura dos teatros de Maringá. Mais informações

09 julho, 2011

8° Encontro Nacional de Fé e Política

Veja aqui a programação e aqui a ficha de inscrições e outras informações

08 julho, 2011

Sugestão de Leitura

Algumas igrejas meditarão, no próximo domingo, a clássica paráboala do Semeador (Mt 13,1-9.18-23). Como sugestão de leitura, apresento a reflexão de Ildo Bohn . Para o autor, "seremos terra boa (Mt 13,8.23) quando ouvimos a palavra e a acolhemos, isto é, nos comprometemos com o projeto de Jesus. A semente germina, cresce e frutifica somente se receber a chuva do alto e se for acolhida em terra boa cá embaixo. A chuva do alto é graça, é dom. Mas acolher a semente para que dê frutos, isso está em nossas mãos." Confira a reflexão

Entrega de documento: gato por lebre

Do site do Rigon
Ontem a TV Cultura destacou a entrega do documento de algumas entidades de Maringá, sobre o número de vereadores, notícia que O Diário também trouxe hoje manchete. O que ninguém destacou é que o tal documento não foi entregue na tal reunião realizada ontem pela Acim. O documento foi usado na verdade apenas para tirar fotografia e fazer imagens para a Globo.
O presidente da Câmara de Maringá, Mário Hossokawa, saiu da reunião sem levar o manifesto da sociedade civil organizada, que lhe foi entregue somente na tarde de hoje. Motivo: não haviam nele, ontem, as assinaturas da tal sociedade organizada. Ah: ao contrário do divulgado, não são 110 entidades relacionadas no documento; são 83. Destas, 22 não assinaram – ou seja, são 61 entidades, pouco mais da metade do número divulgado. E isso não é tudo, tem outros dados que a imprensa maringaense não averiguou: da lista de entidades da sociedade civil constam instituições privadas, como a Unimed, o Sicoob e o Cesumar.

Ordenação Presbiteral

Neste sábado(9) Ordenação Presbiteral de Marcos André Oliveira, às 19h30, Paróquia São Mateus Apóstolo - Arquidiocese de Maringá


CEBs do Agreste de Pernambuco


Conheça o blog das CEBs do Agreste de Pernambuco

Rede CEBs de comunicação

O Pe. Cicero é personagem citado na Oração do 13° Intereclesial juntamente com o Pe. Ibiapina. É importante conhecer os fatos que os tornaram inconéis na vida cotidiana dos nordestinos e foram inspiração importante para realização do 13° Iintereclesial de CEBs em 2014. Veja aqui

Minha casa, minha luta!

Nesse final de semana estará em Maringá, Valdir Martins (Marrom), da Executiva Nacional da CSP-CONLUTAS, e dirigente da ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos-SP, que irá visitar a região e discutir com os ativistas do movimento popular um plano de intervenção dos lutadores pela moradia popular em nossa região.
A ocupação do Pinheirinho é uma das maiores da América Latina e o Marrom é um dos dirigentes desse movimento que vem socializar sua experiência, para avançar a luta pela moradia aqui na região. Mais informações no blog: www.pstunoroeste.blogspot.com

“Soprando Histoórias” neste domingo

Leituras ao Vento:- Projeto de incentivo à leitura, destinado a crianças e jovens, realizado todos os domingos das 15h às 18h na praça da Catedral, cidade de Maringá-Paraná.
Convida a comunidade para o evento : “SOPRANDO HISTÓRIAS” (leitura de livro infantil)
Leitora convidada: MARCIA SANTA MARIA (Gerente de promoção da leitura-Biblioteca de Maringá)
Livro: FRUTA PÃO
Autora: Cláudio Martins
Ilustrações: Cláudio Martins
Editora: Paulinas
Data: 10.07.2011 - Hora: 16:00h - Local: Praça da Catedral
Contatos:
EMAIL:: leiturasaovento@gmail.com
BLOG: http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/

Decepcionei com a Arquidiocese de Maringá

Fiquei decepcionada quando vi que a Arquidiocese de Maringá assinou o manifesto contra o aumento de vereadores. Com relação a ACIM e outros é preciso ficar atento e "muito atento". Penso que deveria antes de tomar certa decisão tão expressiva amadurecer idéias, ouvir mais pessoas.

Meu entendimento sobre aumento de vereadores

Não sou contra o aumento de números de vereadores, o que é preciso urgentemente é diminuir o que eles ganham. Acredito que é possível aumentar o número sem aumentar o valor do repasse de verba.
Embora tenha quem acredite que com o aumento de vereadores não garante uma maior representatividade da população, penso que pode não ser bem assim, aumentaria sim a possibilidade de grupos sociais elegerem seus representantes. Um número maior também dificultaria o domínio dos grupos “dominantes” (econômicos) que tem a maioria dos vereadores, porque teriam que gastar mais dinheiro/favores e tantas outras coisas que são feitas para ter a maioria com eles. Quanto mais pessoas envolvidas, mais fácil é vazar informações de falcatruas e compras de voto. Que bom seria se tivéssemos 23 vereadores, sem o aumento do repasse de verba.

Entidades de Maringá lançaram manifesto contra aumento de vereadores

Entidades lançaram ontem (7), um manifesto contrário ao possível aumento no número de vereadores na Câmara Municipal de Maringá. O documento foi entregue ao presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PMDB). Segundo reportagem da RPC TV Maringá, que ouviu 14 dos 15 vereadores da cidade, a maior parte deles (10) é favorável a um aumento para até 23 parlamentares. Os vereadores: Flávio Vicente (PSDB) - Mário Hossokawa (PMDB) - Paulo Soni (PSB) - Dr. Sabóia (PMN) são contra o aumento. São a favor os vereadores: - Aparecido Regini "Zebrão " (PP) - Belino Bravin Filho (PP) - Dr. Heine Macieira (PP) - Humberto Henrique (PT) - João Alves Correa "John" (PMDB) - Luiz do Postinho (PRP) - Dr. Manoel Sobrinho (PC do B) - Márcia Socreppa (PSDB) - Mário Verri (PT) - Marly Martin Silva (DEM). Não se posicionou
- Wellington Andrade (PRP).

07 julho, 2011

bullying, essa maneira de manifestar a violência em nossa sociedade


O arcebispo da Arquidiocese de Maringá, dom Anuar Battisti, escreve sobre o bullying, essa maneira de manifestar a violência em nossa sociedade que tem causado efeitos drásticos em ambientes como escolas, empresas e outros grupos de convivência. Para o arcebispo, como evangelizadores é preciso estar atentos a isso. Leia aqui

Café Cultural 13 de julho

Neste dia 13 de julho, prevendo a noite fria desse inverno, a Casa de Bamba receberá os convidados/as do Café Cultural com tochas de fogo, além de uma degustação especial preparada por Carlos Mariucci. Por isso é fundamental confirmar presença antecipada, para que ninguém deixe de saborear esse delicioso brinde surpresa gastronômico. Para apimentar a noite, Luiz Modesto Costa, lançará a discussão sobre o tema: Homossexualidade em pauta: a busca pela cidadania plena. Fechando a noite haverá uma roda de samba promovida pelo Mestre Dija; cantando bem baixinho e deixando que as conversas fluam... Bem ao gosto dos/as amigo/as do Café Cultural. É preciso confirmar presença pelo email- cafemga@yahoo.com.br

Blog em homenagem aos 80 anos de frei Carlos Mesters


Se alguém merece incenso, este alguém é o povo!” Com essas palavras, o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) abre a celebração dos 80 anos de vida plena do Frei Carlos Mesters, que será comemorado no próximo dia 20 de outubro.
Resistindo às iniciativas de homenagens, Frei Carlos aceitou apenas a criação de um espaço interativo, amplo e democrático, a fim de que todas as pessoas pudessem participar no mesmo nível de igualdade. Apresento o blog – Carlos Mesters 80 anos (http://mesters80anos.blogspot.com/), e vocês são convidados a participar nessa construção.

Hoje na sessão da Câmara de Maringá - casas geminadas

A Prefeitura de Maringá enviou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei que deve interferir na construção de casas geminadas na cidade. A proposta fixa prazo de um ano para que os proprietários cadastrem a intenção de dividir o lote. Depois do tempo determinado, o sistema geminado não será mais liberado para terrenos de 300m2. A proposta, polêmica, deve ser votada nesta quinta-feira (7) em regime de urgência.
A medida atinge os loteamentos registrados no município até 31 de dezembro de 2009 e que a divisão dos lotes resulte em terrenos com largura mínima de seis metros de frente e área mínima de 150m², quando situados no meio da quadra, ou nove metros de frente e área mínima de 210m², quando localizados em esquina.
Segundo o vereador Humberto Henrique (PT), a alteração não foi discutida nem aprovada pelo Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT). “Se mantiver esta proposta, o prefeito está desrespeitando o Conselho”, alerta. O vereador explica que o CMPGT revisou todos os artigos da Lei de Parcelamento do Solo, mas não propôs a exigência de cadastro para construção de casas geminadas.
Humberto Henrique também acrescenta que muitos proprietários que compraram terrenos com a intenção futura de construir no sistema geminado podem ser prejudicados por não ficarem sabendo da exigência, caso a medida seja aprovada pelos vereadores

Origem do nome Maringá

Enviado por Elio Pimenta
Uma das maiores curiosidades de nossa gente é com relação a origem do nome da cidade. Parece até uma curiosidade coletiva, onde cada morador ou curioso tenta desvendar ou justificar a origem de seu nome. Nessa tentativa, lendas e lendas, são criadas, que vão desde o cantarolar triste de um viúvo, derrubador de mato, que numa rede amarrada em árvores ninava seu filho, com a canção “Maringá, Maringá”. Os presentes comovidos resolveram dar o nome dessa canção a este lugar. Há também, uma lenda que diz que Dona Elizabeth, esposa de um dos diretores da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, tenha sugerido o nome de Maringá à área que seria colonizada. E tantas outras, que vão surgindo dia a dia, misturando-se o real com o imaginário. O certo é que por volta de 1940,...continue lendo...

Servidor reclama da Demora da publicação da sentença

Paulo Vidigal protocolou um pedido de providências junto a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Sub-Seção Maringá, para que a entidade possa tomar providências junto ao Cartório 6ª. Ofício Civil de Maringá, no que se refere à demora da publicação da sentença de sua reintegração no Diário de Justiça. (Processo:189/2011). Mais informações

06 julho, 2011

Informativo das CEBs - Profetismo, Discipulado e Missão


Apresento para voces um material muito bom, fruto da 3º Assembléia das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de São José dos Campos - SP. Além de outras materias disponibilizada no informativo voces podem conferir: - palavra do assessor - identidade das CEBs - - o que são CEBs. Confira o informativo

A força do povo?

Em Jaraguá do Sul (SC), o "povo" demonstrou indignação sobre a proposta de aumento do número de vereadores na Câmara - cheguei até postar no dia 30/06 alguns outdoor colocado na rua Olívio Domingos Brugnago, no bairro Vila Nova. Ontem à noite, por oito votos a três,o Legislativo de Jaraguá do Sul decidiu não aumentar o número de vagas e permanecerão as 11 vagas em 2012. Votaram pelo aumento no número de vagas os vereadores Ademar Bras Winter, do PSDB, Francisco Alves, do PT, e Justino da Luz, também do PT. Pela permanência das 11 vagas: Ademar Possamai, do DEM, Afonso Piazera Neto, do PR, Amarildo Sarti, do PV, Jaime Negherbon, do PMDB, Jean Carlo Leutprecht, do PCdoB, José Osorio de Avila, do DEM, Lorival Demathê, do PMDB, e Natália Petry, do PSB.

05 julho, 2011

Professoras da PUCPR apresentarão pesquisa no Congresso Europeu de Nutrição


Flávia Auler e Alika Nakashima, professoras do curso de Nutrição do Campus Maringá da PUCPR, e Caroline Filla Rosaneli, professora do Câmpus Curitiba, irão apresentar o resultado de cinco pesquisas no Congresso Europeu de Nutrição, que acontece em outubro na Espanha. Os trabalhos foram desenvolvidos com o Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição. A notícia da aprovação das pesquisas no congresso foi divulgada nesta segunda-feira (4). Na foto, as pesquisadoras Flávia (à esq.) com Alika.

Bazar beneficente da Creche Menino Jesus

bazarcmjBazar beneficente da Creche Menino Jesus - Maringá - Paraná. Serão comercializados roupas, brinquedos, calçados, utensílios domésticos, NOVOS E USADOS.
Data:09/07/2011 -
Local: Praça Emiliano Perneta, 20 - Vila Operária (sede da entidade)
Horário:Das 7:00 as 14:00 -
Mais informações: Maria Cecilia Piciteli - Presidente
Fone: (44) 3227-4253

Sugestão de Leitura

Sociedade dos Teólogos Mortos
Nosso povo costurou sua fé a partir de baixo, de seus sofrimentos, mas também de sua insuperável alegria e fé na vida. Como sugestão de leitura apresento o artito "Sociedade dos Teólogos Mortos" de Roberto Malvezzi (Gogó
Durante uma palestra de Gustavo Gutierrez na cidade do México, quando foi elaborado o Compêndio de Doutrina Social da Igreja da América Latina, um participante se levantou e lhe perguntou: “a Teologia da Libertação está morta?”
Ele olhou o rapaz com um sorriso e respondeu: “se ela morreu, eu não fui convidado para seu funeral”...continue lendo...

PUCPR está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação com início no 2° semestre

Universidade oferece 9 opções de especialização em diferentes áreas no Câmpus Maringá
Estão abertas as inscrições para os cursos de Pós-Graduação no Câmpus Maringá da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). São ofertadas 9 opções de especialização com início em agosto deste ano nas seguintes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde, Humanas e Educação e Negócios. Acesse o site www.pucpr.br/especializacao para fazer a sua inscrição.
NOVIDADES - Entre as novidades, a Universidade oferece, no Câmpus Maringá, os cursos de pós-graduação em Vendas, Marketing e Propaganda e Enfermagem do Trabalho.
Confira as demais opções de curso: Teologia Bíblica, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Urgência e Emergência, Direito Civil, Processual e do Trabalho, Finanças, Cerimonial e Protocolo, Gestão de Pessoas e Gestão de Eventos.

6 de julho: Dia Nacional de Mobilização

6 de Julho é Dia Nacional de Mobilização da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e dos movimentos sociais (MST, Central de Movimentos Populares, Marcha Mundial de Mulheres e Via Campesina). Milhares de trabalhadores vão realizar, em diversas cidades do Brasil, atos de rua, paralisações em empresas de todos os setores e no serviço público, passeatas, panfletagens e protestos. As mobilizações do dia 6 de julho têm como objetivo pressionar os patrões e o governo federal, os governos estaduais, as prefeituras, os deputados e os senadores para que eles atendam as reivindicações e promovam as mudanças.
O que a mobilização pretende:
- aumentos reais de salário neste segundo semestre
- menos impostos para quem vive apenas do salário ou da aposentadoria
- todos os direitos trabalhistas para quem é terceirizado
- fim do fator previdenciário
- melhores aumentos para todas as aposentadorias
- trabalho decente para todos
- que as empresas e os bancos sejam proibidos de dar dinheiro para candidatos a cargos políticos
- que 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil sejam investidos em educação pública
- comida mais barata para o povo. Isso só será possível com reforma agrária e apoio aos pequenos produtores agrícolas
- redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário
- fim da violência na área rural e nas florestas
- fim do imposto sindical e liberdade para os trabalhadores decidirem como e quando financiar seu sindicato
- que os aeroportos não sejam privatizados

04 julho, 2011

Nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente Itamar Franco

A Arquidiocese de Juiz de Fora expressa seu profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente da República, Itamar Franco, ocorrida na manhã do sábado, dia 2 de julho, em São Paulo.
Filho da cidade e da Igreja de Juiz de Fora, Itamar Franco construiu uma trajetória de homem público que honra o povo mineiro. O povo juizforano tem gratas recordações de sua gestão na Prefeitura quando demonstrou uma visão do futuro condizente com as perspectivas do desenvolvimento social, econômico e cultural. Como Presidente da República mostrou-se sinceramente dedicado à procura do bem da nação brasileira. Seu empenho pela estabilização econômica do país através do Plano Real trouxe efeitos incontestáveis, inclusive para os mais pobres.
Sabe-se que Itamar Franco em sua vida de fé cristã era devoto de Santa Terezinha e tinha pela doutora da Igreja nobre apreço. Neste momento de despedida, mas também de esperança, manifestamos nossa solidariedade aos familiares de Itamar Franco e recordamos as palavras de Jesus Cristo à Marta que chorava a morte de seu irmão Lázaro: “Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim, ainda que tenha morrido viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais” (Jo 11, 25-26). O testemunho de vida de Itamar Franco em prol do povo brasileiro sirva para todos como exemplo de coerência entre ideais políticos e honradez na administração do bem público.
Juiz de Fora, 03 de julho de 2011.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Sugestão de Leitura

A participação da mulher na Igreja exige um novo modelo de Igreja

Como sugestão de leitura, apresento o texto do teólogo e biblista Pablo Richard, intitulado "A participação da mulher na Igreja exige um novo modelo de Igreja". Leia o artigo

Carta aberta de dom Tomás Balduíno aos bispos sobre construção de catedrais

Em carta aberta aos bispos da Igreja Católica, o bispo Dom Tomás Bulduíno critica a construção de catedrais suntuosas. De acordo com o bispo, as comunidades precisam de belos, dignos e venerados para se reunirem e terem seu culto. Entretanto, "o templo é símbolo da comunidade e não o instrumento do poder clerical ou episcopal, construído nos mesmos critérios dos templos que antigamente legitimavam o domínio dos poderosos do mundo
"...O Senhor nos deu um ensinamento bem preciso e nos evangelizou sobre o templo. Enquanto as nações vizinhas do Povo de Israel tinham todas seu templo, os profetas do Senhor diziam que Deus não quer templo. Deus quer acampar com seu povo nômade. Construir um templo seria traição desse caminhar de Deus com seu povo. Até mesmo quando o rei Davi quis levantar um templo, o Senhor mandou o profeta Natan lhe dizer: “Desde que Deus tirou o seu povo do Egito, sempre morou em tenda e nunca pediu templo”. (2 Sm 7,7). As comunidades precisam sim de lugares para se reunirem e terem seu culto. Elas gostam que estes lugares sejam belos, dignos e venerados. Entretanto, é importante esclarecer que o templo é símbolo e sacramento da comunidade viva e deve ser o lugar da comunidade e não o instrumento do poder clerical ou episcopal, construído nos mesmos critérios dos templos que antigamente legitimavam o domínio dos poderosos do mundo. Eram estas reflexões, Irmãos, que queria lhes comunicar, com simplicidade, na certeza de que podem surtir algum efeito prático. Do meu lado fico à disposição de vocês para qualquer reação a isto que não deixa de ser uma fraterna provocação..." Leia a carta na íntegra

02 julho, 2011

Porque a comunidade drummond ainda está acampada na porta da prefeitura?

- Carta à população de Itabira –
Todos os habitantes da cidade de Itabira já tomaram conhecimento da situação vivida pelo Bairro Carlos Drummond, com despejo marcado para o dia 31 de julho de 2011, por ordem do Juiz da 1ª Vara Cível. Somos aproximadamente 300 famílias com risco de perder nossas casas sem ter para onde ir. Nossa comunidade começou a nascer no ano 2000, quando ocupamos um terreno que estava completamente abandonado há décadas, com milhões de reais em dívida de imposto. Ao longo desses 11 anos recebemos várias promessas de prefeitos e vereadores oportunistas. Acreditamos que seria possível regularizar a situação das nossas moradias para garantir um bairro digno para nossos filhos, com saneamento, escola, posto de saúde, creche, lazer etc… Mas nada disso foi feito e, agora, estamos ameaçados de perder o pouco que temos, nossas humildes casas, e sermos jogados nas ruas de Itabira, sem qualquer alternativa.
Diante dessa situação, começamos a organizar nossa comunidade para lutar, pois sabemos dos nossos direitos. Fizemos marchas, audiências públicas, abaixo assinado, assembléias, manifestações etc. Mas não foi suficiente. Decidimos então montar um acampamento provisório na porta da Prefeitura. Pouca comida, frio e chuva foram algumas das dificuldades que enfrentamos...continue lendo...

01 julho, 2011

Sociedade Barracão: vitória da luta dos catdores e catadoras pelo direito à terra e à moradia digna


Enviado pelo leitor
Foi publicada hoje, dia 30 de junho de 2011, a sentença da juíza de direito Ana Lúcia Ferreira, da 6ª Vara Cível de Curitiba, que deu provimento ao pedido de declaração de Usucapião Especial Coletiva da comunidade de catadores e catadoras de material reciclável do bairro Boqueirão, em Curitiba. Na mesma decisão, a magistrada negou a reintegração de posse do imóvel, o qual permaneceu completamente abandonado durante anos, descumprindo sua função social, para a Massa Falida da Empresa Tecnicom Ltda.
As cerca de 30 famílias, que ocupam a área há mais de 12 anos, utilizam-na para fins de moradia e organizam-se coletivamente na cooperativa “Sociedade Barracão” para o desenvolvimento de sua atividade econômica. Desde 2004, ameaçadas de despejo pela Ação de Reintegração de Posse n. 1170/2004, têm resistido às tentativas de pressão e remoção. Em 2006, foi invocada a usucapião coletiva como matéria de defesa, direito assegurado pela Constituição Federal e pela Lei n. 10.257/2001. A vitória, ainda que não definitiva, uma vez que existe possibilidade de recurso, é o resultado de uma luta cotidiana pelo direito à terra urbana, ao trabalho e à moradia digna.
“Essa decisão representa um passo importante a caminho da integração sócio-espacial da comunidade, ao garantir a segurança jurídica da moradia em uma área que pode ser considerada central. Além disso, utiliza expressamente instrumentos do Estatuto da Cidade, sobre os quais ainda há pouca jurisprudência” – afirmou Thiago Hoshino, assessor jurídico da Terra de Direitos, organização que acompanha o processo desde o início. “Trata-se de uma feliz mudança de postura do Poder Judiciário, que, frente à complexidade das demandas sociais, passa também a assumir o papel de protagonista na implementação de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais”.

Sugestão de Leitura

Algumas igrejas lerão neste domingo o evangelho de Mt 16, 13-18, que fala da figura de Pedro como "o que tem as chaves" . Como sugestão de leitura apresento um artigo de Edmilson Schinelo. A partir da frase “sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16.18), Edmilson indaga: qual o sentido do termo “igreja”? E quem é, de fato, a pedra sobre a qual a Igreja está edificada? Quando um líder pode se tornar “pedra de tropeço”?
O artigo leva a reflexão: Qual é, afinal, o papel da liderança na igreja? O que significa ligar e desligar? A propósito, é importante lembrar que a mesma autoridade que Pedro recebe em Mateus 16,19, toda a comunidade de discípulos e discípulas também recebe em Mateus 18,18. Qual é, portanto, a nossa missão? Qual é a missão da igreja? Com certeza, não é querer assumir o lugar da pedra fundamental. Não somos a pedra angular, como Pedro também não o foi. O autor da Carta aos Efésios também faz questão de explicitar: Cristo Jesus é a pedra angular (Ef 2,20). Cada vez que uma pessoa ou instituição se assume como a rocha, a pedra fundamental, o que ela se torna é pedra de tropeço (skândalon). Somos chamadas e chamados a sermos pedrinhas vivas, para em nossa humildade, colaborarmos na edificação da Igreja. Confira o artigo

Uma agência reguladora para regular o governo?

O governador Beto Richa encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 361/2011, propondo a ampliação da abrangência da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná. Esta agência foi criada em 2002, no governo Jaime Lerner. Nunca saiu do papel.
Por que criar uma agência estadual se os serviços que pretende regular já são fiscalizados pelas agências federais? Por que criar uma agência para regular os serviços prestados pelo próprio governo? O governo estaria preparando o terreno para outorgar à iniciativa privada alguns dos serviços que hoje são prestados pelas empresas sob seu controle acionário- caso da Copel, Sanepar, Compagás, Celepar, APPA e outras? Leia na íntegra

Noticias da Igreja

Arquidiocese de Maringá - uma Igreja Samaritana a Serviço da Vida
- Movimento Cursilhos de Cristandade completa 40 anos na Arquidiocese de Maringá
- No Dona Guilhermina: Apostolado da Oração promove palestra sobre Família: formação, constituição e espiritualidade
- Padre Paulo Felipe fala sobre participação da Arquidiocese de Maringá nas 24 Horas de Oração em Curitiba
- Em Maringá: Encontro de Liturgia do Regional Sul 2 da CNBB
- 40 anos: Paróquia São Pedro Apóstolo, de Doutor Camargo, lança DVD histórico
- Entrevista na TV: Gerente das Políticas sobre drogas da prefeitura de Maringá relata drama de pessoas que buscam tratamento contra entorpecentes
- CNBB saúda Bento XVI pelos 60 anos de ordenação sacerdotal
- Nasce News.va, site informativo da Santa Sé
- Os sacerdotes devem ser santos - Por Dom Anuar Battisti

Hoje lançamento do livro do professor Jelson Oliveira

O professor do programa de pós-graduação em Filosofia e coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da PUCPR, Jelson Oliveira, lançará hoje,01 de julho, às 19h, no Café Babette, da Aliança Francesa de Curitiba, o livro Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche (204 p.), publicado pela Editora 7 Letras, do Rio de Janeiro. No lançamento, o professor Jelson fará uma palestra sobre o tema como abertura do Café philosophique 2011, evento realizado pela Aliança Francesa e pelo Curso de Filosofia da PUCPR e conversará com a jornalista e apresentadora do programa Light News, da Transamérica Light, Maria Rafart. informações sobre o livro aqui

Vereador Humberto Henrique propõe comissão de estudo sobre moradia popular

A Câmara Municipal de Maringá poderá criar uma comissão especial de estudos para analisar e propor soluções para a falta de moradias populares na cidade. A proposta foi anunciada pelo vereador Humberto Henrique (PT) durante a sessão desta quinta-feira (30).
A intenção do trabalho, explica o vereador, é contribuir para que o município amplie a oferta de casas para as famílias de 0 a 3 salários mínimos.
Para instaurar a comissão, primeiro um requerimento deverá ser aprovado pelos vereadores. Na sequencia o presidente do Legislativo nomeia, através de uma portaria, os parlamentares que vão conduzir os trabalhos.

Dom Giovane Bispo referencial das CEBs do Brasil


Foi nomeado o bispo da Comissão do Laicato da CNBB que será o referencial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) - é Dom Giovane Pereira de Melo. Ele é bispo de Tocantinópolis (TO), foi referencial das CEBs no sub-regional Tocantins e foi assessor das CEBs no regional Oeste 2 (Mato Grosso). Saiba mais sobre dom Giovane