25 julho, 2011

Bolsa Família - o cadastramento das famílias pobres é uma responsabilidade das prefeituras

O governo identificou 183 dos municípios com "vagas" no programa Bolsa Família. Eles têm o número de beneficiários do Bolsa Família inferior à estimativa oficial mais recente de pobres em escala municipal, lançada pelo IBGE em 2006, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). O cadastramento das famílias pobres é uma responsabilidade das prefeituras.
A meta do governo é alcançar todas as famílias com renda abaixo de R$ 140 por pessoa até 2013. Até o final do ano, o programa ganhará mais 320 mil famílias. Os números de pobres e as metas poderão ser revistas a partir de dados do Censo de 2010.
"O Estado está atrás dessas famílias, temos déficits de cobertura em vários municípios, como São Paulo e a sua região metropolitana", disse Ana Fonseca, secretária extraordinária para superação da extrema pobreza. Segundo ela, o programa de transferência de renda poderá alcançar 13,7 milhões de famílias até 2013.
A União quer que Estados complementem valores pagos pelo Bolsa Família. O valor pago pelo programa é insuficiente para tirar 40% de seus beneficiários da situação da extrema pobreza. São considerados miseráveis as famílias com renda de até R$ 70 por pessoa.
Com o reajuste dos benefícios concedido em março, a expectativa era que 500 mil famílias do programa superassem a extrema pobreza. Mas ainda restariam quase 5 milhões de famílias nessa situação.

Nenhum comentário: