17 fevereiro, 2010

Cinco mil na Romaria da Terra em Santa Maria


A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi sede, nesta terça-feira, 16, da 33ª Romaria da Terra, organizada pelo Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Comissão Pastoral da Terra, Diocese de Santa Maria, Projeto Esperança e Prefeitura de Santa Maria. Nem mesmo o tempo chuvoso impediu que cinco mil pessoas de todo o estado participassem da Romaria.
A diocese de Santa Maria, que acolheu a Romaria, comemora, neste ano, seu centenário de fundação e isso chamou a atenção dos organizadores do evento. “É simbólico para Santa Maria sediar a Romaria no ano do seu centenário”, disse a irmã Lourdes Dill.
O tema escolhido para este ano foi “Quilombos: Terra, Trabalho e Inclusão”. “A escolha do tema também foi muito importante porque os quilombolas sofrem muito com a marginalização social e este luta precisa ganhar divulgação e mobilização”, lembra a irmã Lourdes.
Uma missa no Parque Medianeira presidida pelo bispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, encerrou a programação da Romaria que constou de caminhada e reflexões sobre o tema.

Nenhum comentário: