22 junho, 2010

Visita Pastoral nas CEBs da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade

Tema: Importância da vivencia fraterna entre as lideranças e o povo das CEBs
A partir de hoje, nas terças-feiras e quintas-feiras à noite estarei visitando as CEBs da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade, com o objetivo de resgatar sua mística destacando a importância da vivencia fraterna entre as lideranças e a vivencia fraterna das lideranças com o povo.
Em Atos dos apóstolos onde encontramos o retrato das primeiras comunidades cristãs, o povo quando viam as lideranças diziam: olha como eles se amam.
E hoje as lideranças das CEBs são unidas e se amam?
Como o povo vê as lideranças?
No Evangelho de Lucas, 24,13-35, os discípulos de Emaús, é uma verdadeira catequese para todos nós. Fazendo uma breve reflexão da pessoa de Jesus ao caminhar com os discípulos vemos que Ele se aproximou com toda humildade, não como aquele que tem o conhecimento, mas como aquele que pouco sabe - como um peregrino. A pedagogia que Jesus usa é fantástica: se aproxima, caminha junto, ouve, inseri na vida dos discípulos a ponto de conhecer toda a história de forma tal que é capaz de sentir os mesmos sentimentos e aí orienta, ensina, acalma a aflição. Aproxima de tal forma que entra na casa dos discípulos, senta a mesa, parte o pão e ceia com eles.
E hoje qual é a dinâmica, a pedagogia de nossas lideranças nas CEBs?

A Paróquia Nossa Senhora da Liberdade é organizada em nove Comunidades Eclesiais de Base (CEB São Francisco de Assis, CEB América, CEB Emaús, CEB Emanuel, CEB Mãe Admirável, CEB Shalon, CEB Sagrada Família, CEB Rainha da Paz e CEB Raio de Luz).

Nenhum comentário: