23 março, 2011

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base – Sétima Parte

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base
Documento da CNBB nº 92
Vivência e Anúncio da Palavra de Deus e o Testemunho de Fé

“A Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). A acolhida da Palavra de Deus e a vivência comunitária da fé são indissociáveis nas CEBs. A Bíblia faz parte do dia a dia da comunidade, estando presente nos grupos e pastorais, nas liturgias e na formação, na reza e nas ações que visam superar as desigualdades e injustiças da sociedade brasileira.
São espaços privilegiados de leitura bíblica nas CEBs os círculos bíblicos e grupos de reflexão. Neles o povo se coloca como sujeito eclesial, assume seu lugar na comunidade e na sociedade. O protagonismo dos leigos nas CEBs é expressão viva de uma Igreja que se renova animada pelo Espírito Santo, é também um sinal de que no discipulado estão surgindo novos ministérios e serviços.
“O ministério da Palavra exige o ministério da catequese a todos porque ‘fortalece a conversão inicial e permite que os discípulos missionários possam perseverar na vida cristã e na missão em meio ao mundo que os desafia’” (CNFF, DGAE, n. 64; Dap, n.278c).
A vida em comunidade já é uma forma de catequese. Ela predispõe para o aprofundamento da fé e da vida cristã por meio do ministério da catequese e também pelo testemunho fraterno de seus membros.

Nenhum comentário: