24 maio, 2019

Pascom promove “Encontro Real” em Maringá (Dia Mundial das Comunicações Sociais)


A Pastoral da Comunicação/Pascom da Arquidiocese de Maringá convida você para um “Encontro Real” no dia 01 de junho, às 14h, na paróquia São Francisco de Assis em Maringá. No Encontro será debatido o texto do Papa Francisco para o 53° Dia Mundial das Comunicações Sociais que traz como tema: 

“Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana.
Na mensagem o pontífice chama-nos à reflexão sobre as relações entre as pessoas na internet, espaço onde a Igreja acredita que deve ser usado para o "encontro das pessoas e a solidariedade entre todos". 

Além desses dois pontos a Pascom da Arquidiocese de Maringá quer trabalhar a consciência de uma comunicação que gera comunhão, especialmente nas redes e os vários ambientes virtuais.

“Com esta Mensagem, gostaria de vos convidar uma vez mais a refletir sobre o fundamento e a importância do nosso ser-em-relação e descobrir, nos vastos desafios do atual panorama comunicativo, o desejo que o homem tem de não ficar encerrado na própria solidão”, registrou Francisco.

Em sua reflexão, o Papa discursa sobre o ambiente virtual, suas potencialidades, estrutura e forma de organização chamando a atenção para uma comunidade que: “como rede solidária, requer a escuta recíproca e o diálogo, baseado no uso responsável da linguagem”.

Francisco pede a atenção para algumas realidades que refletem negativamente no ambiente digital como a desinformação, a exposição, e a distorção consciente de fatos e relações interpessoais; o “uso manipulador dos dados pessoais, visando obter vantagens do plano político ou econômico, sem o devido respeito pela pessoa e seus direitos”; o cyberbullyng no meio adolescente; a identidade nas comunidades digitais fundada na contraposição do outro; e a realidade do isolamento, apontada como motivadora para existência dos “Jovens ‘eremitas sociais’”.

Temos responsabilidades uns para com os outros. Francisco recorre à metáfora usada por São Paulo na carta aos Efésios “o corpo e os membros”, que fala de reciprocidade entre as pessoas fundada num organismo que nos une. Somente assim, segundo o Papa, é possível uma verdadeira identidade comunitária na consciência da responsabilidade que temos uns para com os outros. “Investir nas relações, afirmar o caráter interpessoal da nossa humanidade, manifestar a comunhão que marca nossa identidade de crentes, comunicar, acolher e compreender o dom do outro e corresponder-lhe”, afirma.

O Papa conclui a mensagem exortando para que se crie uma rede feita para libertar e preservar uma comunicação de pessoas livres: “A própria Igreja é uma rede tecida pela Comunhão Eucarística, onde a união não se baseia nos gostos «like», mas na verdade, no «amém» com que cada um adere ao Corpo de Cristo, acolhendo os outros”.

Pascom Arquidiocese de Maringá

Fonte: Siteda Arquidiocese de Maringá

Nenhum comentário: