20 abril, 2012

Livro “Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil”

De acordo com as pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população jovem (15 a 29 anos) do Brasil, em 2010, era de 51 milhões de pessoas. Num país jovem como o Brasil, é imprescindível que haja discussões voltadas para a construção de políticas públicas voltadas para essa população.
Pensando nisso, Maria Virgínia de Freitas, socióloga e coordenadora da área de Juventude da Ação Educativa e por Fernanda de Carvalho Papa, comunicadora social e ex-diretora de projetos da Fundação Friedrich Ebert no Brasil resolveram publicar o livro Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil, que será lançado no dia 23 de abril, das 19h às 21h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2.073, São Paulo.
O livro reúne autores que trazem contribuições de lados muito diversos. São 23 artigos de pesquisadores, gestores e jovens militantes de diferentes organizações sociais originados do seminário "Políticas públicas: juventudes em pauta”, realizado em dezembro de 2010, em São Paulo.
A obra é dividida em 3 partes: Balanço das políticas, Juventude e participação: visões de jovens militantes e Concepções, Questões, Atores e Construção das Políticas. Os textos da primeira parte foram escritos antes do Seminário, são balanços sobre a educação, trabalho, cultura, saúde, segurança e participação. Eles foram distribuídos, debatidos durante o evento, e reformulados para participar do livro, incorporando aspectos da discussão da obra. Mais informações

Nenhum comentário: