16 julho, 2013

Dom Anuar Battisti esta entre os mais de 250 bispos que meditarão sobre o tema da Jornada Mundial da Juventude

O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti esta entre os mais de 250 bispos de diferentes nacionalidades darão palestras sobre o tema da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, durante as três catequeses matutinas que estão programadas. Selecionados pelo Conselho Pontifício para os Leigos, os bispos abordarão a cada dia um aspecto diferente da catequese.
Cada peregrino será orientado, em sua ficha de inscrição, a se dirigir para um determinado local de catequese. A notícia foi publicada no site da JMJ (http://www.rio2013.com).
Os temas das catequeses serão: “Sede de esperança, sede de Deus” (24 de julho); “Ser discípulo de Cristo” (25 de julho) e “Seja missionário: vá!” (26 de julho).
"Na catequese nós vamos ter um grupo definido de participantes. Cada catequese foi projetada para um determinado número de peregrinos, para evitar a superlotação. Queremos também garantir que o número de cestas de café-da-manhã disponíveis em cada local seja suficiente para os peregrinos destinados àquele local", explica o site da JMJ.
As catequeses serão oferecidas de manhã, das 9h às 13h, e terminarão com a missa presidida pelo bispo catequista. Durante as manhãs, os peregrinos poderão se confessar e fazer perguntas ao bispo.
A lista de bispos que darão as catequeses pode ser consultada no seguinte link:

PUCPR - Inscrições abertas para o III Colóquio Nacional de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas

Realizado pelo Câmpus Maringá da PUCPR, evento acontece de 16 a 18 de setembro   

O Câmpus Maringá da PUCPR promove, de 16 a 18 de setembro, o III Colóquio Nacional de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas – Mente e Cérebro. O evento discutirá questões controversas acerca da natureza e do funcionamento da mente humana, confrontando posições filosóficas e científicas. É voltado para professores e alunos de graduação e pós-graduação em Filosofia, Psicologia, Medicina, Biologia, Pedagogia, Ciência da Computação e educadores de modo geral.

Serviço:
Evento: III Colóquio Nacional de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas – Mente e Cérebro
Realização: Câmpus Maringá da PUCPR
Dias: 16 a 18 de setembro
Local: Auditório Dom Murilo Krieger do Câmpus Maringá da PUCPR (Av. Prudente de Morais, 633 – Zona 07 – Maringá – PR)
Inscrições: até 16 de setembro no site www.pucpr.br/extensao
Investimento: R$ 80,00 (alunos e professores da PUCPR) e R$ 110,00 (público externo).
Informações: (44) 3025-8700

15 julho, 2013

Paróquia Nossa Senhora da Liberdade - Festa de confraternização

Na foto acima, eu com minha sobrinha e o padre Dirceu Alves do Nascimento






12 julho, 2013

JMJ - Maringá vai receber 85 jovens da Alemanha na semana anterior à JMJ

Maringá se prepara para receber 85 jovens da Alemanha na semana que vem (dias 18 e 22). Os alemães ficarão em Maringá para a Semana Missionária, que será realizada de 15 a 21 de julho em todas as dioceses brasileiras, como parte da programação da Jornada Mundial da Juventude. Aqui mais informações

11 julho, 2013

1ª Conferência Livre de Promoção da Igualdade Racial - COLIMPIR




Convite Lar Escola da Criança de Maringá

·         20/07 – Feirão Permanente do Lar Escola – aberto das 8h às 14h
·         30/07 – Chá Beneficente com show de prêmios do Grupo de Amigas do Lar Escola – às 14h, na Obra do Berço de Maringá;
·         11/08 – Lar do Carneiro em parceria ao Rotaract Club de Maringá – a partir das 11h, no Lar Escola da Criança de Maringá;
·         22/09 – 3ª Churrascada Beneficente do Lar Escola;

Fim da greve dos trabalhadores do SAMU: avanços e lições

Quais conquistas tiveram os servidores do SAMU que entraram em greve? Qual foi a lição deixada por eles? Para responder isso é necessário voltar um pouco no calendário.
Primeiro é importante dizer que os servidores do SAMU há anos reivindicavam alguns direitos mínimos. Digo “mínimos” no sentido que tais direitos são garantidos por lei e até não eram respeitados. Voltando aos dias atuais, recentemente os servidores começaram a se mobilizar e reivindicar esses direitos de forma organizada...continue lendo...

10 julho, 2013

Encontro de Espiritualidade para Profissionais da Saúde que atuam em Hospitais e Unidades Básicas de Saúde

Dia: 14 de Julho de 2013 (Domingo)
Horário: 08h00 às 12h00
Local: Centro de Espiritualidade Rainha da Paz
Rua Distrito Federal, 1089, Maringá – PR.
Assessora: Ir. Judite Delmassa, MSNM
Taxa: R$ 10,00
Inscrições: No dia do Encontro, pelos telefones abaixo ou pelos e-mails: pitolpsaudemga@hotmail.com e etbusquim@hotmail.com
Maiores informações com:
Pe. Edmilson Busquim – (44) 9961-8394
Helena Strabelli – (44) 9930-4538
Organização: Pastoral da Saúde Arquidiocesana

09 julho, 2013

A viagem a Lampedusa é a primeira encíclica, não escrita, toda ela de papa Francisco

A viagem a Lampedusa é a primeira encíclica, não escrita, toda ela de papa Francisco. O ministério petrino se despe das suas vestes monárquicas (confira o evangelho da missa de ontem: não leveis nem bolsa, nem sacola, nem sandálias) para se tornar encontro com a pessoa humana.
O comentário é de Christian Albini, cientista político e teólogo italiano, leigo, no seu blog Sperare per tutti, 08-07-2013. A tradução é da IHU On-Line.
O impacto midiático desta viagem pôs, durante um dia, no centro aquilo que é uma periferia da sociedade, da economia e da existência. É o programa de Bergoglio em ato.
Igualmente a notícia da canonização de João XXIII e João Paulo II girou o mundo, com uma ressonância muito maior do que a Lumen fidei. É o sinal de uma unanimidade que não é insensível à mensagem de fé, mas escuta mais a linguagem do encontro com as pessoas e com a santidade do que aquilo que é prevalentemente doutrinal.

Aluno de medicina terá de trabalhar dois anos no SUS para receber diploma

Os alunos que ingressarem nos cursos de medicina a partir de 2015 terão que atuar dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o diploma. A medida é válida para faculdades públicas e privadas e faz parte do programa Mais Médicos, anunciado nessa segunda-feira pelo governo federal. Com isso, o curso passará de 6 anos para 8 anos de duração.
A reportagem é de Luana Lourenço e Mariana Tokarnia e publicada pela Agência Brasil, 08-07-2013.
Os estudantes irão trabalhar na atenção básica e nos serviços de urgência e emergência da rede pública. Eles vão receber uma remuneração do governo federal e terão uma autorização temporária para exercer a medicina, além de continuarem vinculados às universidades. Os profissionais que atuarem na orientação desses médicos também receberão um  complemento salarial. Os últimos dois anos do curso, de atuação no SUS, poderão contar para residência médica ou como pós-graduação, caso o médico escolha se especializar em uma área de atenção básica.
Com a mudança nos currículos, a estimativa é a entrada de 20,5 mil médicos na atenção básica. "Esse aumento será sentido a partir de 2022, quantos os médicos estarão formados", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
De acordo com os ministérios da Educação e Saúde, as instituições de ensino terão que acompanhar e supervisionar o aluno. Após o estudante ser aprovado no estágio no SUS, a autorização temporária de exercício será convertida em inscrição no Conselho Regional de Medicina. Por haver recursos federais no programa, os alunos das escolas particulares deverão ficar isentos do pagamento de mensalidade. Esse trabalho na rede pública não acaba com o internato, no quinto e no sexto anos do curso.
Até 2017, a oferta de vagas nos cursos de Medicina terá um aumento superior a 10%. Com o programa Mais Médicos, serão abertas 3.615 vagas nas universidades públicas e, entre as particulares, devem ser criadas 7.832 novas matrículas.
O aumento deve ser sentido este ano, quando abertas 1.452 vagas. Em 2014, serão 5.435, anuciou Mercadante. De acordo com o ministro, haverá uma descentralização dos cursos que serão instalados em mais municípios. A residência médica terá de acompanhar o ritmo de vagas abertas na graduação.
"Não basta abrir curso de medicina para fixar um médico em uma região que temos interesse para ter. É preciso residência médica, que é um fator decisivo para a fixação, além de políticas na área de saúde. Estados que têm oferta de residência médica, tem uma concentração grande de médicos, como Rio de Janeiro e São Paulo", disse o ministro.
Segundo ele, haverá uma melhor distribuição dos cursos pelo país. Atualmente, 57 municípios oferecem cursos de medicina, com o programa de residência. Mais 60 passarão a ofertar, totalizando 117 municípios no país. Isso acarretará, para as federais, a contratação de 3.154 professores e 1.882 técnicos-administrativos.
Nas particulares, segundo Mercadante, não haverá mais a "política de balcão", onde os institutos apresentam as propostas para a abertura de cursos. Agora, a oferta de cursos de medicina será definida por meio de editais públicos, de acordo com a necessidade do país. "Vamos verificar as áreas que têm condições e necessidade de ofertar vaga e lá ofertaremos".

Agenda do papa Francisco no Brasil

Caramba, já arrependi de não ter aceito o convite para fazer parte do grupo de jovens da Arquidiocese de Maringá, que irão ver o papa. A cada dia que passa aumenta minha admiração e carinho pelo nosso papa Francisco.


08 julho, 2013

Greve do SAMU de Maringá


GREVE DOS SERVIDORES DO SAMU: A LUTA É UMA SÓ.
Nessa segunda feira deve acontecer a primeira greve do SAMU de Maringá. Na noite desse domingo recebi a informação através da presidenta e vice-presidenta do Sismmar de que na última assembléia os servidores do SAMU decidiram que “questões relativas aos servidores estatutários não poderiam servir de impedimento para negociações”. A interpretação não poderia ser outra senão a de que estatutários estão fora desse movimento.
Me submeto à deliberação dos servidores mas discordo dela. A meu ver, celetistas e estatutários somos todos servidores, pertencemos à mesma classe: a classe trabalhadora. E a luta é uma só. 
Vou respeitar a decisão dos servidores pela não participação de estatutários para o não travamento das negociações. Porém, por entender que somos todos trabalhadores e a luta deveria ser unificada, tomei a decisão de participar da greve em solidariedade aos companheiros do SAMU. 

05 julho, 2013

Carta Encíclica Lumen Fidei do Sumo Pontífice Francisco aos bispos aos presbíteros e aos diáconos às pessoas consagradas e a todos os fiéis leigos sobre a FÉ


A luz da fé não nos faz esquecer os sofrimentos do mundo. Os que sofrem foram mediadores de luz para tantos homens e mulheres de fé; tal foi o leproso para São Francisco de Assis, ou os pobres para a Beata Teresa de Calcutá. Compreenderam o mistério que há neles; aproximando-se deles, certamente não cancelaram todos os seus sofrimentos, nem puderam explicar todo o mal. A fé não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite, e isto basta para o caminho. Leia a Encíclica na íntegra aqui

30 junho, 2013

O contragolpe de Dilma

Em todo caso, seja qual for a decisão tomada, o Brasil, que evita reprimir as manifestações e que aceita discutir soluções com os manifestantes, dá uma grande prova de democracia para o mundo. Mesmo a Europa não tem esse jogo de cintura com os manifestantes.

Fonte: http://www.diretodaredacao.com/noticia/o-contragolpe-de-dilma#.UdBTuzTsVFE.facebook

Berna (Suiça) - Estava tudo preparado – mais alguns dias de agitação e, no 1 de julho, com a greve nacional, um pilantra acionaria o Supremo Tribunal Federal argumentando que diante da confusão reinante, das perdas do Brasil com a depreciação do real diante das outras moedas e da impossibilidade de se governar só havia uma solução – o impeachment da presidenta.
Joaquim Barbosa faria um sorriso de envaidecido, já sonhando com a faixa presidencial, e daria provimento imediato à demanda. E o STF que, no caso Battisti, queria mas não pôde enquadrar o ex-presidente Lula, assumiria o controle político do país, retirando Dilma do poder.
Para garantir o golpe, legal como foi o do Paraguai, haveria a rede da grande mídia, com a Globo caprichando nos closes dos ministros togados favoráveis ao impeachment.
E a Veja lançaria a capa sacralizando o golpe – o “STFcassa (ou caça ?) Dilma”. Em letras grandes, as primeiras medidas a serem tomadas por quem assumisse o poder – acabar com as bolsas escola e família, abrogar a lei em defesa das domésticas, privatizar a Petrobrás, acabar com as cotas universitárias em favor de negros e índios, privatizar o ensino e a saúde, acabar com a maioria dos ministérios e secretarias de governo dentro de um plano neoliberal de reduzir o Estado ao mínimo e abrindo nossas fronteiras a todo e qualquer capital estrangeiro, numa espécie de suk ou mercado livre de nossas riquezas.
Só que Dilma foi rápida na reação, impedindo que as manifestações iniciadas com justos protestos contra o aumento de passagens de transportes públicos, acabassem sendo recuperadas por setores menos interessados pelo povo e mais por assumir o poder, a fim de reverter todas as conquistas sociais dos últimos anos.
Muitos dos reclamos dos manifestantes correspondiam às necessidades da população e constituíam falhas cometidas pelo governo, no afã de construir uma base governável. Feita a autocrítica, tomada a palmada na bunda, era preciso, e logo, garantir terem sido ouvidos os protestos.
O plebiscito por uma assembléia constituinte evita que fique com o STF a decisão sobre quem governa, e restitui ao povo sua soberania. É um sabor de democracia participativa ou de democracia direta, que os suíços utilizam com frequência.
O povo nas ruas fez uma série de reivindicações que serão catalogadas para se transformarem em lei por uma assembléia constituinte.
É verdade que, depois do encontro da presidenta Dilma com a direção da OAB, surgiram dúvidas no Planalto, se o caminho a seguir é realmente o de se convocar uma Constituinte, capaz de mudar a Constituição, dentro do projeto de Reformas políticas.
O ideal seria a presidenta Dilma não ceder à OAB, que embora tenha ações louváveis e de vanguarda em diversos setores, não deixa de ser o lobby do atual establishment jurídico brasileiro, cujo emaranhado dificulta o combate à corrupção no Brasil. Principalmente quando Dilma diz querer tornar a corrupção num crime hediondo.
Como aplicar uma Reforma política sem uma Constituinte ? Tão logo seja submetido o plebiscito ao povo e aceito, o governo Dilma deveria convocar a assembléia. Como nosso regime presidencialista não permite a dissolução do parlamento, a Constituinte se faria com os atuais parlamentares. Haveria o risco de entraves e mesmo de algumas leis serem desvirtuadas, mas esse é o risco da democracia direta.
Mas não se pode esquecer que feitas as Reformas na atual Constituição, teriam de ser aprovadas num referendo submetido ao povo. Se as reformas aprovadas não corresponderem aos anseios populares, elas poderão ser rejeitadas.
Em todo caso, seja qual for a decisão tomada, o Brasil, que evita reprimir as manifestações e que aceita discutir soluções com os manifestantes, dá uma grande prova de democracia para o mundo. Mesmo a Europa não tem esse jogo de cintura com os manifestantes.

O melhor vídeo de motivação a liderança

28 junho, 2013

O espaço que a Igreja ocupa na vida das pessoas depende da qualidade do acolhimento e do testemunho

O espaço que a Igreja ocupa na vida das pessoas depende da qualidade do acolhimento e do testemunho.  Na correria do dia a dia movida pela sociedade,  um aparente esvaziamento espiritual e uma certa condição para a aceitação das realidades. Os dias atuais são marcados pelas muitas opções oferecidas pelo mundo, que são caminhos diversos trazendo inúmeros desafios: o individualismo, o fechamento em sim mesma,  maneira de pensar, de agir, inversão de valores, incluindo a religiosidade.

Jesus usava a pedagogia do acolhimento. Aacolher bem as pessoas é uma forma de se viver a própria fé e realizar com eficácia a missão que Jesus nos confiou. O acolhimento é um elemento integrante da evangelização, gera relações fraternas, despertando um desejo de viver, estar bem e de se inserir. Fiéis bem acolhidos são mais dispostos ao seguimento de Jesus Cristo, e a acolhida gera outras acolhidas.

Humberto critica interferência da Prefeitura na CPI do Transporte Coletivo

27 junho, 2013

Lula assume papel decisivo na organização das manifestações em todo o país

Ex-presidente da República e um dos principais atores políticos da esquerda brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva assume, definitivamente, o seu papel de liderança nos movimentos sociais que tomaram as ruas do país...continue lendo...

A passeata é contra você, sabia?

Fonte: Adital


O brasileiro se levantou contra toda essa corrupção e violência. Um senso de indignação generalizado, de já ter tolerado demais, apanhado demais.
Mas se você foi à manifestação e usa carteirinha de estudante para ter meia-entrada, mas não é estudante, você é parte do problema. Você não tem moral para reclamar da corrupção deste país. O nome disso é hipocrisia.
(Reclame mesmo assim, por favor, porque são dois problemas diferentes.)
Se você joga bituca de cigarro no chão, você trata a cidade como o seu lixo particular. Mas a cidade é de todo mundo. As ruas estão nojentas e a culpa é sua.
A manifestação é contra você.
Ah, você é ciclista, todo orgulhoso de ser sustentável, um carro a menos, menos trânsito e CO2. Você reclama da opressão do carro, mais forte, contra a bicicleta, o mais fraco. Mas você não para no sinal. Não respeita a faixa de pedestres. Você até anda na calçada, tornando-se o opressor do pedestre.
Não se iluda: a manifestação é contra você.
Você leva o cachorro para passear e não recolhe o cocô. Ninguém admite, mas o resultado está aí: nossas calçadas são um mar de merda. Calçada não é a privada do seu totó.
A manifestação é contra você.
Você joga papel no chão, e não faltam desculpas para não fazer o que é certo. Essa merda de prefeitura que não instala lixeiras, né? Ou, saída de estádio, você toma uma cerveja e joga a lata por aí. Ah, todo mundo estava jogando. Depois vem o cara limpar. A responsabilidade não é do Estado. É sua. E você, manifestante, não pode se esquivar a ela nos outros 364 dias da sua vida.
A manifestação é contra você.
Você não cumprimenta o porteiro. Você exagera horrivelmente no perfume e invade o nariz do outro. Você dirige bêbado. Você põe um escapamento superbarulhento na sua moto, que dá para ouvir a quarteirões de distância, incomoda todo mundo e compra um capacete que ajuda a isolar o som. Você obriga todo mundo do ônibus a ouvir a sua música. Você suborna o guarda ou qualquer outro serviço público. Ou ainda, você escreve textos como este, apontando o dedo contra delitos que já cometeu ou ainda comete, achando que dedo em riste exime você da responsabilidade.
Você é parte da violência. Você é parte da corrupção. Se você não mudar, o país não vai mudar. Mas não adianta todo mundo apenas demandar que "o poder” conserte as coisas. Quer mudar o país? Não esqueça de mudar a si mesmo, e pagar o preço da mudança, como um adulto.
Então, vai pra rua, que estava na hora. Mas não esquece: a manifestação é contra você.
[*Inspirado em um texto lindo e corajoso da Duda Buarque].

26 junho, 2013

Tudo começou pelo Movimento Passe Livre, mas a Globo logo passou a conduzir as manifestações

Ao ver o povo pelas ruas do Brasil reinvindicando mudanças, fico procurando respostas para minhas perguntas. Com o governo Lula e Dilma mais de 35 milhões sairam da pobreza. Conquistas democráticas profundas foram alcançadas, caracterizadas por uma significativa ampliação dos direitos e as oportunidades sociais, especialmente promovidos entre os setores mais pobres. A ascensão social a que milhares chegaram, não apenas emprego, mas em maior consumo, e em alguns casos contando com eletricidade e água pela primeira vez na vida. Decisão política tomada por Lula e Dilma de que as novas reservas marinhas, descobertas pela Petrobras, sejam asseguradas para a saúde e educação.  Agora vejo acontecer simultaneamente, o avanço e o protesto.

Essas conquistas/avanços  são conhecidas?
Será que faz necessário um Brasil mais justo, com novas políticas micro que possam ser percebidas todos os dias?

O que está acontecendo? Qual o alvo dos protestos?
A injustiça?
A corrupção?
O aumento dos 20 centavos no tranporte público?
Às péssimas condições do transporte, como por exemplo em São Paulo, onde as pessoas pobres gastam em média 3 horas por dia para ir e vir de seus empregos, apertadas, maltratadas, humilhadas, um transporte caro e ruim e do outro lado o gigantesco lucro empresarial?

Más, poderia estar acontecendo em cidade em que a esquerda recuperou o governo seis meses atrás? Poderia já ser alvo do protesto?

A copa do mundo? Esperou a maioria das obras estarem prontas para depois protestar?

O governo “Dilma”, atacado pela televisão, principalmente a Rede Globo que tem alcance nacional. Antes de conhecer o que seria as manifestações, a Globo concentrou na violência, ao perceber a grandiosidade do movimento pelas ruas os autores das violências passaram a serem apresentado pela Rede Globo, como cidadãs e cidadãos e logo em seguida priorizou a transmissão ao vivo das mobilizações.

Tudo começou pelo Movimento Passe Livre, mas a Globo logo passou a conduzir as manifestações.

Existe conhecimento de causa ou são pressupostos?
Politicamente essa situação gerada não é perigosa?
Como fica os membros e setores não corruptos da política?

Muitas são as reivindicações,  é bom se aproximar da realidade com humildade e em busca de pistas, por que pode ser que ninguém, antes, tinha clareza dos mesmos.

Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas



Em 1987 a ONU estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Essa data é importante para refletir e agir.

Larissa precisa da ajuda de todos nós


Do site do Rigon
De Larissa Sayuri Yoshizawa, citada dias atrás pelo blog, em recado noFacebook:
Meus queridos, desculpem-me ser tão direta, mas estou em uma necessidade urgente e preciso de vocês. A situação é esta: iniciei meu tratamento de um tumor raro e agressivo em julho de 2012; desde então passei por várias fases do tratamento, entre elas três tratamentos quimioterápicos (três esquemas de medicações), porque a cada final de tratamento, percebeu-se que o efeito não foi o esperado. Assim, acabei de terminar essa terceira tentativa e o tumor não regrediu, mas pelo contrário, a doença continua a se desenvolver. Dessa forma, surgiu então a possibilidade de um exame individualizado que vai possibilitar uma determinação de qual quimioterápico será o mais eficaz para o meu caso em específico (será enviado material do meu caso para análise). Com isso, provavelmente haverá uma maior chance de eu me tratar com um medicamento que tenha um melhor resultado!
No entanto, o custo é muito elevado, e a urgência se dá pelo fato de que eles iniciam a análise só após o pagamento. O custo é, em dólares, de 6.700,00 U$ (a taxa de envio seria de R$ 1000,00, mas fomos isentos pelo Instituto que enviará). Assim, com o valor atual do dólar, o valor em reais é de: R$ 14.819,73.
Cada um pode ajudar de várias formas, cada um no que puder: ofertando qualquer quantia, compartilhando esta mensagem, falando com quem sabe que pode ajudar de alguma forma, orando.
Profundamente, muito obrigada por tudo até aqui. Este é um dos momentos mais tensos do tratamento e estou enviando esta mensagem porque realmente preciso de todos vocês.
*quem quiser confirmação formal do valor envie-me seu e-mail inbox que lhe encaminho o e-mail recebido do Instituto Avanços em Medicina que contém em anexo os detalhes. O laboratório que fará a análise é: http://www.carislifesciences.com/
*a conta para depósito:
LARISSA SAYURI YOSHIZAWA
BRADESCO
CONTA POUPANÇA: 1001777-7
AGÊNCIA: 1440
CPF: 083.060.339-57

Integrantes da CPI do Transporte Coletivo da cidade de Maringá


Integrantes da CPI do Transporte coletivo:  Ideval de Oliveira (PMN), Humberto Henrique (PT), Luciano Brito (PSB), Márcia Socreppa (PSDB) e Chico Caiana (PTB) – cuja mão “desapareceu”

Foto Marquinhos Oliveira/CMM. 
Publicada no Maringá Manchete:

Vereador Humberto Henrique (PT) eleito relator da Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte Coletivo

O vereador Luciano Brito (PSB), vice-presidente do Legislativo, foi eleito presidente e o vereador Humberto Henrique (PT) relator da Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte Coletivo na tarde desta quarta-feira. A sessão foi inicialmente presidida pelo vereador Ulisses Maia (PP), presidente do Legislativo, que instalou oficialmente a CPI. Brito e Henrique foram eleitos com cinco votos cada. Os integrantes da CPI decidiram que as reuniões serão realizadas às segundas-feiras, às 15h, no Plenário Vereador Ulisses Bruder e serão abertas à comunidade. Márcia Socreppa (PSDB) falou da satisfação de participar da CPI e ressaltou a busca pelo bem de toda a comunidade. Chico Caiana (PTB) disse que o trabalho será árduo e que o principal objetivo é oferecer à população um transporte com preço justo e qualidade. Capitão Ideval (PMN) destacou a satisfação e alegria de fazer parte de uma CPI que não medirá esforços para beneficiar a população. Humberto Henrique (PT) explicou que a CPI irá analisar os custos que compõem a tarifa e para isso serão necessários vários documentos tanto da prefeitura como da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção, que opera o serviço, para que se possa analisar se há irregularidades. Luciano Brito (PSB), na função de presidente, solicitou que tanto a prefeitura como a concessionária sejam informadas da instalação da CPI e também apresentou requerimento, que foi aprovado pelos vereadores, pedindo o envio de vários documentos. Os vereadores Mário Verri (PT), Carlos Mariucci (PT) e Luiz Pereira (PTC) acompanharam a reunião. Além dos vereadores cerca de 20 pessoas, lideranças dos movimentos, assistiram ao início dos trabalhos da CPI. (Assessoria CMM)

25 junho, 2013

Comitê CONTRA a Redução da Maioridade Penal

É muito bom e gratificante perceber que uma grande parcela da população brasileira está atenta ao que acontece com o país, que a rua voltou a ser lugar de pautar a política em nosso país, mas nós que nunca estivemos deitados em berço esplêndido temos uma tarefa para terminar: o combate à Redução da Maioridade Penal.
O Comitê CONTRA a Redução da Maioridade Penal lhe convida para mais uma atividade, a pauta principal é a criação de uma agenda de eventos e ações que desenvolverão com a finalidade de esclarecer a população de Maringá sobre a posição deste Comitê.
“ A Redução da Maioridade Penal é uma pauta estratégica para o desenvolvimento da sociedade brasileira, mas somente aqueles que não se preocupam com o desenvolvimento humano, são favoráveis a Redução da Maioridade Penal.”

Comitê CONTRA a Redução da Maioridade Penal
Dia 26 de junho, às 19:30 horas
PUC Maringá, campus do Novo Centro

Compõe o Comitê: ARAS/Cáritas, Centro Educacional Marista, Centro de Referência Socio-educativo, Conselho Tutelar Zona Norte, Conselho tutelar ZOna Sul, CUT, Fórum DCA, Grêmio Estudantil IEEM, JPT, MNDH-PR, Ministério Público, PCA-UEM, PJ, UJS e UMES.

Curso gratuito: Técnico em Farmácia - inscrições terminam nesta sexta feira


4º Encontrão Arquidiocesano das CEBs _ Arquidiocese de Maringá

24 junho, 2013

A mídia comanda o boca a boca digital - governo e partidos estão fora

A MÍDIA COMANDA O BOCA A BOCA DIGITAL. GOVERNO E PARTIDOS ESTÃO FORA.

‘Há, nesse momento, uma direção política, sim, conduzindo os protestos. E essa condução é dada pela grande mídia. Foi ela quem "capturou" a agenda e fez transitar a pauta principal dos protestos da luta pela redução das passagens à luta abstrata contra a corrupção. A ação política da mídia lançou nas bocas - e nos cartazes - dos manifestantes a PEC 37, cujo conteúdo quase ninguém conhecia até poucos dias. E não há motivos para ilusões: trata-se de um processo organizado. (...) movimentos e organizações que estavam na origem dos atos já identificaram, inclusive, a criação de ‘eventos' no facebook em seus nomes por pessoas completamente estranhas à suas estruturas. Os telejornais selecionam em suas edições cartazes e depoimentos que se referem, exclusivamente, ao tema da corrupção. Uma pesquisa realizada pela Universidade Oxford e publicada no "Scientific Reports", em 2011, analisou os mecanismos por trás das mobilizações políticas realizadas nas redes sociais. A  pesquisa observou que as pessoas recebiam uma quantidade enorme de mensagens, num curto espaço de tempo, gerando uma sensação de urgência, que as levava a aderir aos atos de forma explosiva, num movimento em cascata. É um verdadeiro boca a boca digital. A aprovação dos atos está se contagiando rapidamente (pesquisas já indicam quase 90% de apoio) e a experiência de aprovação de um contagia outros com uma velocidade impressionante. Estima-se que a cada minuto 600 pessoas tenham sido convidadas para o ato em São Paulo na última semana. E o problema é que a mídia é quem está compartilhando e canalizando o sentimento das pessoas. Governos e partidos não,'  (Vinicius Wu; secretário geral do RS e coordenador do Gabinete Digital).

(Carta Maior;2ª feira,24/06/2013)

A tarefa mais urgente: conversar sobre o Brasil


Fonte: Carta Maior

A democracia deve ser exercida ali onde está o poder.

Não há nada mais precioso na vida de uma Nação do que o momento em que o poder se define nas ruas.

Assegurar que ele seja um poder democrático é a tarefa mais urgente no Brasil nesse momento. 

As forças progressistas, preocupadas com os rumos das legítimas manifestações de massa em todo o país, tem uma tarefa simples, prática, urgente e incontornável.

Reunir-se em todos os fóruns possíveis para exercer a democracia dando-lhe um conteúdo propositivo.

Conversar sobre o Brasil. 

Entender o momento vivido pelo Brasil. 

Formular e reforçar linhas de passagem entre o país que já temos e aquele que queremos ter.

Que temos o direito de ter.

Não há tarefa mais importante na luta pelo desenvolvimento do que criar valores. 

Não propriamente aqueles negociados em Bolsa.

Mas valores que coloquem a economia e os recursos a serviço da sociedade. 

Como bem disse a Presidenta Dilma em seu discurso de 6ª feira, ‘Precisamos oxigenar o nosso sistema político. É a cidadania , e não o poder econômico, quem deve ser ouvido em primeiro lugar". 

É crucial dar organicidade a esse princípio.

Os valores que vão ordenar a travessia para o novo ciclo de desenvolvimento estão sendo sedimentados nos dias que correm.

As forças progressistas devem participar ativamente da carpintaria dessa moldura histórica.

Como?

Organizando-se para ir às ruas.

Reunindo-se previamente para conversar sobre o Brasil.


Em núcleos de base dos partidos, nos diretórios, sindicatos, associações de moradores, nos locais de trabalho, nos círculos de vizinhança, nas escolas, nos condomínios, com a turma do futebol ou a do facebook.


Fóruns já existentes, mas enferrujados, devem ser ativados; outros novos precisam ser criados.

O anseio por mais democracia revelado nos últimos dias não pode ser desperdiçado.

Não deve ser sufocado. 

Nem desvirtuado. 

Quem entorpece o discernimento social tangendo justas aspirações para o terreno pantanoso do apartidarismo totalitário, conspira contra a democracia, falando em nome dela.

A mobilização progressista exige referencias aglutinadoras.

Elas estão igualmente em curso.

Nos últimos dias, em diferentes pontos do país, os encontros se multiplicam.

Na 6ª feira, por exemplo, cerca de 800 pessoas, representando 80 entidades reuniram-se no Sindicato dos Químicos em São Paulo, à convite do MST.

Em pauta: mobilizar um milhão de pessoas em São Paulo, em defesa de um Brasil onde a democracia participativa paute o destino da sociedade e o futuro da economia.

Neste sábado, na Casa da Cidade, em SP, mais de 200 intelectuais, sindicalistas, integrantes do PSOL,PSTU, PT etc reuniram-se com o mesmo espírito.

São apenas dois exemplos. E eles não podem ser mais que dois, entre centenas, nos próximos dias.

23 junho, 2013

Oito dicas pra não pagar mico em tempos de Manifestações:

Do facebook


Copiei de Paulo Vitor 

Oito dicas pra não pagar mico em tempos de Manifestações:

1- Não compartilhe o vídeo dos atores da Globo contra Belo Monte. Esse vídeo de 2011 está cheio de informações falsas. Inclusive alguns atores que gravaram o vídeo se arrependeram depois de descobrir que o que eles disseram não era bem assim.

2- Não diga que foram gastos 30 bilhões em estádios. Na verdade, foram gastos 7 bilhões, que é coisa pra caramba. Desses 7 bilhões, grande parte é emprestado pelo governo federal, mas a maior fatia será paga pela iniciativa privada. Os outros 23 bilhões foram investimentos em infraestrutura, transporte e aeroportos. Inclusive, o investimento em transporte é uma das reivindicações dos protestos.

3- Nunca peça pro governo gastar com saúde o mesmo que se gastou com estádio de futebol. Nos 7 anos de preparação para a Copa, foram gastos aproximadamente 7 bilhões com estádios. Neste mesmo período, foram gastos mais de 500 bilhões com saúde. Então se vc fizer isso, na prática vc ta pedindo pra reduzir consideravelmente os gastos com saúde. Gastos com saúde nunca são demais. Então cuidado pra não pedir a coisa errada.

4- Não peça um presidente pra garantir que algum político seja preso. Isso é papel do poder Judiciário. O manifesto deve ser endereçado a este poder.

5- Não peça um presidente pra impedir a votação de uma lei ou PEC. Isso é prerrogativa do Congresso. O manifesto deve ser endereçado aos parlamentares.

6- Não peça um presidente pra cassar o mandato de algum deputado ou senador. Isso é papel das casas legislativas. Está escrito no artigo 55 da Constituição Federal.

7- Nunca peça pra fechar o Congresso e acabar com os partidos. O último presidente que fez isso foi um Marechal. Tal ato aconteceu em 1968 e foi nada menos do que o temido AI-5 da ditadura.

8- Não compartilhe aquelas informações falsas sobre o auxílio reclusão. O auxílio reclusão é um benefício pago à família do detento que contribuiu com o INSS, logo ele está recebendo um valor pelo qual já pagou anteriormente. O detento deve ser punido, não sua família.

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Os participantes discutiram sobre a presença de grupos com símbolos associados ao nazismo e ao fascismo no ato da última quinta-feira, quando milhares de pessoas se reuniram na Avenida Paulista pedindo, entre outras pautas associadas ao conservadorismo, o fim dos partidos e dos governos. Para a frente periférica, isso, associado a palavras de ordem como “Fora Dilma”,  sinalizou a intenção desses grupos de usar formas não democráticas para atingir seus objetivos. No ato, bandeiras de legendas políticas e da Uneafro foram queimadas e militantes ficaram feridos.
Para a frente periférica, é preciso reafirmar os preceitos da esquerda e formular uma pauta de reivindicações unificada e objetiva que contemple as demandas das regiões mais pobres da cidade, além de não permitir que grupos de direita usem a população como massa de manobra.
“Não é uma luta qualquer. É luta de classes. A gente fala tanta coisa, escreve tanta coisa. Tanta gente cita o Che Guevara, agora o Mariguella. Chegou o dia”, avaliou. Vaz acredita que o fortalecimento do conservadorismo afeta diretamente a periferia. “Normalmente sobra para a gente. Mas as balas aqui não vão ser de borracha”, afirmou. Leia na íntegra

21 junho, 2013

Pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff

Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, a presidenta república, Dilma Rousseff, falou há pouco à nação sobre as manifestações que ocorrem em todo o país. "Os manifestantes têm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo, de propor e exigir mudanças, de lutar por mais qualidade de vida, de defender com paixão suas ideias e propostas, mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira", assegurou. 
Confira a íntegra do discurso:

Foi por justiça

Foi por justiça que a bancada do Partido dos Trabalhadores escolheu o vereador Humberto Henrique para compor a comissão parlamentar de inquérito (CPI), que vai investigar a concessão do serviço público de transporte coletivo da cidade de Maringá no Paraná. A forma como o Humberto vem atuando em todos os momentos e situações e sua luta incansável a mais de oito anos por essa CPI, não poderia ser diferente. Que o "gigante" não adormeça nem antes e nem depois da CPI.

Que o “gigante” que por tanto tempo dormiu e que bom que acordou não volte a adormecer

Que o “gigante” que por tanto tempo dormiu e que bom que acordou não volte a adormecer e siga o exemplo, o testemunho incansável de mulheres e homens de todas as idades, que por tantas vezes pelas praças, ruas, becos,..., por todos os cantos gritavam e gritam por justiça no campo e na cidade e foram e são incompreendidos e rejeitados, mas estão aí, não abandonaram e não abandonam a luta. Mas é preciso ficar atento, manifestações tem uma força enorme, mas não têm como fazer todos os dias. A partilha dos deveres no dia a dia é transformadora, mobiliza muito mais.