28 outubro, 2010

A 20ª edição Agenda Latino-Americana Mundial aborda Deus e religião

Questionamentos como: 'Que Deus? Que religião?' são o tema da Agenda Latino-Americana Mundial, que em sua próxima edição, em 2011, completa 20 anos de existência. Sempre com temas atuais e que levam à reflexão, a próxima agenda abordará um assunto que não se restringe apenas aos interessados em religião, mas a todos que se colocam como construtores da paz e acreditam em ‘um outro mundo possível'.
Durante 20 anos, a Agenda Latino-Americana Mundial ofereceu reflexões sobre temas atuais e pertinentes. Na edição de 2011, o chamado é para uma conversa sobre Deus e religião, temas que, segundo Dom Pedro Casaldáliga, podem levar dúvidas sobre sua atualidade, pois "pensando em certas áreas do Primeiro Mundo" "Deus e a religião já eram".
Contradizendo isto, em texto introdutório, Dom Pedro revela que "na realidade, dá-se a contradição desconcertante de ver e sentir mais religiosidade do que nunca, e mais descrença também; com todas as ambigüidades e todas as oportunidades".
A partir de fragmentos como este, é possível compreender que a ‘Latino-Americana' não é apenas uma agenda como as outras, para ser rabiscada com anotações e lembretes durante o ano. Para Frei João Xerri, organizador do lançamento e da agenda Latino - Americana Mundial e Vice-provincial dos Dominicanos, este é um material de "consistência", que surgiu "para mudar o conceito de agenda". Mais informações

Nenhum comentário: