02 novembro, 2010

Minha resposta às provocações recebidas


Recebi alguns e-mails criticando diretamente a minha pessoa por ter postado em meu blog que votaria na Dilma Rousseff, sendo eu uma liderança da Igreja e com tom de provocação a respeito da foto ao lado, onde o Presidente Lula abraça e beija a presidente eleita Dilma de forma carinhosa.

Como relação a critica a minha pessoa digo que, seguindo a orientação da Igreja que esta bem clara no documento 40 da CNBB: “Igreja, Comunhão e Missão na evangelização dos povos, no mundo do trabalho, da política e da cultura” declarei em meu blog que votaria na Dilma usando da minha total liberdade que tenho sem ofender e desobedecer a minha Igreja.
Segundo o ensinamento da Igreja, para que os leigos e leigas desempenhem sua tarefa é preciso que recebam uma formação adequada para a participação na política que permita a nos leigas e leigos:
— Aprender a fazer análise da realidade.
— Conhecer propostas e práticas dos partidos e candidatos, aprendendo a respeitar a opção partidária dos outros.
— Adquirir consciência crítica frente à realidade política.
— Desenvolver a sua formação na fé e adquirir sólido conhecimento da doutrina social da Igreja para discernir e avaliar com critérios evangélicos a realidade e a ação política.
Tenho procurado seguir essas orientações e com base nelas com total liberdade e consciência tornei publico o meu voto. Para quem acha e estão jogando em minha cara que desrespeitei a Igreja nessa eleição a minha orientação é que procure conhecer e aprofundar os documentos da igreja e suas diretrizes.

Com relação à foto do Presidente Lula onde ele abraça e beija a presidente eleita Dilma de forma carinhosa não sei a onde conseguiram enxergar imoralidade; o obsceno.
Como é triste ver pessoas que parecem ser incapazes de ter relações de afetividade. Incapazes de amar.
Ao olhar a foto e ler as provocações que a mim enviaram, veio na memória o ano de 2004, quando elegemos o vereador Humberto Henrique (PT) na cidade de Maringá. No Ginásio de Esporte Chico Neto, quando do termino da apuração dos votos e a confirmação que tínhamos conseguido fomos envolvidos pelo sentimento que há muito tempo já havia entre nós; sentimento de amizade, de irmandade.
Éramos um grupo grande da paróquia Nossa Senhora da Liberdade na Arquidiocese de Maringá, que após uma caminhada, com estudos da realidade e dos documentos da CNBB acreditamos que poderíamos lançar um leigo cristão como vereador. Sonhamos juntos, levamos outras pessoas a sonharem e ele foi eleito. E nesse dia se tivéssemos um fotógrafo nos fotografando, cena como a de Lula e Dilma seria tanta que daria para montar um álbum.
Tive a graça de Deus de coordenar o projeto político que apresentamos na campanha e até hoje após a reeleição do vereador vem sendo colocado em prática - e naquele dia eu e o vereador eleito nos abraçamos e choramos.
Juntos com nós estavam nossos amigos e amigas, companheiros e companheiras de luta, a esposa do vereador e suas filhas e em nossos gestos que foi idêntico o da foto a lado, onde nos abraçamos e choramos não teve nada de imoralidade. Teve sim, muita afetividade, amor, respeito e companheirismo e a certeza que o sonho tornou-se realidade.

Como é triste saber que existem pessoas que se fecham e não dão a si mesma oportunidade de viver essas experiências e acabam nunca conseguindo descobrir que somos capazes de amar os que estão juntos conosco. Amar de tal forma que em certas ocasiões se faz necessário abraçar e até chorar se preciso for.

Peço que o nosso Deus que é todo amor e afeto os abençoe e conceda a graça de viver nem que seja um pouquinho de experiências com essas.

22 comentários:

ElaineColonhezi disse...

Eu vou ser bem honesta, nem respondo mais as agressões pelo fato de eu ter declarado meu voto em Dilma.
Cada um que cuide de sua própria vida.
somos livres.

Ricardo disse...

Paz e bem
Lucia
Tem pessoas que não sabem nem o que dizem, não tem coragem e so sabe criticar.
alem do mais o blog é seu, vc tem
total liberdade de nele fazer o quem bem entender.
gostei de sua resposta.
com relação a foto de Lula e Dilma sua resposta diz tudo.

Abraços
Ricardo

pauo - marta e familia disse...

Querida Lucimar
Tem gente que não quer enxergar a realidade. Não querem ver as mudanças positivas em nosso pais. Tem pessoas que não sabem viver a democracia, não sabem "perder" e se deixam tomar por sentimentos ruins e sai provocando. O blog é seu, vc esta sempre procurando informação e por isso optou pela Dilma, confesso que sua opinião muito ajudou minha familia a tbem decidir pela Dilma.
nosso abraço

Paula, Ruan, Vanessa, Rodrigão disse...

Lucinha
vc é sempre querida por nós
continue fazendo o q. faz e c/ faz. Não se deixe abater por aqueles que só querem bofetear.
sabemos o q. Lula e Dilma estavam sentindo qdo se abraçaram e tbem sabemos o q. vc e o nosso vereador Humberto sentiram naquele dia no chico neto qdo tbem se abraçaram.
continue, nao desista

Anônimo disse...

Ola minha querida; fuque tranquila com a sua decição de ter colocado sua opinião no seu blog. Estou com vc. Eu tb como padre declarei meu voto na Dilma e tinha adesivo em meu carro. Fui muito criticado mas valeu a pena. Acrdito em sua capacidade de governar o brasil e acredito na mulher. abrços e beijos.

Anônimo disse...

Olá Lúcia, paz e bem!

Ainda hoje dei uma "olhadinha" no seu blog e, confesso, gostei muito da resposta que voce nos ofereceu: inteligente, pontual, fundamentada. Ainda que não sou tão proximo de voce, mas a vi nessa resposta.

Digo que há pessoas que gostam de tentar colocar na boca da igreja suas próprias verdades, pois não, infelizmente, nem sempre estão bem fundamentadas. Ah, não li os comentários que voce disse, não sei de quem se trata. ok.
Digo ainda que o problema não foi voce ter declarado o seu voto. Isto é óbvio! E voce sabe muito bem disto. Talvez se voce tivesse dado outra resposta, com certeza voce, para alguns comentários não teria sido desobediente a sua igreja. Não é verdade? O problema, problema entre "aspas", é que voce declarou o seu voto para o PT, para o 13, para uma Mulher, para um projeto de continuidade, para a Dilma.

Gostaria de te motivar, voce é livre, e com responsabilidade nossa liberdade se mostra. Paulo em um dos seus momentos de dor e sofrimento diz: "estive só, mas o Senhor esteve ao meu lado, e me deu forças".

Forte abraço, felicidades, e muita força, mulher.

Em Cristo, bom pastor

Obs.: Essa resposta recebi por e-mail e postei. Respeitando o colega assinei como anônimo

Unknown disse...

Acompanho seu blog há algum tempo e fiquei feliz por saber que votaria na Dilma.Assim como vc ouvi muita bobagem de pessoas que tenho muito respeito por estar alinhada às propostas da Dilma. Não sou tola de achar que está tudo bem, mas seria um retrocesso político ter o PSDB na presidência (confirmei essa opinião com o discurso do Serra após a derrota, foi horrível!). Ainda mantenho o respeito por meus amigos anti-PT, mas lamento. Bj, Martha

Prof. Adriano disse...

Oi
A opção ideológica sempre deve ser livre...
Abrir ou não o voto mais livre ainda...
Parabéns pela transparência
Agora é hora de união pelo Brasil e não mais de criticas
Concordas?
Muita paz e bem

Fernando Antônio Gonçalves disse...

Lucimar querida irmã:
Críticas desengonçadas não devem ser levadas em consideração.
Diz a sabedoria popular: "quem gosta de bunda é penico".
Liga não, mana querida.
Segue em frente e que o Homão da Galileia sempre a cubra de múltiplas bênçãos.
Com afeto,

Beto disse...

Lucimar, vejo que todos estamos sendo sabotados de uma ou outra forma. Nesta campanha, amais suja que vi desde Collor, usaram de tudo, inclusive da igreja para fazer política. Religião deve ser fonte de liberdade e nãod e manipulação para a esquerda ou direita. Mas sou feliz por faraem mau de mim e de voce, além de outros e outras, pois estamos fazendo nossa parte do jeito certo.
Parabéns e não se deixe amedrontar

Pe Almeida disse...

Quanto a mim, fique tranquila. Viva a liberdade de consciência, opinião, expressão! Abraços.

Ir. Edna disse...

Bom dia Lucimar,
Eu estou na França e vi esta cena quando o presidente abraçou e beijou a Dilma.
Aqui ninguém falou nada a respeito. Portanto também não viram nada de obsceno ou algo parecido.
Tem gente que enxerga nos outros aquilo que é e pensa. A boca fala do que o coração está cheio.
Eu não votei porque não estou no Brasil, mas fiquei super feliz com a vitória dela.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Fica fria. Vc não está só. Eu tb votei na Dilma e mais um monte de gente hehehe... aproveitando, inseri o link do seu blog no meu site. Confira em www.acheiparana.com

Jacheline Batista Pereira disse...

Escuta Lucia, tinha mais algum candidato a presdiente (ahahah???), pelo que eu saiba somente a Dilma, e graças a Deus, venceu.
Não liga para pessoas pequenas não, fez o que mais de 50% da população brasileira fez, votar pela continuidade de mudança necessárias ao nosso país.

O PORTA-VOZ disse...

Lucimar

Acabei de receber seu e-mail sobre as críticas que vc recebeu. Como diz "Madeira do Rosarinho", hino de nosso carnaval, da autoria de Capiba, "e se aqui estamos cantando esta canção, viemos defender a nosa tradição e dizer bem alto que a injustiça dói, nós somos madeira de lei que cupim não rói".
Somos madeira de lei e isso incomoda. Somos a madeira que resistiu 500 anos e finalmente vê a justiça começando a ser feita.
Sou católica, mas, antes de qualquer coisa sou cristã e, como tal, tenho a obrigação de arregaçar as mangas e ir à luta contra a opressão e á miséria.
Foi esse o legado que Jesus Cristo nos deixou: de sermos operários na construção do Reino. E a construção do Reino começa com a partilha. Nós só temos do que nos orgulharmos de nosso voto.
E, quanto ao beijo, achei lindo o carinho, a fraternidade e a solidariedade nele encerrado. Um fraterno abraço.

Rejane Menezes, jornalista - www.seguirmudando2010.blogspot.com

Zezito de Oliveira disse...

Lúcia,

Agradeço e parabenizo a você e a todos as brasileiras e brasileiros que sonham e constroem um país mais justo e belo. E, para isso afeto e arte são fundamentais.
Também postei esta linda foto no blog de história (http://blogshist.blogspot.com) e no meu orkut.

Abraço,

Zezito de Oliveira

Pedro disse...

Olá Lucimar ou deveria dizer:
Lucia, Lucinha, Barbi à capoeirista.
Qual desses nomes vc prefere ser chamada em menina?
Bom vou com Lucinha por expressar mais afeto.

Lucinha
Você é livre, assim sempre te vi desde que te conheci em 2005 qdo vc e o Pe Adacilio foram dar formação em minha região pastoral, confesso, vc parecia uma molequinha, mas mandou ver, deixou nós de boca aberta e o coração em chama e essa chama jamais será apagada.
Bom, vamos ao q. interessa
Vc mandou muito bem tornando publico seu voto, muita pessoas confia em vc e se alguém destes estava em duvida votaram na Dilma.
Com relação ao beijo carinhoso de Lula na Dilma expressou um sentimento que infelizmente muita gente não pode compreender, pq. expressa luta, justiça, irmandade, fraternidade, companheirismo. Pq simboliza a continuidade para um Brasil exemplo para o mundo todo. Um Brasil justo.
Que bom q. vc já teve oportunidade de sentir esse sentimento numa mesma causa.

Deus te abençoe

Sueli disse...

Lucimar,to com vc e nao abro,esse povo que critica e um bando de hipocritas,bjssssssssssss

Neuza Volpato disse...

Ok Lucimar!
Somente as arvores que dão bons frutos recebem pedradas ... fique bem. Deus te abençoe!

Pe. João Caruana - Guajará Mirim - Rondônia disse...

As eleições: apoiando este ou aquele candidate

Rapidamente:
1. Que durante uma eleição padres e bispos, our melhor bispos e padres devem se cuidar - ou que falar o que dizer e ou que fazer é verdade.

2. Agora dizer ou pretender que leigos comprometidos, como você, não ter liberdade para colocar a sua opinião num Blog coordenado por você, seria o absurdo do absurdo.

3. Não só que você como todas as leigas e leigos podem e devem; devem porque é assim que vai se formando a opinião publica dentro e fora da igreja.

4. Nesta eleição eu esperei que a igreja, em nível de bispos e padres, pela responsabilidade que eles carregam, mostrasse a responsabilidade que a CNBB só em nível nacional tomou e ponto final.

5. O que aconteceu é sabido por todos: e por causa da irresponsabilidade total de alguns bispos e alguns padres a Igreja no Brasil, perdeu muito pontos, saiu machucada - como em nenhuma outra eleição que eu acompanhei estes últimos 26 anos! Da pra falar e escrever mais!


Guajará Mirim - Rondônia

Camila disse...

Lucia ,
te apoiamos e apoiamos Dilma, pois sabemos o quanto algumas pessoas tem nos julgado, e usado mal o nome de Dilma.
VOTei em Dilma e apoio este goveno que está mostrando ao Brasil que está dando certo!!
infeliz é aquele que julga nós cristãos católicos de apoiarmos Dilma! como aconteceu em minha cidade, com a vitória de Dilma mostramos como Deus sabe o que faz, e tenho o prazer de mostrar a cara do PT, a esses "idiotas", que tentaram nos derrubar, falando mal de nosso governo, e de nossa presidente!
Estou feliz de saber que continuarei indo ao supermercado e fazendo compras que vão encher o carrinho, feliz de saber que ierei á uma loja e consiguirei comprar parcelado sem dificuldade!
feliz em saber que terei minha bolsa no Prouni, consiguirei financiar minha casa, etc...
Feliz de mostrar a verdade que existe em nosso governo, quando muitos tentaram nos defamar com calúnias e mentiras absurdas!!

Anônimo disse...

Opinião palpitante neste blogue, postagens como aqui está dignificam ao indivíduo que ler neste blog .....
Faz mais do teu blogue, aos teus visitantes.