16 junho, 2008

ESPAÇO DA COMUNIDADE

Por: Wellington Luiz dos Santos (1º Vice do CPP, Paróquia N.Sª de Guadalupe)

Lúcia, quero dar uma singela contribuição ao "ESPAÇO DA COMUNIDADE", criado por você em seu blog para sugestões e debates sobre as prioridades assumidas pela Assembléia Arquidiocesana.

Sei que muitas e brilhantes idéias serão propostas para que as prioridades assumidas sejam realizadas de fato, e não fiquem só no papel, mas não podemos esquecer algo bem básico: DINHEIRO, pois não basta só boa vontade e falas bonitas.
Com efeito, os Conselhos Paroquiais (CPP e CAE) devem reconhecer que também é necessário aplicar os recursos disponíveis (escassos é verdade!) tendo em conta as prioridades assumidas.
Em determinadas situações, infelizmente, no momento de aplicar as verbas, busca-se muitas vezes o bem-estar próprio dos paroquianos (p.ex., conforto dentro do templo), também sem dúvida necessário, mas deixa-se de lado uma prioridade justa, assumida em assembléia, olhando para dentro da igreja
ao invés de assumir uma postura de Igreja efetivamente “a serviço da vida” e com “olhar para fora”, que tanto é desejada.
Sem demagogia alguma, poderia ficar expresso nos projetos de atuação relativos às prioridades algum princípio que deixasse claro que também A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DAS PARÓQUIAS DEVERIA LEVAR EM CONTA AS PRIORIDADES ASSUMIDAS, por mais óbvio que possa parecer, a fim de que os mencionados Conselhos e os respectivos presidentes natos tenham argumento suficiente para justificar a liberação de verbas em favor das atividades que visem a fazer acontecer as prioridades. Do contrário, corre-se o risco de algumas propostas ficarem prejudicadas, se não inviabilizadas. Espero ter colaborado, ao menos com o debate. Grato.

Nenhum comentário: