02 julho, 2008

Colômbia resgata Ingrid Betancourt e reféns americanos das Farc


O Exército colombiano resgatou Ingrid Betancourt, três americanos e onze militares reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), segundo agências internacionais, que não forneceram mais detalhes sobre o resgate.
Betancourt, de nacionalidade franco-colombiana, havia sido seqüestrada em 2002, quando fazia campanha como candidata à Presidência do país.
Os três americanos foram seqüestrados em fevereiro de 2003, quando realizavam uma missão aérea do chamado Plano Colômbia nas selvas de Caquetá, ao sul do país.
O ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, declarou que os quatro ex-reféns estão em estado de saúde razoavelmente bom.
O resgate foi realizado em uma zona de floresta do departamento de Guaviare, no sudoeste da Colômbia, de acordo com Santos.
"Seguiremos trabalhando na libertação dos demais seqüestrados. Fazemos um chamado aos atuais líderes das Farc para que não matem, liberem os outros seqüestrados e não sacrifiquem seus homens", declarou o ministro, em coletiva na sede do Ministério da Defesa, em Bogotá, citado pela agência de notícias Efe.
Betancourt, os três americanos, três políticos e dezenas de militares e policiais colombianos integravam o grupo de cerca de 40 reféns que a guerrilha propunha trocar por 500 rebeldes presos, após a criação de uma zona desmilitarizada no país.
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: