29 outubro, 2008

Novelas uma Escola de criminalidade dentro de nossas casas

Muito raramente assisto novelas, infelizmente ou felizmente, nesta semana com oportunidade de ficar em casa a noite e estou acompanhando a novela da globo, uma verdadeira escola de criminalidade, de valores não cristãos.
Minha mãe e meu pai acompanham com freqüência as novelas e diante do que estou acompanhando esta semana e o que meus pais relataram, as famílias precisam ficar atentas.
Já algum tempo venho tentando entender tanto envolvimento ilícito de crianças e adolescentes, semana passada publiquei aqui em meu blog a matéria “Fé precisa de sustentação”, onde um menino disse que gostaria de ser “ladrão” por que sendo “ladrão” poderia levar comida para casa. Percebo ausência de verdadeiras pessoas que sejam referencia.
Diante do capitalismo maldito, do individualismo imposto pela sociedade que discrimina e exclui além de impor uma falsa consciência que inverte ou camufla a realidade em prol dos ideais ou vontade da classe dominante.
Diante da correria do dia a dia, onde os pais saem para trabalhar às 6 horas da manhã e só retornam para seus lares a noite e quando chegam tem tanto a fazeres que nem tempo para conversar tem, as crianças e adolescentes fica muita das vezes um período na escola e o outro período pelas ruas a mercê, sabe lá de quem? À noite ficam à frente da televisão, assistindo as novelas que nada de bom ensina infelizmente com elas se aprende como seqüestrar, roubar, matar, prejudicar a outra pessoa alem de desvalorizar o sacramento do matrimonio e destruir as famílias, enfim, uma verdadeira escola de criminalidade. Faltam políticas públicas, falta projetos para tirar crianças e adolescentes das ruas. Vereadores cadê os projetos que resgatam a vida, a cidadania.
Ta faltando vozes proféticas. Cadê o povo bom. Cadê o povo consciente. Cadê as Igrejas. Cadê as instituições e organizações não governamentais. Esses povos bons precisam se unir para elaborar projetos, cobrar projetos dos órgãos competentes, cobrarem políticas publicas, cobrar mudanças nos conteúdos dos programas da TV.
Se visitarmos os bairros durante o dia, vamos encontrar diversas salas e salões pertencentes às Igrejas, associações e outros de portas trancadas, vazios, sendo que poderiam estar sendo usados para realização de projetos que resgatam a vida e a dignidade da pessoa humana.
A situação é gritante, não podemos perder a esperança, recomeçar sempre é preciso, não podemos nos calar, precisamos nos unir para transformar essa triste realidade.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem Lucia, concordo contigo que alguma coisa precisa ser feito. Mas quando tu colocas que as igrejas, salões e associaçoes estão com as portas fechadas ai eu não concordo muito. Pois o que falta mesmo é pessoas da comunidade empenhadas em doar um pouco de seu tempo e de seu conhecimento na construção de uma sociedade mais justa e solidária. As associações, as igrejas e os salões estão sempre a disposição para serem usados oq eu falta mesmo são profissionais e pessoas dispostas a algum trabalho.

Anônimo disse...

é quando alguem escreve as coisas, sem uma analise holistica do assunto, acaba ficando uma visão unilateral de um problema nacional.

parabens pelo comentário Pe.Ednei

Anônimo disse...

Lucimar vc tem rezão, a novela é uma perdição.
doi ver pessoas criticando o q. vc escreveu só pq colocou "igrejas". e vc nem direcionou qual igreja

Anônimo disse...

eta povão
elegem corruptos
se dói por qualquer coisa
critica quem critica a podridão das novelas e o comodismo do povão
eta povão

Anônimo disse...

concordo com voce lucia é uma pena que tem genteque não aceita verdades

Anônimo disse...

Lucia concordo com seu artigo
- nao entendi o pq um anonimo parabenizou o comentario do padre, tem certas coisas q. não da para entender
- uma ressalva a colocação do padre, no artigo a lucia não escreveu q. as igrejas estão com as portas fechadas ela escreveu q. salas e salões pertencentes a elas e a outros estao com as portas ...
- um comentario
o padre coloca q. precisa de pessoas da comunidade empenhada em dar um puco de seu tempo.
padre o q. precisa é q. muito dos senhores padres estejam mais presentes em suas paroquias.na maioria das paroquias podemos constatar q. o atendimento do padre é 6 horas na semana, tres horas na parte da manhã em um dia e tres horas na parte da tarde em um outro dia. se procurarmos muito dos padres sem ser nesses horários nunca encontramos, os senhores padres devem estar prestando serviço na paroquia todos os dias, cuidando das ovelhas q. pertencem a paroquia, principalmente das q. estao afastadas ou em risco de irem para o caminho errado. Jesus passava seu tempo caminhando nos povoados, ajudando.
todos os trabalhos pastorais nas paroquias já são feito por pessoas empenhadas q. doam muito tempo no pouco tempo q. eles tem.

Anônimo disse...

Lucia, nao ligue pelas criticas não, sabemos o quanto voce se dedica pela igreja, continue sempre assim.
PS: com relacao ao anonimo que parabelizou o padre,( que nem merece comentarios), acredito que é ele quem precisa conhecer a realidade, pois a Lucia alem de saber mais do que ele, tambem se empenha muito mais, pois se o (anonimo) fosse uma pessoa participativa nao seria anonimo, que fala a verdade não tem medo de mostrar a cara.