15 outubro, 2008

Panamá sedia I Encontro latino americano de acompanhamento às pessoas que convivem com HIV/SIDA

Participantes de 18 países representados por 30 pessoas dialogam até quinta-feira sobre HIV/SIDA
Organizado pelo Departamento de Justiça e Solidariedade do Celam, acontece desde o último domingo, no Panamá, e se estende até a próxima quinta-feira, 16, o I Encontro Latino Americano e Caribenho de Acompanhamento a pessoas que convivem com HIV/SIDA. O Encontro tem o apoio da equipe de articulação da Pastoral da Saúde do Celam.
O Brasil participa representado por três integrantes da Pastoral da Saúde Nacional: o coordenador nacional, André Luiz de Oliveira; o vice-coordenador nacional, Sebastião Geraldo Venâncio; o membro da equipe de assessoria técnico-científica nacional, padre Léo Pessini; e o representante da Pastoral da AIDS, frei José Bernardi. O total de participantes soma 30 representantes de 18 países.
No domingo, André Luiz apresentou uma palestra de atualização de dados epistemológicos da pandemia VIH/SIDA no mundo, segundo informes 2008 da Saúde nas Américas 2007 e da Organização Mundial da Saúde (OMS), com enfoque na América Latina e Caribe e os desafios para a Saúde sobre a temática.
Dando continuidade ao primeiro dia, padre Léo Pessini proferiu a palestra: “Aspectos éticos, teológicos, pastorais e sócio-familiares da pandemia de HIV/SIDA”.
A Pastoral da AIDS apresentou sua experiência de trabalho no segundo dia, com frei José Bernardi. “Os nossos representantes foram muito bem elogiados pelas suas falas e observações por parte dos participantes do encontro, inclusive pelos bispos que integram o Departamento de Justiça e Solidariedade do CELAM", comentou André Luiz de Oliveira.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: