22 janeiro, 2009

CEBs se reúnem para preparar o 12º intereclesial


Cerca de 60 pessoas estão reunidas desde ontem, 21, em Porto Velho (RO) para tratar da preparação do 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que será realizado na capital de Rondônia entre os dias 21 a 25 de julho. Participam do Encontro assessores e representantes de todas as regiões do Brasil, incluindo o arcebispo de Porto Velho, dom Moacyr Grechi; o bispo de Floresta (PE), dom Adriano Ciocca Vasino, e o assessor do Setor CEBs na CNBB, professor Sérgio Coutinho.
No primeiro dia de trabalho, os participantes discutiram alguns pontos da conjuntura e estrutura sócio-econômica, política, eclesial e ecológica atual. O sociólogo Pedro Ribeiro de Oliveira destacou que vivemos uma crise mundial em quatro dimensões: financeira; de governança; ecológica e de humanidade. Disse que as crises têm aspectos negativos, ao mesmo tempo em que “nos desafiam para novas ações”.
Entre as preocupações constantes estão: a identidade e a missão das CEBs; a luta em defesa da Amazônia e do meio ambiente como um todo. Além disso, ele detalhou questões práticas como a pauta final do 12º Intereclesial e a reunião que se estende até domingo, 25. Também foi discutido o papel dos assessores e das assessoras no encontro de julho e na caminhada das comunidades de base.

Nenhum comentário: