24 abril, 2009

De Itaici, dom Anuar Battisti fala sobre o andamento da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

SIAM - Dom Anuar, quais os frutos que o senhor espera que essa Assembleia dê para a Igreja quanto à formação dos padres?
Esta Assembleia tem como preocupação aprovar um documento que venha orientar a formação dos futuros Presbíteros. Dentro desta perspectiva, o que espero é que não seja mais um documento, mas sim um caminho que todos os Seminários do Brasil possam levar a sério. Por isso os frutos esperados serão, em primeiro lugar, a formação de presbíteros pastores apaixonados por Cristo Bom Pastor, e Presbíteros conscientes da missão de evangelizar, como homens de Deus e homens do povo.
SIAM - O que é necessário para que um padre cumpra com a missão designada a ele?
Para o exercício do Ministério Presbiteral é necessário que o padre esteja em comunhão com o bispo e com os demais presbíteros. A fecundidade da missão está na unidade com todo o presbitério e com o Senhor da Messe. Por isso, o Presbítero deve ser homem de oração, ser humano, simples, integrado, amante da vocação pela qual foi chamado. Assim, todo o processo formativo tem como objetivo formar o coração do homem e do pastor.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Nenhum comentário: