01 junho, 2009

Dons do Espírito Santo

Querido Rubinho
Você pergunta quais seriam os Dons do Espírito Santo.
Percebo ao conviver com tantas pessoas que cada uma possui dons próprios e Deus que distribui a cada pessoa os seus dons, nem todos tem que fazer tudo, mas todos têm que fazer sua parte. Os dons são tão diversos como são as pessoas.
As pessoas vão descobrindo suas capacidades aos poucos, mas não podemos passar por esta vida sem descobrirmos os nossos dons, repito, todos tem que fazer sua parte.
Todos os dons são presentes de Deus, quando nos referimos ao Espírito Santo temos como referência os sete dons: Sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus, conforme Isaías 11, 2-3. Na pessoa de Jesus se cumpre à profecia, conforme os dons que Ele recebeu e de sua dedicação e obediência ao Pai suas ações foi alicerçada na justiça e na paz.
No meu entendimento os dons do Espírito Santo são muitos, mas, como o número sete no contexto bíblico significa universidade, totalidade e perfeição, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons.
São Paulo, em Gálatas 5,22-23, fala nos “frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si”.
Abaixo segue uma pequena reflexão sobre os sete dons, a fonte eu não sei, tenho anotado em uma agenda antiga sem identificação da fonte, talvez tenha sido eu mesma que escrevi para uma formação, mas pode ser que não.
1) Saberia
Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele (a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.
2) Inteligência
Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja. Ex. Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos ...
3) Ciência
A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente à cultura da morte.
4) Conselho
É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados...
5) Fortaleza
É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.
6) Piedade
É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.
7) Temor de Deus
Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.

Nenhum comentário: