11 setembro, 2009

O pré-sal é do povo brasileiro

Por: Enio Verri
O presidente Lula fez um importante anúncio durante as comemorações do 7 de setembro sobre o pré-sal, e colocou a relevância da descoberta das reservas gigantes de petróleo para o bem do povo brasileiro. A extração de petróleo na camada pré-sal vai mudar a face do Brasil. Afinal de contas, são muitos bilhões de reais que vão entrar na nossa economia . Estes recursos poderão ser distribuídos para o povo, gerar desenvolvimento, ou então cair nas mãos de algumas empresas privadas de capital estrangeiro. Este é o grande debate hoje no Brasil.
O governo federal escolheu o modelo de partilha, ou seja, está propondo a criação de uma empresa estatal para administrar as riquezas do pré-sal. Segundo ele, com este modelo, os recursos serão aplicados em educação, ciência, tecnologia, em defesa do meio ambiente. Será uma estatal que irá defender os direitos e os interesses do povo brasileiro. Tudo muito lógico e salutar.
No entanto, Lula está sendo criticado por ter feito essa proposta.As críticas, como não poderia deixar de ser, partem daqueles que defendem os interesses do grande capital, do capital multinacional. E os meios de comunicação, alinhados a esses interesses, têm produzido matérias e mais matérias dizendo que o pré-sal deve ficar nas mãos das empresas privadas. Que o livre mercado, a concorrência é que vai fazer que se extraia mais petróleo e com muito mais vantagens. Agora eu pergunto: mais vantagens para quem? Quem será mais eficiente? Os bilhões de reais que certamente vão entrar no país vão parar aonde? ...continue lendo...

Nenhum comentário: