12 outubro, 2009

Nossa Senhora Aparecida Mãe querida



Celebramos hoje em todo o Brasil a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

No Evangelho, Maria nos ensina que o melhor caminho é "fazer sempre o que Jesus mandar" (Jo 2,1-11).
Nossa Senhora Aparecida é solidária com os pobres, deixa-se pescar por três pescadores pobres e trabalhadores no rio Paraíba em 1717 e as casas desses pobres tornam-se o primeiro templo de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Nossa Senhoa brotou das águas, a água é elemento de vida e de purificação. Ela nos lembra a importância do nosso batismo como novo nascimento.
Nossa Senhora é solidária com os negros, a cor negra da imagem traduz a solidariedade de Maria com a raça negra, tão injustamente escravizada. Sua cor denuncia o pecado do preconceito racial e anuncia a esperança de libertação.
Nossa Senhora é o carinho, a ternura e o sorriso de Deus para nós, os lábios da imagem estão entreabertos num doce sorriso. É um sorriso de bondade maternal, que alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.
O dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida era comemorado em 8 de dezembro desde que, em 1928, o papa Pio XI a declarou padroeira do Brasil, mas a partir de 1954, ela passou a ser homenageada em 12 de outubro, quando o governo brasileiro decretou esse como seu dia­ oficial.

Nenhum comentário: