23 novembro, 2009

Semana de Combate ao Câncer de Mama

A Semana de Combate ao Câncer de Mama tem início nesta segunda-feira (23), em Maringá. O objetivo é conscientizar a população quanto à importância dos exames preventivos e incentivar as mulheres a fazer a prevenção anualmente. A programação termina na sexta-feira (27).
Durante a próxima semana, representantes de órgãos públicos, instituições assistenciais e comunidade farão várias atividades para levar informações a homens e mulheres sobre a conscientização da necessidade da realização do exame preventivo do câncer de mama. Também serão realizados exames e orientações com relação ao auto-exame, além de passeata da Luta Contra o Câncer e trabalhos de conscientização em todas as unidades de saúde.
De acordo com a Secretária da Mulher e a da Sáude, no Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Os cânceres de mama e de colo do útero são os mais comuns. Estima-se que aproximadamente 49 mil pessoas terão serão câncer de mama em 2009. As regiões sul e sudeste, de uma perspectiva geral, apresentam a maior incidência da doença.
Câncer de mama
câncer de mama geralmente se apresenta como nódulo no seio. O crescimento do nódulo é lento, possibilitando a descoberta ainda cedo dessas alterações, se as mamas forem periodicamente examinadas por profissionais em serviços de saúde. O risco aumenta acima dos 35 anos e após os 50 cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer é o mais freqüente entre as mulheres da região sul, a cada ano cerca de 22% dos novos da doença são de mama.
Sintomas
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, podendo apresentar ou não dor nas mamas. Podem surgir nódulos palpáveis na axila, surgir alterações na pele que recobre a mama, abaulamentos ou retrações e até um aspecto semelhante a casca de uma laranja.

Fonte: JM

Nenhum comentário: