14 dezembro, 2009

Lançamento do programa ProJovem Trabalhador em Maringá-Paraná

Hoje na cidade de Maringá lançamento do programa ProJovem Trabalhador.
A solenidade será as 9 horas, no Auditório Hélio Moreira (no Paço Municipal), com a presença do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
O ProJovem Trabalhador unificará os programas “Consórcio Social da Juventude”, “Juventude Cidadã” e “Escola de Fábrica”, visando a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda. Em Maringá o programa envolverá a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Assessoria Municipal da Juventude, além de entidades representativas dos setores econômicos.
Em 2005, o governo federal lançou a Política Nacional de Juventude, que compreendeu, além da criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, o desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária – ProJovem.
O ProJovem Integrado compreende quatro modalidades:
- ProJovem Adolescente, que objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Consiste na reestruturação do programa Agente Jovem e destina-se a jovens de 15 a 17 anos.
- ProJovem Urbano, que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.Constitui uma reformulação do ProJovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens.
- ProJovem Campo, que busca fortalecer e ampliar o acesso e a permanência dos jovens agricultores familiares no sistema educacional, promovendo elevação da escolaridade - com a conclusão do ensino fundamental - qualificação e formação profissional, como via para o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania. Valendo-se do regime de alternância dos ciclos agrícolas, reorganiza o programa Saberes da Terra.
- ProJovem Trabalhador, que unifica os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica, visando à preparação dos jovens para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda.

Nenhum comentário: