08 maio, 2010

Reflexão: Mãe!

MÃE
Maio é o mês de Maria e é também o mês da mães.
É um momento oportuno para refletimos sobre a figura da mãe e a sua importância na sociedade de hoje. É fato que no mundo em que vivemosesta questão está muito complicada.
Vivemos em uma sociedade onde a figura da família em geral está um tanto quanto deturpada e com isso a figura da mãe igualmente.
São muitos os problemas: é comum vermos o desrespeito com relação às mães, por parte dos filhos que muitas vezes nem sequer escutam o que a mãe diz, a mãe se torna assim uma escrava que está ali pra servir e dar de tudo na mão isso quando não é reduzida a um simples objeto, o abraço, o beijo, dizer “eu te amo”, pedir a bênção então, saiu de moda e assim saiu de moda também a mãe.O único mandamento da Lei de Deus que vem acompanhado de uma promessa é “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” (Êxodo 20,12).A Palavra de Deus diz “Honra”. Ele não diz apenas para obedecer ou atender, mas honrar. Segundo o Dicionário Aurélio, honrar significa “Conferir honra; dar crédito ou merecimento a (…) Cobrir de honra; distinguir com honrarias; dignificar, enobrecer, estimar, respeitar, acatar; venerar, lisonjear”.
Quantos adjetivos! Honrar é colocar o outro em lugar de honra. É agradá-lo e acatá-lo mesmo quando não concordamos. É bem mais que obedecer.Com tudo isso não é difícil perceber o porquê de tantos problemas no mundo de hoje, alguém que não honra a própria mãe como respeitará qualquer outro tipo de princípio ético ou moral.Também não é difícil perceber a solução para tudo isso, está no amor. O amor é a resposta, dada pela mãe que aceita gerar uma vida, pela grande Mãe de Deus, Maria, que aceitou ser a mãe do Salvador. Assim poderemos dizer Feliz dia das Mães, não só com a boca, mas com atitude de filhos melhores para um mundo melhor.

Ronaldo Kois

Nenhum comentário: