05 maio, 2011

Noticias da 49ª Assembléia Geral da CNBB em Aparecida (SP)

Por Sérgio Coutinho
Assessor do Setor CEBs-CNBB
O tema central será sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015). Outro tema central serão as Eleições para Presidência da CNBB e de todas as demais presidências das Comissões Episcopais Pastorais.O nome que está sendo cogitado para a Comissão do Laicato é de Dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí (MG- regional Leste 2). Ele acompanha o laicato, a juventude e as CEBs naquele regional.Quanto ao acompanhamento das CEBs, existe a proposta de 3 nomes:
D. Giovane de Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis (TO) regional Centro-Oeste;
D. José Moreira Bastos Neto, bispo de Três Lagoas (MS) regional Oeste 1;
D. Zanoni Demettino Castro, bispo de São Mateus (ES) regional Leste 2.
Conversei apenas com D. José Moreira e ele se colocou à disposição. Ainda conversarei com os outros dois.
Gostaria que todos pudessem também opinar, principalmente aqueles que conhecem os nomes indicados para as CEBs ou, então, se tiverem alguma outra sugestão de nomes, pois na semna que vem estaremos em eleição por aqui.
Além disso, como é de praxe, estou colocando meu cargo de assessor à disposição para a chegada da nova presidência. Caso seja solicitado que permaneça na função de acompanhamento das CEBs pela CNBB, vou aceitar ainda mais um pouco este desafio até o findar do mandato. Mas, para isso, gostaria de contar muito com as orações e o apoio de todos e todas da Ampliada nacional, como venho recebendo desde quando cheguei em 2005.
Agradeço muitíssimo a companheirada e rezem ao Espírito Santo de Deus para que esteja junto de todos nós neste momento de nossa Igreja.

Nenhum comentário: