08 agosto, 2011

Dia Nacional de Controle do Colesterol

Excesso de colesterol cresce entre crianças e jovens

Hoje, 8 de agosto, considerado o Dia Nacional de Controle do Colesterol, os especialistas do Hospital Cardiológico Costantini alertam que é cada vez mais frequente o excesso de colesterol entre crianças e adolescentes. Os altos níveis de gordura no sangue podem desencadear o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, responsáveis por 310 mil mortes anuais no país.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 43 milhões de crianças em idade pré-escolar sofrem de obesidade ou sobrepeso, um dos indícios de que o colesterol pode estar elevado. Além disso, pesquisadores constataram que, de duas mil pessoas entrevistadas entre 5 e 20 anos, 53% deles apresentaram excesso de gordura no sangue.
Esse cenário é preocupante devido às altas taxas de mortalidade causadas pelas doenças cardiovasculares. Boa parte desses eventos está relacionada ao excesso de colesterol no sangue, que é produzido pelo próprio organismo e também quando as pessoas ingerem alimentos gordurosos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 30% da população brasileira apresenta níveis elevados de colesterol. Atenção à quantidade de colesterol ingerida nos alimentos. Mais informações



Nenhum comentário: