20 maio, 2014

Devemos ir à missa não somente para rezar, mas para receber a Eucaristia

Segue abaixo, um pequeno texto que escrevi para uma reflexão

Devemos ir à missa não somente para rezar, mas para receber a Eucaristia

O papa Francisco disse na sua passagem pelo Brasil: “A Igreja é mãe. Ela cura os feridos. Ela não se cansa de perdoar. Os divorciados podem fazer a comunhão.”

Acredito que todas e todos são convidados, ninguém deve ficar de fora, a não ser as crianças que ainda irão ou estão se preparando para fazer essa linda experiência com Jesus.


O papa Francisco no dia 05 de fevereiro, na Audiência Geral para a catequese disse que devemos: “Ir à missa não somente para rezar, mas para receber a Comunhão, este pão que é o Corpo de Jesus Cristo que nos salva, nos perdoa, nos une ao Pai.”

Em outros momento papa Francisco afirmou que a Eucaristia leva-nos a olhar os outros como irmãs e irmãos, é a graça de sentirmo-nos perdoadas e perdoados. Não parte da nossa iniciativa, mas é uma ação do próprio Cristo, que em cada celebração quer entrar na nossa existência com a sua graça.

Jesus se faz pão por causa do povo, para aprendermos a estender a mão, comprometer-nos com a justiça e com o reino. Precisamos compreender que se não participamos da Eucaristia a paz que ela irradia não brilhará em nós.

A ceia de Jesus com suas amigas e amigos, antes de ser crucificado e morto na cruz foi uma celebração. O pão e o vinho partilhado tinha um sabor especial. O pão era o próprio Corpo de Jesus. O vinho era o próprio Sangue de Jesus, entregue em favor da mensagem do Reino, baseado na fraternidade, na igualdade, na solidariedade, no respeito a todas e a todos. 

Devemos ir à missa não somente para rezar, mas para receber a Eucaristia. A Comunhão é o símbolo do amor, da ceia que reúne amigas e amigos, que nos salva, nos perdoa, nos une ao Pai, nos leva a olhar os outros como irmãs e irmãos, é a graça do perdão. Todas e todos são convidados, ninguém deve ficar de fora.

Nenhum comentário: