03 maio, 2015

Carta de Repúdio à Violência aos Professores e Professoras do Paraná

Curitiba, 01 de Maio de 2015

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Paraná vem a público repudiar qualquer tipo de violência aos professores e professoras do Paraná, ou qualquer outro servidor estadual que luta por seus direitos que estão sendo modificados bruscamente, sem a participação democrática dos mesmos.

Hoje, 1ª de Maio de 2015, a Igreja do Brasil é convidada a sair em Romaria para lutar pelos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras do nosso país. Este ano o lema que motivou essa caminhada “Nenhum trabalhador sem direito”, foi proferido pelo Papa Francisco aos trabalhadores de todo o mundo durante o Encontro Mundial dos movimentos populares no ano passado. Lutar pelo direito dos trabalhadores é nosso dever e nossa obrigação como profetas nos dias de hoje, para construirmos um mundo justo e fraterno.

Infelizmente presenciamos nessa última semana aqui no Paraná, uma violência inaceitável. A votação na Assembleia Legislativa do Paraná que discutia o Projeto de Lei nº 252/2015, que promove mudanças no regime próprio da previdência social dos servidores estaduais – a Paraná Previdência, interfere diretamente no direito dos servidores públicos do Paraná. Os professores se colocaram em greve para negociar essa alteração, mas o governo do Paraná não demonstrou espírito público para o diálogo com os servidores, e de forma truculenta reprimiu o povo que lutava pelos seus direitos afetados.

Testemunhamos atos lamentáveis e inaceitáveis com o povo paranaense. Uma verdadeira praça de guerra, onde com spray de pimenta, bala de borracha, bombas de gás lacrimogênio, vindo da terra e do céu, e cães furiosos atacavam os trabalhadores e trabalhadoras. Hoje esse povo sofre por ter alguns representantes que não os representa e vota contra o nosso interesse.

Rogamos a Deus que nos abençoe e nos proteja, para que tenhamos forças para continuar na luta e que possamos viver num mundo mais igualitário!

Comunidades Eclesiais de Base do Paraná
Secretariado do 14º Intereclesial das CEBs

Nenhum comentário: