20 julho, 2016

A professora que usou funk para ensinar Marx (e acabou repreendida)

“Os burgueses não moram na favela. Estão nas empresas explorando a galera. E para os proletários o salário é uma miséria. Essa é a mais-valia vamos acabar com ela”. Quando Karl Marx virou Baile de Favela, vídeo que viralizou nas redes sociais em menos de 24 horas de sua publicação, a professora de sociologia Gabriela Viola, que coordenou a paródia feita por seus alunos do ensino médio, foi afastada por uma semana da escola estadual Maria Gai Grendel, onde dá aula, na periferia de Curitiba, e agora fará seu trabalho com "acompanhamento pedagógico" especial. O episódio jogou mais lenha na fogueira no debate sobre o movimento Escola sem Partido, que acusa professores de tentarem doutrinar os alunos.
A reportagem é de Ana Carolina Cortez, publicada por El País, 19-07-2016.
A confusão começou na noite de um domingo, em 3 de julho, quando a professora publicou, a pedido dos alunos (todos seus amigos no Facebook), o vídeo que eles gravaram em sala, resultado de um trabalho sobre Karl Marx, conteúdo que faz parte da grade curricular obrigatória do primeiro ano de sociologia do ensino médio. A paródia foi o resultado de um bimestre de aulas expositivas e uma série de debates. Os alunos escolheram a música e elaboraram a letra. No dia 4, a professora foi convocada para uma reunião com o Núcleo Regional de Educação, subordinado à Secretaria de Educação do Paraná, na terça seguinte. Lá, foi ordenada a ficar em casa até a próxima reunião de pais, sem data marcada para acontecer.
Oficialmente, a Secretaria de Educação do Paraná diz que o afastamento foi feito para preservação de sua integridade física, após usuários terem publicado ameaças à professora nas redes sociais. Comentários como “essa mulher merece uma surra” e “pobres crianças manipuladas” permearam as reproduções do vídeo pelo Youtube e pelo Facebook, onde foi originalmente publicado, no perfil privado de Viola. “Mas não recebi nenhuma ameaça direta. Nenhum pai reclamou comigo, ninguém me perseguiu. Pelo contrário, só me mandaram mensagens de apoio, após meu afastamento”, afirma. Já os alunos criaram a hashtag “VoltaGabi” e organizaram manifestações na escola. Após o protesto dos estudantes, a professora voltou para a sala de aula, depois de menos de uma semana.
A secretaria insistiu em nota que "tomou as medidas necessárias para garantir normalidade das aulas". Também disse que "a professora receberá acompanhamento para auxiliar na sua prática pedagógica". O motivo seria o uso de conteúdo inadequado para alunos daquela idade (jovens de 15 ou 16 anos). Neste caso, o que desagradou a secretaria foi a escolha do Baile de Favela enquanto música de trabalho. A assessoria disse, entretanto, que esse acompanhamento não tem o objetivo de virar "um policiamento de conteúdo".
“Eu moro no Taquara [periferia de Curitiba e bairro da escola] e sei que o estilo preferido aqui é o funk, e não a música clássica. Tratar o funk como um estilo inferior é etnocêntrico”, afirma Gabriela. A letra original, que a professora considera machista, também foi questionada e debatida. “Eu quis trabalhar com aquilo que os alunos já tinham de bagagem, dando um novo significado à música. Para mim, a educação deve respeitar a realidade do aluno”.
Teor ideológico
Viola insiste que o afastamento foi injusto e apenas fortaleceu grupos ligados ao movimento Escola sem Partido, ou “escola de um só partido”, como prefere chamar o grupo que pretende limar do currículo conteúdos considerados ideológicos. O movimento conseguiu emplacar três projetos de lei na Câmara - um deles, inclusive, propõe a criação do crime de “assédio ideológico”, prevendo multa e até um ano de prisão para professores que supostamente doutrinam alunos em sala. O Escola sem Partido vem conseguindo outras pequenas vitórias, como a exclusão do termo "gênero" do Plano Nacional de Educação, por considerar que a palavra se referia a uma questão de ideologia.
“O Escola sem Partido desrespeita a diversidade de pensamento na escola. A maioria dos ataques nas redes ao nosso vídeo vieram de pessoas defendendo esse grupo. Mas como gerar cidadãos críticos se eles não tiverem acesso à pluralidade de conhecimento?”, diz Viola. “Nas redes sociais, muitas pessoas apenas xingaram a mim e aos meus alunos, sem argumentos, como se eles fossem tábulas rasas, manipuláveis. Os alunos vem de uma realidade, de uma cultura. Eles não aceitam qualquer coisa que o professor diz, ao contrário do que a Escola sem Partido alega”, complementa.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP) classificou o afastamento da professora Gabriela como ilegal. “O Núcleo não pode afastar ninguém sem antes abrir sindicância e apurar o acaso”, afirma Vanda Santana, secretária geral da APP. “Não adiantaria nada forçar a professora a ficar em casa. Se a ameaça fosse real, ela correria perigo assim mesmo”, alega. Para ela, o motivo do afastamento foi político. “O problema foi a música e a escola não soube lidar com a repercussão. Mas isso está dentro de um contexto mais amplo. Falta gestão democrática em todo o sistema de ensino, que hoje é autoritário e incapaz de lidar com as divergências”, diz.
Preconceito
A professora de 22 anos, que se formou em sociologia com bolsa do ProUni, defende que a escola busque maneiras de se tornar mais interessante que o Facebook. “Damos aula como no século XIX para alunos do século XXI. A sociedade é dinâmica e a escola precisa se adaptar", afirma. Viola garante que o afastamento não mudará sua metodologia de ensino. Esta, inclusive, não foi a primeira vez que trabalhou com paródias em sala de aula. Mas foi a primeira que gerou repercussão nas redes. Antes desse vídeo, ela publicou uma paródia da música sertaneja “Aquele 1%”, escrita pelos alunos de outra turma do primeiro ano do ensino médio, que falava sobre a mesma coisa, ainda que o nome do “pai do comunismo” não aparecesse.
Quando postou a paródia "Karl Marx é Baile de Favela" no Facebook, para que os alunos mostrassem o trabalho para os pais, Viola acredita que alguém tenha baixado e encaminhado para grupos de extrema direita. Ela afirma que na descrição do vídeo original, ela havia informado que o vídeo fazia parte de um trabalho sobre Marx. “O vídeo foi reproduzido sem essa descrição. Isso fez parecer que os alunos estavam entoando um hino comunista, ensinado pela professora”, relata.
Fonte: IHU

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