07 março, 2017

Sobre as sessões noturnas na Câmara de Maringá

Comentário de meu amigo Humberto Jose Henrique


Vi que hoje será realizada a última sessão noturna das 19 horas na Câmara de Maringá. Não vou comentar sobre a posição de cada vereador, pois cada um deve ter seus motivos para votar a favor ou contra, isso o eleitor deve analisar, só acho que faltou um maior debate com a sociedade.
Pessoalmente sou contra essa mudança, acredito que mesmo com a fraca participação das pessoas nas sessões, essa foi uma conquista da sociedade maringaense, pois no meu entendimento devemos dar a oportunidade de participação, principalmente para aqueles que trabalham durante o dia e poderiam ter a possibilidade de quando quiserem la comparecer.
Acredito que o Legislativo precisa criar mecanismos cada vez mais eficazes de aproximação com a comunidade e não o oposto.
Quando vereador entendia que uma das sessões deveriam ser utilizadas também para o debate de temas importantes para a cidade juntamente com a comunidade, e não somente para discussão das matérias em pauta infelizmente não conseguimos implantar isso.
Um dos argumentos para mudar o horário foi o de que ninguém participa, ou só participa quando tem algum tema polêmico, ou seja, em vez de mudar o horário poderia se pensar em torna-lo mais atraente a participação da sociedade.
Acredito que os Vereadores poderiam rever essa decisão, deixando uma sessão as 9:30 para atendimento da imprensa e também para a transmissão ao vivo pela TV Câmara, e na sessão das 19 horas além de discutir os projetos através de uma pauta mais enxuta poderia se criar o FALA COMUNIDADE, onde as entidades organizadas, associações de moradores, conselhos municipais, enfim, todos e todas que de uma forma ou outra debatem a cidade pudessem se manifestar. A democracia se controe assim, para o povo e com o povo.

Nenhum comentário: