Província Eclesiástica de Maringá promove Seminário das CEBs de 09 a 11 de junho
O nosso povo quer se expressar, e nas CEBs ninguém é mais importante e o povo faz e é sujeito, e isso é lindo!
Tema: Formando Discípulas/os Missionárias/os do Senhor para as CEBs em um urbanizado.
O assessor, Celso Pinto Carias, um dos mais destacados teólogos leigos do Brasil, doutor em teologia pela PUC do Rio de Janeiro e assessor nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no Brasil estará em Maringá e promoverá a reflexão sobre esse tema.
O desafio de Carias será:
1º.) Caracterizar o mundo urbanizado – os desafios – VER.
2º.) O que nos identifica como CEBs?
- Missão
- Visão da Igreja
- Relação Igreja e Jesus
- Papel da Igreja
- Espírito Santo
3º.) Fundamentos
4º.) Relação: CEBs e iniciação a vida cristã (IVC).
5º.) CEBs – mundo urbanizado e o compromisso com a sociedade justa, fraterna e solidária.
6º.) Ministérios e serviços nas CEBs.
7º.) Recursos didáticos.
O Seminário tem como pano de fundo, formação, motivação e orientação para a “Escola de Formação de Lideranças”, que terá início em setembro deste ano de 2017. A “Escola de Formação de Lideranças” foi projeto apresentado pelas CEBs e aprovado em Assembleia arquidiocesana dentro da prioridade “missão” do 24° Plano de Ação Evangelizadora (2017-2021) da Arquidiocese de Maringá. Esta fase da Escola de Formação será em nível arquidiocesano e visa preparar as/os formadores para atender as paroquias.
No 7° Intereclesial das CEBs do Paraná, realizado em abril de 2016, a Província Eclesiástica de Maringá, quando no momento por província, sentiu também essa necessidade, a Arquidiocese de Maringá, abriu a “Escola de Formação de Lideranças” á província, que é composta além da Arquidiocese de Maringá pelas dioceses de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama. As dioceses estão avaliando irão ou não compor a Escola de Formação de Lideranças junto com a Arquidiocese de Maringá.
Como o Seminário é primeiro passo para a Escola de Formação de Lideranças para CEBs, as pessoas que participarão do Seminário deverão ser as mesmas que vão fazer parte da primeira turma da Escola Formação de Lideranças, para depois atuarem como formadores nas paroquias.
Sendo assim, as pessoas enviadas pelas paroquias devem possuir o requisito de boa capacidade de comunicação em contexto de grupo, de modo a reforçar a empatia entre os participantes e os objetivos da formação, qualidade essa fundamental para ser um formador. Lembrando que estamos falando em formadores para formarem nossas comunidades, portanto, importante, pessoas que sejam inseridas na caminhada ou que estão “abertas” a acolher a mística das CEBs.
Entendendo “Escola de Formação de Lideranças”
A Arquidiocese de Maringá, na sua opção por ser uma Igreja em CEBs e Rede de comunidades tem avançado nos últimos anos na iniciação da vida cristã.
Constituindo também a Escola Bíblico Teológica, ajudando muitas cristãs e cristãos a sentirem-se seguros na fé e atentos aos diversos desafios da vida cristã. Mas sente-se uma lacuna quanto ao processo formativo que os prepare para desempenhar funções de serviço à CEBs, muitos sentem-se despreparados e inseguros quanto à organização de uma reunião de CPC, ao método ver-julgar-agir-celebrar; à condução de um encontro de grupo de reflexão, de uma celebração, benção e oração nas casas, da leitura orante da Palavra, de uma abordagem evangelizadora; à organização de ações e projetos para atender as diversas demandas das comunidades. E sente-se muito mais inseguros quanto à participação na sociedade, nos seus diversos espaços de militância em favor da sociedade justa e fraterna.
Com a Escola de Formação de Lideranças, serão formadas equipes de assessoria e formação para CEBs, esta equipe revisa as experiências que já existem, estuda e define um processo didático, contendo material, dinâmicas e oficinas, orações, celebrações e retiros para ser aplicado nas paróquias que desejam constituir ou fortalecer as CEBs.
A Escola de Formação de Lideranças contemplará dois núcleos: 1) A Igreja ad intra e 2) A Igreja ad extra.
1) Ad intra: Formação bíblico/doutrinal: Que Deus, Que Ser Humano, Que Igreja; metodologia e prática de evangelização e aprofundamento da fé: Coordenar; Animar; Acompanhar... a ação da Igreja.
2) Ad extra: Doutrina Social da Igreja: Políticas Públicas e Conselhos; Movimentos Sociais e Populares, Associações e Cooperativas, Partidos Políticos e outros.
Seminário das CEBs
Tema: Formando Discípulas/os Missionárias/os do Senhor para as CEBs em um Mundo Urbanizado!
Data: 9 à 11 de junho
Inicio ás 19h no dia 09 e encerramento às 13h30 do dia 11
Local: Paróquia São Francisco de Assis – cidade de Maringá
Lucimar Moreira Bueno (LUCIA)
Da Coordenação das CEBs
Nenhum comentário:
Postar um comentário