08 maio, 2018

O Papel da Leiga e do Leigo!


O Papel da Leiga e do Leigo!


Criatividade e Testemunho

O Santo Padre afirma em sua mensagem em vídeo à necessidade de os leigos colocarem sua criatividade a serviço dos desafios do mundo e afirma também a necessidade de que os leigos deem exemplo de sua fé através da solidariedade e do compromisso com a sociedade.

Diz o Papa: "Peçamos juntos neste mês para que os fiéis leigos cumpram sua missão específica, a missão que receberam no batismo, colocando sua criatividade a serviço dos desafios do mundo atual".
Francisco ainda disse sobre os leigos que "Precisamos do seu testemunho sobre a verdade do Evangelho e de seu exemplo ao expressar sua fé com a prática da solidariedade".

Papel dos leigos na Igreja

O Papa Francisco recordou que, após o final do Concílio Vaticano II, foi realizado um esforço para que ficasse mais claro o papel dos leigos.

Procurou-se mostrar que, desde os primeiros séculos, os leigos exercem um papel fundamental dentro da Igreja.
Francisco recordou que a função dos membros da Igreja que não integram o clero é ajudar nas quatro dimensiones tradicionais da Igreja: a caridade, a comunhão, a evangelização e a liturgia.

O Papa enfatiza em seu vídeo que "os leigos se encontram na linha mais avançada da vida da Igreja" e que por isso é necessário que "demos graças pelos leigos que arriscam, que não têm medo e que oferecem razões de esperança" a todos.

Rede Mundial de Oração do Papa

Ainda a este propósito, o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa e do Movimento Eucarístico Juvenil, o jesuíta Pe. Frédéric Fornos sublinhou que, "Muitas vezes, pensamos que os sacerdotes são os responsáveis por impulsionar a missão da Igreja. No entanto, são os leigos que estão no coração do mundo e os que têm um papel chave para transformar a sociedade".

Para Padre Fredéric, "É nas famílias, nas salas de aula, nos escritórios, nas fábricas, no campo, na vida cotidiana onde encontramos a oportunidade de ser sal e luz do Reino de Deus, sabor do Evangelho". (JSG)

Fonte:  Gaudium Press

Nenhum comentário: