24 julho, 2019

Formação Região Pastoral São José Operário


Somos chamados! 

Somos chamados, as Comunidades Eclesiais de Base são chamadas a comprometer-se, porque é a Igreja que mais esta perto das famílias. Deus confia as Famílias as CEBs. Hoje é preciso perguntar: CEBs, como esta as famílias?

O tema trabalhado na Região Pastoral São José Operário também foi "Retornar as fontes, reafirmar as CEBs e fomentar o protagonismo e ousadia do CPC", iluminada pelo evangelho de Marcos 6: 31-44, Atos dos Apóstolos 2, Ezequiel capítulo 37 e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 -2023.

Os  Conselhos Pastoral das CEBs, devem assumir a frase dita por Jesus aos discípulos: “Vocêsé que têm de lhes dar de comer”, estar atento à realidade local, daí vem protagonismo dos CPCs, da responsabilidade amorosa pelo cuidado das pessoas e o anúncio do Evangelho, para tanto, a pauta da reunião de um CPC tem que ir além dos itens enviado pelo Conselho Pastoral Paroquial, precisam refletir sua realidade local e lançar as redes.

As CEBs, a casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária. Sair, ir ao encontro das famílias, para sentir quanto que elas são humanas, sentir sua fragilidade, ser uma porta de esperança "ir ao encontro das famílias, com atenção especial e ternura de quem coloca uma ovelha ferida no colo" ( DGAE). Isso é muito profundo.

Retornar as fontes, reafirmar as CEBs e fomentar o protagonismo e ousadia do CPC é preciso.

Data da formação: 23 de julho de 2019
Eu, Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)



Nenhum comentário: