16 março, 2020

CEBs promovem a III Celebração dos Mártires que será em Jardim Olinda

Celebrar o martírio de Oscar Romero


Celebração dos Mártires da Caminhada
Local: Jardim Olinda 
 Capela Nossa Senhora de Fátima
Data: 21/03/2020
Horário: 20 horas



“Bendito sejas, Deus da vida, pela luz de Cristo, o Mártir Jesus e por tantas vidas dadas pela vida, dadas pelo Reino!”.

Somos provocadas e provocados pela manifestação de nosso Deus ao nos fazer um convite profético “Não tenham medo”.

Imaginemos a vida de um mártir, os momentos antes do próprio martírio.  São muito os mártires da caminhada, mulheres e homens de todos os tempos.

Trazemos presente Oscar Romero, o São Romero das Américas, o critério central de sua atuação foi o bem dos pobres e muitas vezes repetiu “a paz, a verdadeira paz, somente pode ser construída sobre a justiça social.”

A Celebração dos Mártires faz parte da programação anual da Arquidiocese de Maringá, construída pelas Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs, será celebrada em março de cada ano, dia do martírio de Dom Oscar Romero. O local será itinerante, conforme manifestação em acolher pelas regiões Pastoral.

Tem por objetivo fazer memória aquelas e aqueles que deram a vida pela causa do Reino, que morreram lutando com fé e esperança no Deus da vida. Foram profetas, santas e santos e mártires que profetizaram sem medo, lutaram pela justiça do povo oprimido e marginalizado, pela igualdade e liberdade, pela inclusão social, pelo direito a terra, cuidado com a casa comum, moradia, pão, partilha da Palavra de Deus e a Eucaristia.

Venha fazer memória com a gente e que o Deus da vida e da resistência que se revela nos Mártires da Caminhada, nos encha do seu Espírito materno e nos renove na alegria do amor.

Celebração dos Mártires da Caminhada
Local: Jardim Olinda - Capela Nossa Senhora de Fátima
Data: 21/03/2020
Horário: 20 horas

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)
Assessora Leiga das CEBs na Arquidiocese de Maringá


Nenhum comentário: