Baixe o Texto Base do 15º Intereclesial das CEBs em PDF
Para baixar clique AQUI
Pretendemos que este material sirva para as instituições, os organismos, as ONGs e tantos outros grupos que sonham com um mundo melhor, marcado pela justiça e pela paz, pela fraternidade e pela igualdade, pela acolhida e pelo respeito, pela dignidade das pessoas e pelo cuidado com o meio ambiente, a casa comum. Houve um esforço para ajudar na indicação de caminhos possíveis para a defesa, promoção e valorização de todas as formas de vida.
Por Frei Zeca
Por ocasião do último Intereclesial das Comunidades de Base, realizado em Londrina – PR, Dom Juventino Kestering (in memorian), com os demais bispos e a delegação do nosso Regional Oeste 2, assumiram o compromisso pela realização do 15º Intereclesial das CEBs neste chão de missão que é o Estado de Mato Grosso. O intuito é reanimar e celebrar a vida e missão das Comunidades presentes nas Dioceses do Regional e em todo o imenso Brasil, vivenciando a proposta do Papa Francisco, de uma Igreja em saída, missionária, uma Igreja de comunhão e participação, uma Igreja samaritana, Povo de Deus.
Nesta perspectiva de celebrar a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base em todas as dioceses do Brasil, e animá-las em sua missão, acontecerá de 18 a 22 de julho de 2023, em terras mato-grossenses, na cidade de Rondonópolis – MT, o 15º Intereclesial das CEBs. E neste processo de construção e preparação do grande encontro das Comunidades, a Ampliada Nacional das CEBs elaborou o texto-base, para ajudar na reflexão, na celebração, na busca e construção do mundo novo, onde seja possível o bem viver.
Assim, temos a alegria de apresentar e propor este texto-base para a dinâmica do 15º Intereclesial, que tem como tema central: CEBs – Igreja em Saída, na busca de Vida Plena para todos (as). E como lema: Vejam, eu vou criar novos céus e uma nova terra, inspirado no livro do Profeta Isaías 65,17.
Partindo da metodologia Ver, Julgar e Agir, este subsídio é um instrumento de reflexão e de proposta de indicações práticas para que o Povo de Deus, na experiência de pequenas comunidades, dialogue sobre a realidade atual, tão marcada por alegrias e experiências que geram a vida, mas também por experiências negativas, que ferem a dignidade humana, criando muitas vezes a cultura da morte (ódio, discriminação, descarte, preconceitos, irresponsabilidade com o meio ambiente), e encontre luzes de esperança e de ânimo, para continuar sendo “sal e luz”, “fermento na massa” e gerador de profetas e profetizas da justiça e do bem, da acolhida e da inserção de todos(as) indistintamente, da valorização do outro, da outra e do cuidado com a casa comum.
Além disso, pretendemos que este material sirva para as instituições, os organismos, as ONGs e tantos outros grupos que sonham com um mundo melhor, marcado pela justiça e pela paz, pela fraternidade e pela igualdade, pela acolhida e pelo respeito, pela dignidade das pessoas e pelo cuidado com o meio ambiente, a casa comum. Houve um esforço para ajudar na indicação de caminhos possíveis para a defesa, promoção e valorização de todas as formas de vida.
Desejamos que este texto-base produza no coração e na vida dos homens e mulheres que dele se servirem, frutos de boas obras, sobretudo para com os mais pobres que estão nas periferias sociais e existenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário