As Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs promovem Celebração dos Mártires em Paiçandu
Um convite profético “não tenham medo” assim que o nosso Deus se manifesta a nós. A vida do arcebispo Dom Oscar Romero era pautada pelo Evangelho de Jesus Cristo, comprometida com o Reino de Deus. Por amar o seu povo, preocupou-se com a exclusão social, a discriminação e a violência. Era um homem de profunda oração e santidade, vivendo sua espiritualidade a partir da justiça, da liberdade e da paz.
Na mensagem pessoal do Papa Francisco enviada para a cerimônia de beatificação de Dom Oscar Romero, ele diz: “Em tempos de coexistência difícil, Romero soube como guiar, defender e proteger o seu rebanho. [...] Damos graças a Deus porque concedeu ao bispo mártir a capacidade de ver e ouvir o sofrimento de seu povo. [...] Quando se entende bem e se assume até as últimas consequências, a fé em Jesus Cristo cria comunidades artífices de paz e solidariedade”.
As CEBs da Arquidiocese de Maringá têm a cada ano, celebrado a recordação do martírio do Santo Oscar Romero, que deu a vida para defender os pobres de El Salvador e foi assassinado por milícias da ditadura militar. Romero foi canonizado pelo Papa Francisco em 14 de outubro de 2018.
Idealizada pelas Comunidades Eclesiais de Base no ano de 2017 e em calendário para iniciar em 2018 a Celebração dos Mártires passou a fazer parte da programação anual da Arquidiocese de Maringá, via as CEBs. Celebrada no mês de março de cada ano, mês do martírio de Dom Oscar Romero. O local itinerante, conforme manifestação em acolher pelas regiões Pastoral e/ou paróquia.
Celebração do Mártires
Dia Sábado, 25/03/2023.
Chegada às 19h.
Início às 19h30.
Local: Paróquia Jesus Bom Pastor.
Cidade de Paiçandu.
Região Pastoral Santa Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário