20 março, 2009

Absurdo...

Depois de vetar o feriado do Dia da Consciência Negra, prefeitura pretende acabar com os demais feriados...
Funcionários/as e Professores/as das escolas municipais de Maringá estão revoltados.
Em virtude da realização da CONAE - Conferência Nacional de Educação (etapa Maringá) nas escolas, a prefeitura CONVOCOU todos/as os/as servidores da educação para trabalhar amanhã (sábado) para o debate do documento referência da conferência.
O problema são as ameaças que estão ocorrendo por parte dos/as diretores/as das escolas e da secretaria de educação, segundo alguns relatos de servidores, de que será lançada falta e descontado o dia dos salários dos servidores que não comparecerem aos estabelecimentos de ensino para a reunião.
Segundo informações, somente os funcionários que pertencem à Igreja Adventista do 7º Dia estarão "liberados" da reunião.
A CONAE tem uma proposta bem diferente que é de um debate democrático sobre a instituição de um Sistema Nacional de Educação.
As pessoas não podem ser obrigadas a participar. Aliás todos os integrantes da comunidade escolar devem ser convidados para o debate (pais/alunos/ professores/ funcionários) e não somente os servidores.
A orientação da Comissão Organizadora Estadual era de que o debate fosse feito no dia 19 de março (última quinta-feira) nas escolas, o que foi realizado pelos estabelecimentos da rede estadual de ensino.
Acredito que a equipe da Secretaria Municipal de Educação ainda não se deu conta deste processo e justifica a convocação dos servidores dizendo que eles já usufruem de muitos recessos e feriados durante o ano.

Luiz Fernando Rodrigues

Nenhum comentário: