16 novembro, 2009

Semana da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil, desde a década de 1960, é dedicado à reflexão sobre o respeito e a inserção da negra e do negro na sociedade brasileira.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
O Brasil é um país onde a mistura das raças branca, negra e índia deu lugar a uma demografia colorida, mas demarcada, no entanto, por altos índices de preconceito.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência da negra e do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o Brasil (1594).

Zumbi dos Palmares
Zumbi nasceu em Alagoas (1655-1695) e é considerado o principal símbolo da luta e resistência do povo negro no Brasil. Zumbi, na língua afro, quer dizer guerreiro e foi esse o nome que adotou quando passou a assumir a luta contra a escravidão no Quilombo, local onde se situavam várias comunidades negras, nos Palmares. Liderando uma guerra civil contra portugueses, Zumbi ficou cerca de 14 anos numa intensa batalha até que numa emboscada foi morto. Seu corpo foi mutilado e sua cabeça decepada e enviada ao Recife, em Pernambuco, onde foi exposta em praça pública. Zumbi morreu no dia 20 de novembro, ficando conhecido com o grande líder da "primeira república verdadeiramente livre das Américas". Até hoje, a data é comemorada em todo o Brasil, com comemorações que relembram a sua coragem, força e fé.

Nenhum comentário: