28 setembro, 2010

Oração pelas Eleições

Deus da vida e da justiça,
Em busca de um Brasil melhor, nós, teus filhos e tuas filhas, vamos mais uma vez às urnas, para escolher as lideranças que governarão nosso país nos próximos anos.
Sabemos que tu nos sondas e nos conheces. Tu penetras no mais profundo de nossos desejos, nossas intenções e nossos pensamentos. Tu nos fizeste entender que o coração humano é limitado e frágil. De ti aprendemos que a missão é tua e que nossas obras são humilde colaboração. Dá-nos a graça de deixar-nos conduzir por teu Espírito.
Com tua ajuda, o sábio Jetro mostrou a Moisés que, mesmo fora do Egito, ele se tornaria um novo faraó se não exercesse o poder de forma partilhada. Quando Tiago e João, os filhos de Zebedeu, intercederam por privilégios junto a teu filho, ele nos mostrou que "entre nós não pode ser assim". E, depois de ungido por Maria de Betânia, teu filho também nos mostrou, no lava-pés, que o poder só tem sentido quando colocado a serviço.
Queremos fazer de nosso voto um gesto de humildade e de profecia, ó bondoso Deus!
Ajuda-nos a entender que as soluções vêm de tuas mãos, mas que precisamos fazer a nossa parte, cada vez com mais fé e entusiasmo.
Ajuda-nos a exercer, sob a luz do teu Espírito, o direito do voto, mas também o dever do acompanhamento permanente das pessoas e partidos a quem elegermos.
Ajuda-nos a entender a importância da democracia, mas também os seus limites, num modelo de sociedade em que o poder está muito mais nas mãos de quem detém o capital.
E livra-nos do mal de nos corrompermos, vendendo nosso voto. Livra-nos da tentação de esquecermos os teus ensinamentos. Convence-nos a cada dia de que "não é possível servir a Deus e ao dinheiro".
Que cada vez mais apenas a tua graça possa habitar em nós e em nossa nação brasileira.
Assim seja! Amém!

(Edmilson Schinelo e Ildo Bohn Gass)
Textos bíblicos inspiradores:
Sl 139; Gn 6,5; Ex 18,13-27; Mc 10,43; Jo 12,1-8; Jo 13,1-20; Lc 16,13.

Nenhum comentário: