03 setembro, 2010

Semana Nacional do Trânsito

Slogan “Segurança no banco de trás evita acidentes fatais”
Será lançada hoje campanha sobre a Semana Nacional de Trânsito. O tema deste ano é Cinto de Segurança e Cadeirinha.
A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da utilização dos dispositivos de retenção no transporte de crianças e do uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, inclusive no banco traseiro. A intenção é também mostrar as consequências do não uso desses equipamentos em uma colisão e com isso, disseminar a noção de que a segurança de cada um está diretamente relacionada à segurança de todos.
Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o uso dos dispositivos de retenção reduz o risco de morte de bebês em 70% e de crianças pequenas entre 54% e 80% no caso de colisão. Já o uso do cinto de segurança pelo condutor e passageiro do banco dianteiro reduz o risco de morte em torno de 40% a 50%, já no banco de trás esse risco é reduzido em até 75%.
De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos utilizam o cinto de segurança. No banco traseiro, esse número é reduzido a 11%. Pesquisa realizada pelo Denatran em 2009 também revela que apenas dois em cada dez jovens, de 15 a 17 anos, utilizam sempre o cinto de segurança no banco de trás.
A campanha começa a ser veiculada nacionalmente a partir de domingo (05/09). A Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro, ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Neste período, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito promovem campanhas e ações educativas de acordo com o tema estabelecido pelo Contran.

Nenhum comentário: