15 maio, 2018

O testemunho cristão acolhe e também incomoda!

Ser cristã, cristão, é dar testemunho, responder com a própria vida aos apelos do Reino e contestar profeticamente à iniquidade. É ser coerente com o anúncio e a prática, é ser testemunha de Cristo.

A ressurreição de Cristo para aquelas e aqueles que com Ele caminhavam os encheram de alegria, embora havia medo e dúvidas, a ressurreição é o fundamento da liberdade de testemunhar e com a descida do Espírito Santos sobre elas e eles o medo e dúvidas foram eliminados, o Espírito Santos os deu entendimento e coragem.

O que levou o mundo a aproximar da Igreja, foi o modo como as pessoas viviam de acordo com o que acreditavam e pregavam, isso é o Testemunho Cristão.

O texto de Atos 2,42 inicia dizendo: “Eram perseverantes...". Esse “Eram” indica que os quase três mil convertidos (At 2,41) que acabara de receber o batismo, acolhidos na Igreja, já estavam atuantes nas atividades descrita neste texto e testemunhava o Cristo ressuscitado. Novos na fé e perseverantes no caminho junto de Jesus e sua Igreja. Havia neles ousadia e serviço fazendo diferença em sua cidade, sua comunidade com o testemunho.

O relato dos Atos dos Apóstolos apresenta uma comunidade que vai se formando a partir do testemunho de se colocar em comum, além de bens econômicos, os carismas e dons de cada um (At 2,44-45), e do testemunho de uma evangelização aberta ao outro, ao acolhimento (At 11, 1-18), uma abertura ao diálogo com pessoas de diferentes religiões e culturas (At 17:22-28), e o testemunho profético (At 5,27-33).

O testemunho cristão acolhe e incomoda.

Nenhum comentário: