11 setembro, 2018

A consagração da tática do PT e o desespero da direita



Por Mauro Lopes publcado em Brasil 247 em 10/09/2018.

A consagração da tática do PT e o desespero da direita

Primeira impressões do Datafolha.
 
Importante: o campo foi feito nesta segunda, já absorvendo boa parte do impacto da facada e antes da oficialização de Haddad.
 
Por isso, a pesquisa é:

1. Péssima para Bolsonaro, que depois da facada não cresceu nada -oscilou de 22% para 24%. Pra piorar, nem mesmo sua condição de vítima diminuiu a
rejeição, ao contrário, pulou de 39% para 43%
 
2. Excelente para o Haddad, que mais que dobrou na pesquisa mesmo sem ter sido oficializado como candidato, saltando de 4% para 9%. Sua rejeição é baixa, 22%. Só amanhã saberemos se a pesquisa teve a questão que importa, apresentando ao eleitor Haddad com apoio de Lula, que é seu real potencial eleitoral (ele deve estar empatado com Bolsonaro ou mesmo um pouco acima, se a tendência observada nas últimas pesquisas se confirmar). ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE: Apenas às 22h desta segunda a Folha de S.Paulo liberou a informação, no meio de duas reportagens que é talvez a mais importante da pesquisa: 49% do eleitorado admite votar no candidato de Lula (33% "com certeza" votam no nome indicado por Lula e mais 16% que dizem "poder votar"). 
 
Outras constatações:
 
3. Ciro saltou de 10% para 13%. Uma pesquisa que é um sonho pra o campo progressista. Subida de Ciro desenha uma aliança progressista imbatível no segundo turno.
 
4. Marina despencou de 16% para 11% e começa a sair do jogo.
 
5. A aposta de muitos no crescimento de Alckmin depois do horário eleitoral gratuito foi um fiasco. Ele oscilou de 9% para 10%
 
Um registro importante: Lula, que previu consequência zero na facada sobre a eleição, afirma-se como o mais sensível dos líderes políticos do país.
 
Consequências da pesquisa:
 
1. Bolsonaristas devem ligar o modo pânico e irão embarcar cada dia mais na lógica do golpe, montando a história de que a facada teria sido uma "trama política" para prejudicá-lo, no roteiro desenhado pelo comandante do Exército no fim de semana. Setores militares irão apoiar essa linha.
 
2. O Estado de S.Paulo já embarcou nessa lógica do golpe há alguns dias. O restante da mídia deve observar o cenário, mas pode aderir se considerar a vitória do PT inevitável. Alckmin e o PSDB devem... mas eles tem alguma relevância agora?
 
3. A candidatura de Haddad (Lula) e Manoela deve deslanchar, assumindo rapidamente não apenas a liderança como o protagonismo nas eleições.
 
4. Está aberto o terreno para uma conversa entre o PT e Ciro para o segundo turno.
 
5. A tensão vai aumentar ainda mais.
 
6. Conclusão final: a tática do PT está se consagrando vitoriosa. Lula e a direção do partido acertaram em cheio e mantiveram o leme mesmo debaixo do fogo cerrado da direita, de Ciro e de outros setores da esquerda.

Nenhum comentário: