31 janeiro, 2009

DIFERENÇAS

Amiga/o, eis, em anexo um pequeno texto do prof. Virgílio Mattos: DIFERENÇAS- Algumas palavras sobre o asilo concedido a Cesare Battisti.
Trata-se de uma análise que lança luzes sobre o ASILO POLÍTICO concedido pelo Governo Brasileiro a CESARE BATTISTI. O poder midiático no Brasil e na Itália estão satanizando Cesare Battisti e o posicionamento do Governo brasileiro por ter lhe concedido asilo.
Eu tive a alegria e a responsabilidade de fazer mestrado em Roma, Itália. Vivi lá 3,5 anos. Vi, ouvi e conheci na Itália muitas histórias que estão referidas no artigo do prof. Virgílio Mattos. Mais: Conheci de perto o poderio econômico e político de Silvio Berlusconi, Aleanza Nacional, LEGA Nord ..., todos parceiros-vassalos de George Bush e do sistema neoliberal. Infelizmente, esta elite política e econômica (des)governa o povo italiano agora.
Sigo o seguinte Princípio: Se a mídia pertence a quem tem o maior poder econômico, logo defende os interesses dos poderosos. Logo, se Revista VEJA, TV Globo, Jornal FSP, ...com seus arautos que ganham rios de dinheiro - Arnaldo Jabor, Boris Casoy... - são contra algo, eu ser a favor. Se são a favor, eu sou contra. Isto porque a mídia, normalmente, criminaliza e sataniza tudo aquilo que questiona o status quo capitalista e que ameaça a continuidade da estrutura opressora. A mídia cria uma cortina de fumaça e sonega informações principais que possibilite ao povo discernir o que é justo.
Por isso, assino embaixo da análise feita pelo prof. Virgílio e aplaudo o Ministro Tarso Genro e o Governo Lula por terem dado asilo político a Cesare Battisti.
Jesus de Nazaré se rebelou contra a prisão política do profeta João Batista e iniciou sua missão pública. No seu programa lançado na pequena sinagoga de Nazaré estava "Libertar os presos". Foi condenado à pena de morte. Acolheu no reino de Deus um crucificado que estava ao seu lado no momento da crucifixão.
Somos discípulos de um prisioneiro político. Por isso, também, não podemos concordar com quem quer encarcerar pobres, negros, jovens e pessoas que lutam pela construção de um mundo mais justo. Leia o texto aqui
Um abraço terno.
Frei Gilvander Moreira

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Lucia,

Parabéns pelo blogue.
Uma apologia à cultura e à inteligência: isso é muito bom para nós. E... tem publico cativo!

Excelente escolha dos temos.
Que com o passar do tempo, o universo dos textos se restrinja mais à nossa provincia e em derredores.
Sucesso!