19 agosto, 2009

15º Grito dos/as Excluídos e Excluídas


O 15º Grito dos/as Excluídos e Excluídas terá como lema:
“vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular”.

O Grito é um espaço de animação e profecia de participação popular, em que os próprios excluídos e excluídas, junto com os movimentos e entidades que os defendem procuram chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente de exclusão social e o anseio por mudanças, por um novo mundo que acreditamos ser possível.

Neste ano, em sua 15ª edição, o Grito dos/as Excluídos e excluídas aborda a vida e defende a organização popular como força para a transformação da sociedade.

O Grito teve origem na Igreja Católica no setor social da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como meio de dar continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade de 1995 cujo lema Eras Tu, Senhor, refletiu fraternidade e excluídos e também sua origem tem como fonte a necessidade de concretizar os debates da 2º Semana Social Brasileira, realizada nos anos de 1993 a 1994, com o tema Brasil, alternativas e protagonistas.

Desde 1995 foi escolhido o dia 7 de setembro para sua realização com o objetivo de aproveitar o Dia da Pátria para mostrar que o povo necessita de um país soberano, com verdadeiras políticas publicas que gere uma verdadeira independência.

Ainda não perdi a esperança de ver o Grito também acontecer em Maringá.

Um comentário:

Jacheline disse...

Bom dia Lucia...
Como você gostaria de articular o Grito dos Excluídos em Maringá.
Todo ano recebo o material...poderíamos fazer algo, mesmo que pequeno para contribuir.Beijos