25 junho, 2010

Análise de conjuntura é apresentada a CNBB

Uma análise de conjuntura foi apresentada por uma equipe de especialistas na quinta-feira (24) na Reunião Ordinária do Conselho Permanente da CNBB. O texto, que não é documento oficial da Conferência, faz uma análise das relações Brasil-Irã, com foco no enriquecimento de urânio daquele país e as sanções internacionais que vem sofrendo. Além disso, ainda no cenário internacional, o texto analisa também as repercussões da crise financeira na Europa.
A análise de conjuntura destaca, no campo nacional, o papel da comunicação no cenário das eleições, bem como na repercussão de campanhas. “A experiência da ‘Ficha Limpa’ e de outras campanhas sugere para se contribuir para uma sociedade melhor, mais participativa e humana, que se tente mobilizar a rede de comunicação disponível (rádio, TV, internet) para um “observatório” permanente”, diz o texto.
Sobre os movimentos sociais a análise frisa a importância da Assembleia Popular Nacional, que aconteceu no início do mês em Luziânia (GO) e reuniu pastorais e movimentos sociais de todas as regiões do país. Segundo o texto, o evento foi “uma resposta à crise civilizatória e à crise do Estado atual”. “Estes setores estão sendo protagonistas políticos ao se lançarem o desafio da construção de um novo modelo civilizatório e de um novo tipo de Estado. Para tanto, se abrem às contribuições dos povos indígenas e das populações tradicionais, que constituíram sociedades baseadas no equilíbrio interno e na convivência harmônica com a natureza”. Leia na íntegra a análise.

Nenhum comentário: