19 julho, 2010

1ª Reunião da Ampliada Nacional das CEBs, em preparação para o 13º Intereclesial


Começou no dia 17, e vai até o próximo dia 20, a 1ª Reunião da Ampliada Nacional das CEBs, em preparação para o 13º Intereclesial, que acontecerá em 2013, na diocese de Crato, no Vale do Cariri, Ceará.
As comunidades do “Cratinho de açúcar” e dom Fernando Panico, bispo da diocese de Crato, acolheram, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, os representantes dos 17 Regionais das CEBs, e os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Sérgio Coutinho, do Setor CEBs; padre Nelito Dornelas, da Superação da Miséria e Fome; padre Benedito Ferraro, assessor nacional das CEBs, além dos bispos dom Adriano Ciocca Vasino, bispo referencial das CEBs da CNBB e dom Angelo Pignoli, bispo de Quixadá (CE) e referencial das CEBs do Nordeste 1.
Neste primeiro dia, a Ampliada iniciou seus trabalhos fazendo uma Análise da Conjuntura sócio-política feita pelo padre Benedito Ferraro e pelo poeta e cantor Zé Vicente, que apresentaram o momento atual político pré-eleições gerais e a situação social da região do Cariri.
O assessor da CNBB, Sérgio Coutinho, fez uma Análise da Conjuntura Eclesial abordando a aprovação pelos bispos, na 48ª Assembleia Geral da CNBB, do documento nº 92: “Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base”. Em seguida padre Vileci, coordenador do 13º Intereclesial e membro do clero de Crato, e padre Benedito Ferraro partilharam o encontro da Articulação Continental das CEBs em Quito, Equador.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: