Campanha para chamar a atenção para a
descoberta precoce do câncer de mama.
A camapanha foi criada no início da
década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o
laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído
aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque (EUA)
e, desde então, promovido anualmente em diversos países.
No Brasil, o Outubro Rosa é marcado por ações
do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que
intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama.
A campanha “Outubro Rosa” incentiva
o diagnóstico precoce do câncer de mama. As formas mais eficazes para detecção
são o exame clínico e a mamografia. O câncer de mama é primeira causa de mortes
frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados
gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde. Quando descoberto no início,
tem cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário