31 outubro, 2008

CONVITE

Lançamento da:
Agenda Latino Americana 2009 em Curitiba que tem como tema: “para um novo socialismo”.
Dia 04 de novembro, às 19h, no Auditório Henry Newman (Biblioteca) , na PUCPR. O lançamento desse ano contará com a presença de Frei Patrício Sciadini, que é sacerdote carmelita com mais de 60 livros publicados no Brasil e no exterior a respeito do tema da mística e espiritualidade. Frei Sciadini participa do evento que encerra o Ciclo de Conferências “Filosofia e Vida Religiosa”, realizado pelo Curso de Filosofia e pelo núcleo de pastoral da PUCPR, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Comissão Dominicana de Justiça e Paz e as Livrarias Paulinas.
A Agenda Latino-americana é o livro mais difundido a cada ano dentro e fora do continente. Traduzido para 15 línguas e publicado em mais de 100 países é um verdadeiro “livro de cabeceira” sobre temas da atualidade. Tem como principal objetivo divulgar a causa latinoamericana e servir de livro de estudo para comunicadores, educadores, professores, agentes de pastoral e lideranças do movimento popular. Participam e escrevem na Agenda inúmeras personalidades do Brasil e da América Latina, entre eles Frei Betto, José Saramago, Carlos Mesters, José Maria Vigil, Eduardo Galeano, José Comblin, François Houtart, Ivone Gebara, Clodovis Boff, João Pedro Stédile, Leonardo Boff, entre outros.
Desde as terras do Araguaia, o bispo Dom Pedro Casaldáliga, co-autor da Agenda, nos convoca para o mutirão da Agenda Latino Americana.
“para um novo socialismo”. Escreve Dom Pedro: “Mais uma vez a nossa Agenda nos convida a assumirmos 'o que deve ser feito'; isso significa a palavra 'Agenda'. No lançamento nos encontramos, de perto ou de longe, tantos companheiros e companheiras da caminhada; uma tribo de utopia e de solidariedade, de compromisso com o Reino e suas causas, de renovada militância política e social. A Agenda nos convoca sob a memória dos mártires e de todos e todas que nos acompanham como a nuvem luminosa pelo deserto. Somos utopia e fazemos questão de ser. O subtítulo desta Agenda de 2009 nos recorda 'que a utopia continua'. Nada, ninguém, pode nos proibir de sonhar, de assumir, de esperar, 'contra toda esperança', esse Mundo Novo Possível. Queremos socializar a vida, a história, numa democracia que seja econômica, política, cultural. Por que não 'um socialismo novo'? Local e global, desde as próprias identidades para a grande identidade fundamental que é nossa condição humana, nossa condição de filhas e filhos de Deus. Seguimos, seguiremos. Unidos e esperançados, radicais e livres, contra toda discriminação e exclusão, no campo e na cidade, no nosso Brasil e com toda a Nossa América. Irmãs, irmãos: a festa é nossa, o Evangelho é dos pobres. E vocês já sabem o poema: ‘Somos pobres, porém somos/ e o futuro.’ Com o irmão Parkinson incluído, abraço a toda a tribo 'agendada', com uma infinita ternura e sem medo de sermos socialistas novos... Deus e o povo, a história e o Evangelho, o Reino, gente querida, que é o sonho de Jesus de Nazaré."
Pedro Casadáliga

Nenhum comentário: